segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Bwin Liga: Sporting e Benfica voltam a marcar passo

Mais uma jornada sem sabor para os grandes de Lisboa. Apesar de haver algum mérito do Braga e principalmente do Setúbal, a verdade é que o futebol praticado por Sporting e Benfica deixa muito a desejar. É certo que ambos os conjuntos tentaram e lutaram para alcançar os três pontos mas, para ser muito sincero, continua a ser muito pouco o futebol praticado pelos mesmos.

Em relação ao jogo da Luz, num plano de comparação com aquilo que se tem visto, é óbvio que a equipa esteve uns furos acima. Agora, daí a dizer que o Benfica teve azar ou está no bom caminho se continuar a jogar desta forma vai uma enorme distância. É inacreditável como é que qualquer equipa que jogue no Estádio da Luz consegue entrar nos jogos de forma tranquila, a controlar o jogo e a posse de bola, a criar situações de golo; e tudo isto perante uma enorme passividade do clube "encarnado". Falta capacidade de pressão, tranquilidade, sentido de orientação e entreajuda dentro de terreno de jogo... falta fundamentalmente classe a esta equipa do Benfica.
Efectivamente, uma equipa que quer ser campeã em Portugal e quer ter dimensão na Europa não pode querer fazer passar aos adeptos que por se ter esforçado mais na segunda parte e por ter tentado tudo de forma desesperante nos últimos minutos de jogo que é suficiente para ganhar uma partida de futebol e afastar qualquer cenário de crise. Assim sendo, justo ou injusto, o que é para mim claro é que com este sistema de jogo pouco dinâmico e altamente aborrecido, com um ataque em que para além de ser mal servido não tem capacidade de pressão e, exceptuando Di Maria, velocidade e com um onze em que há vida no lado esquerdo e há um deserto de ideias no lado direito... meus amigos, não se pode pedir muito mais.

No que diz respeito ao jogo de Setúbal, apesar de o ter visto de forma intermitente, parece-me que o empate seria o resultado mais justo. Para sermos honestos, não podemos esquecer os minutos iniciais do encontro em que o árbitro auxiliar de Olegário Benquerença anulou de forma incrível um golo limpo a Tonel. Obviamente que o Sporting não se pode agarrar a este aspecto já que tinha todo o jogo pela frente e, como tal, obrigação de fazer mais e melhor mas o que é certo é que para uma equipa que tem tido dificuldades a jogar fora de casa, naturalmente que ter um golo mal anulado logo nos minutos iniciais faz muita diferença.
Tal como o disse em relação ao Benfica, apesar de vislumbrarmos maior qualidade no jogo do Sporting com mais nervo nas transições ofensivas e uma pressão mais intensa sobre o portador da bola, o que é certo é que continua a ser pouco tendo em conta a dimensão do Sporting. Em determinadas alturas, podemos estar de acordo que a equipa de Paulo Bento não tem tido sorte. Basta ver a forma como o Setúbal chegou ao golo para comprovarmos isso mesmo. O problema é que a sorte também se procura e, na minha opinião, salvo um ou outro lance de maior frisson na segunda parte, o guarda-redes Eduardo teve praticamente uma tarde-noite tranquila. Nesse contexto, mais do que queixar-se da arbitragem ou da infelicidade, o Sporting tem é de queixar-se de si próprio já que, com todo o respeito pelo Setúbal, um outro Sporting teria tido muito maior capacidade para virar este encontro.
Mais do que falar naquilo que faltou ao Sporting, importa realçar a postura deste Vitória de Setúbal. Creio que não fez aquela exibição de encher o olho, também é verdade que foi feliz na forma como não sofreu aquele golo anulado e na forma como chegou ao golo mas o que realmente ficou na retina foi a capacidade de sofrimento dos vitorianos e a postura correcta com que esteve em campo já que respeitou o adversário e, em situação de vantagem, deu a iniciativa ao Sporting e procurou explorar o contra-ataque. Atendendo às armas que dispõe, tendo em conta os problemas que teve ao nível de salários e também ao nível das perdas que Carvalhal conheceu neste mercado de Inverno, não deixa de ser notável aquilo que o técnico português tem feito no clube sadino. Estar nos quartos-de-final da Taça de Portugal, ter chegado à final da Taça da Liga eliminando, entre outros, Benfica e Braga; ter conseguido duas vitórias e um empate contra o Sporting... perante este cenário, não há muito a dizer do brilhantismo com que o Vitória de Setúbal tem caminhado na presente temporada.

Se os do Norte podem encomendar as faixas e dar-se ao luxo de descansar jogadores para atacar a Liga Milionária, já os dois grandes de Lisboa vão ter de trabalhar muito para continuar a levar gente aos Estádios. A continuar assim, quem sabe se não é o Guimarães quem ri melhor.

Sem comentários: