segunda-feira, fevereiro 18, 2008

MAIS DO MESMO



Mais uma jornada sem novidades. O Porto voltou a passear-se tendo goleado o Marítimo na Madeira com mais dois golos de Lisandro Lopez. Dá gosto ver a dupla Lixa-Lucho a jogar, é impressionante como estes dois argentinos combinam na perfeição. Já o disse e volto a dizer: Lucho González e Lisandro Lopez são, neste momento, jogadores para qualquer equipa do Mundo. Mais, não sei até que ponto era descabido um 4-3-3 na selecção argentina com Riquelme e Lucho no meio-campo a organizarem e um ataque com Lisandro à esquerda, Messi à direita e Tevez ou Aguero na frente de ataque. Nem quero pensar...
Assim sendo, o Porto averbou uma moralizante vitória em vésperas do encontro europeu frente ao Schalke 04. Apesar de achar o conjunto germânico uma excelente equipa - atenção a Kuranyi e a um croata chamado Rakitic -, estou convencido que o Porto vai seguir em frente e, mais do que isso, atendendo ao momento de forma das duas equipas, provavelmente a eliminatória fica já resolvida na Alemanha. É o meu palpite.

Olhando para as prestações de Benfica e Sporting, ambas venceram por dois golos sem resposta mas, muito honestamente, quer uma quer outra equipa mereciam era um "2" numa escala de 0 a 5. Tem alguma desculpa o Sporting que encontrou condições climatéricas bastante adversas e, valha a verdade, as expulsões de dois jogadores do Estrela fizeram com que, objectivamente, o Sporting relaxasse um pouco de modo a gerir o esforço físico.
Já o Benfica, muito sinceramente, não tem desculpa nenhuma. Na ausência por opção de Rui Costa, os outros jogadores tinham a obrigação de mostrar que o futebol "encarnado" não está assim tão dependente do maestro como a imprensa o quer fazer parecer. Ora, a verdade é que este jogo só veio dar razão a esses críticos. É triste ver uma equipa sem velocidade, sem mobilidade e fundamentalmente sem classe. Acho que só faltou jogar Zoro e Edcarlos para a "palhaçada" ser completa.
Em relação a este sistema táctico, continuo sem perceber como é que se pode apostar numa dupla de avançados daquela dimensão sem se jogar pelas alas. Nuno Assis não é um extremo; Cristian Rodriguez parece-me ser mais um médio interior do que propriamente um ala - se repararem, Rodriguez prefere sempre fintar para dentro do que para a linha -; depois, nas laterais, só Léo tenta ganhar a linha de fundo, ainda que, comparativamente com os anos anteriores, se note que o brasileiro está mais comedido em termos ofensivos preferindo garantir a segurança defensiva.
Nota de destaque para Bynia que emprestou alguma força ao meio-campo. O camaronês está, quer queiramos quer não, num patamar acima do que Petit e, como tal, merece nesta altura ser titular.

Mesmo com tão pouco futebol, estou plenamente convencido que Benfica e Sporting vão seguir em frente na Uefa. Provavelmente o conjunto "encarnado" vai sofrer mais que o leonino mas seguramente que a passagem será um dado adquirido para ambos já que Nuremberga e Basileia são das equipas mais fracas que ainda estão em prova na Uefa.

Sem comentários: