domingo, março 02, 2008

LA LIGA: Sensacional Atlético vulgariza Barcelona

"DEIXOU AGUERO NA BOCA"



Grande jogo de futebol no Calderon. Depois de ter visto este jogo, cada vez mais fico convencido de que, por vezes, o futebol não tem lógica e é por isso que este desporto é bonito de se ver e causa tanta paixão em todo o Mundo.
Que grande entrada do Barça no jogo. Com 20 minutos iniciais de total assédio à baliza de Abbiati, longe de mim pensar que teriamos um outro cenário que não a vitória folgada do clube catalão. Perante uma posse de bola a rondar os 78% para os visitantes, perante a monumental assobiadela que a equipa do Atlético estava a levar e ainda com o nulo no marcador, facilmente me levariam a pensar que, nessa partida, o clube madrileno iria ser "amarrotado". Com mais convicção fiquei quando vi uma autêntica obra de arte de Ronaldinho Gaúcho. Pode estar gordo, pode estar desmotivado no Barça, pode já não figurar no onze ideal das nossas cabeças mas o que é certo é que a qualidade continua lá e, do nada, pode fazer coisas maravilhosas. O bicicleta de Ronny foi, sem dúvida, um dos momentos altos da partida.
Em posição de vencedor, o Barcelona não tirou o pé e continuou a carregar. O Atlético , por sua vez, continuava a ver jogar, perdendo inúmeras bolas e com um futebol sem ideias e sem soluções. Mas, como o futebol é um fenómeno por vezes surreal, o Atlético de Madrid na primeira vez que se aproximou da baliza de Valdez fez efectivamente golo. Assistindo-se a um cenário de total incapacidade em chegar à baliza do Barça, Aguero tentou a sua sorte de longe e foi muito feliz. Num remate que à partida seria inofensivo, acabou por tabelar num defesa blaugrana e a bola traiu o, até então, tranquilo Victor Valdez. Contra a corrente de jogo e contra todas as expectativas, o Atleti empatava a contenda.

Não se pense que o golo dos da casa tivesse tido grande impacto na tendência do jogo. Nada disso. O Barcelona continuou a controlar a partida, a dominar e em campo adversário, sendo que o Atlético limitava-se a defender bem atrás da linha de meio-campo para, quem sabe, aproveitar uma situação de contra-golpe. Não há dúvida que a estratégia de Aguirre era interessante até porque sabemos que com Simão, Maxi, Aguero e Forlan a jogar em contra-ataque e com espaços, a coisa podia "pegar fogo". E foi o que aconteceu.
Se a igualdade já era injusta, que dizer do segundo golo do Atlético de Madrid bem perto do intervalo. Mais uma vez, Kun Aguero tomou a iniciativa e, num passe de grande qualidade, isolou o seu compatriota Maxi Rodriguez que, perante Valdez, não teve dificuldade em desviar a bola deste para o poste mais distante. Para total surpresa, numa primeira parte completamente dominadora do Barcelona, o Atlético chegava ao descanso em vantagem. Uma tremenda injustiça, portanto.

Na etapa complementar, pensar-se-ia que o Barcelona - já com Messi em campo - iria entrar a "matar" no sentido de rapidamente empatar o jogo. Pois bem, Rijkaard tinha uma equipa ofensiva em campo, tinha efectivamente armas mais que suficientes para remontar o encontro; o problema é que o holandês não contava com a inspiração de Sérgio Aguero. Este jovem jogador esteve absolutamente brutal e devastou completamente a defesa blaugrana. Tivemos um bom Simão, um regular Maxi Rodriguez, um esforçado e inteligente Diego Fórlan mas foi o jovem astro argentino que levou a equipa às costas. O terceiro golo dos visitados apareceu devido a uma grande penalidade ganha por Aguero mas, como normalmente sabe bem deixar o melhor para o fim, Aguero reservou-nos precisamente uma surpresa bem saborosa. Mais do que as minhas palavras, o melhor é verem o vídeo (bem como o de Ronaldinho) que deixarei no final deste post.
O Barcelona, completamente incrédulo perante as incidências deste jogo, ainda conseguiu encurtar distâncias através de um golo de Eto'o mas tal facto foi insuficiente para responder à extraordinária segunda parte do Atleti.
Pela injustiça da primeira parte, poderiamos dizer que o resultado final seria injusto para o Barça mas, sinceramente, pela extraordinária exibição de Aguero e pela forma como os da casa abordaram o segundo tempo, diria que a vitória encaixa bem nos pupilos de Javier Aguirre. Que venham mais exibições deste nível porque o Atlético é um clube que eu simpatizo bastante e, além disso, há Simão.

GOLO DE RONALDINHO



A RESPOSTA DE AGUERO


Sem comentários: