quinta-feira, fevereiro 28, 2008

PURO...VIC...ÍO DA SORTE






Foi muito feliz o Sporting em ter vencido esta partida, não só na forma como obteve o golo, mas também por ter sido já em tempo de descontos.

Quando tem que ser Purovic a decidir um jogo a favor do Sporting, a crítica ao jogo leonino não pode ser muito positiva.
Pois bem, a verdade é que foi um golo (uma verdadeira obra-de-arte, diga-se!!!) do montenegrino, que selou a passagem do Sporting para as meias-finais da Taça de Portugal.
Com pouca mexidas no onze, Paulo Bento deixou bem claro à sua equipa que só havia um objectivo para esta partida: ganhar!
Ainda assim, não foi de grande qualidade o futebol apresentado pelos leões, que tiveram alguns momentos de confrangedora atitude, para desespero dos 7500 espectadores presentes em Alvalade.
O Estrela, por seu turno, apresentou-se bem no recinto leonino, com uma atitude muita digna, a querer disputar o jogo taco-a-taco, e também teve as suas oportunidades para marcar mas, ora por ineficácia dos seus elementos da frente, ora por boas intervenções de Rui Patrício, a bola nunca violou as redes leoninas.
O Sporting controlou quase toda a partida, mas jogando a um ritmo muito lento, com dificuldades de progressão e com uma clara falta de ideias (João Moutinho não pode estar em todo o lado, ainda que por vezes pareça que está!).
O resultado de tudo isto era o empate a zero que se registava ao intervalo, e que se aceitava perfeitamente, face àquilo que as duas equipas (não) fizeram no primeira metade.
Para a etapa complementar, Paulo Bento foi obrigado a ir ao banco e mexer por duas vezes nos primeiros dez minutos, uma por opção e outra forçado, sendo que primeiro lançou o russo Izmailov para o lugar de Abel (recuando Pereirinha para lateral direito), na tentativa de dar mais criatividade ao meio-campo, e depois colocou Purovic no lugar de Liedson (o levezinho saíu com dores na coxa direita, e está inclusivamente em dúvida para o derby de domingo com o Benfica).
Melhorou um pouco mas não muito o Sporting, fruto também da boa organização dos amadorenses que emprestavam muita agressividade (no bom sentido, leia-se) aos lances, e não deixando que os criativos de Alvalade pegassem no jogo.
O jogo arrastava-se quase penosamente para o seu final, quando, eis que não quando surge D.Sebastião!
No meio do nevoeiro, com os defensores estrelistas a tentarem ver o que quer que fosse, Purovic, qual santo milagreiro, vê, literalmente, a bola aparecer-lhe à frente da cabeça e, talvez ainda hoje ele próprio esteja para saber como, conseguiu que esta lhe batesse e se encaminhasse no caminho da baliza. Um golo muito feliz, aparecido quase do nada, mas que valeu a passagem do Sporting à eliminatória seguinte. O Estrela foi sempre uma equipa abnegada, e talvez tivesse feito por merecer, pelo menos, o prolongamento. Ainda assim, caíu de pé!


FICHA DE JOGO:

Estádio Alvalade Século XXI, em Lisboa

ÁRBITRO: Duarte Gomes, de Lisboa

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli; Tiuí e Liedson.

SUPLENTES: Stojkovic, Gladstone, Grimi, Adrien, Izmailov e Purovic.

SUBSTITUIÇÕES: Abel por Izmailov (aos 50m), Liedson por Purovic (aos 53m) e Ronny por Grimi (aos 77m)

TREINADOR: Paulo Bento


ESTRELA DA AMADORA: Pedro Alves; Rui Duarte, Hugo Carreira, Maurício e Hélder Cabral; Fernando, Celestino, Vítor Moreno e Mateus; Nuno Viveiros e Mendonça.

SUPLENTES: Filipe Mendes, Wagnão, Marco Paulo, Abdul, Marcelo Goianira, Pedro Pereira e Giancarlo.

SUBSTITUIÇÕES: Hélder Cabral por Pedro Pereira (aos 37m), Nuno Viveiros por Giancarlo (aos 65m) e Mateus por Marco Paulo (aos 75m).

TREINADOR: Daúto Faquirá


DISCIPLINA: Cartão amarelo a Hélder Cabral (aos 36m), a Celestino (aos 54m), a Tiuí (aos 57m), a Miguel Veloso (aos 59m), a Rui Duarte (aos 68m) e a Maurício (aos 93m).

MARCADORES: 1-0 por Purovic, aos 92m.

Sem comentários: