segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Análise à Jornada - FIM DE SEMANA AZUL E BRANCO -


"Porto, Belenenses e Guimarães em alta..."

Não vi o Benfica, vi alguns minutos do Porto e acompanhei na totalidade o jogo do Sporting em Belém. Olhando estritamente para os resultados, sinceramente, nenhum me surpreende. Não tenho qualquer tipo de dúvidas que o Porto vai ser campeão nacional restando a Benfica, Sporting e, quem sabe, Vitória de Guimarães lutar pelo segundo lugar e respectivo acesso directo à liga dos campeões.

Em relação ao que se passou na Luz (pelos vistos não se passou rigorosamente nada), mais do que o empate, o que custa é a forma como a equipa não consegue praticar futebol. Na qualidade de adepto encarnado, esta época estou tão desiludido e tão decepcionado com o futebol do Benfica que já nem consigo ficar triste com empates ou derrotas e alegre com vitórias. Aliás, a minha análise pouco eufórica e pouco esperançada em termos futuros após o encontro de Guimarães explica muito a minha maneira de, neste momento, sentir o Benfica.
Perante uma época que se avizinha desastrada, a única forma que tenho de demonstrar o meu protesto por tudo aquilo que se tem passado é recusar-me a ir ao estádio apoiar a equipa. A não ser que aconteça algo de surreal em termos uefeiros, dificilmente marcarei presença no Estádio da Luz no que resta de temporada.
Para encerrar o dossier Benfica, gostaria ainda de dizer que acho incrível como é que neste mercado de Janeiro se dispensa uma dezena de atletas e se contrata um jovem, desconhecido e inexperiente lateral esquerdo e um ponta-de-lança que, a meu ver, não será mais que um clone de Oscar Cardozo. Com o actual plantel e com um sistema de jogo onde não se explora da melhor maneira as alas (isto apesar do crescendo de forma de Di Maria), dificilmente Makukula trará mais do que aquilo que Cardozo tem trazido, isto especialmente se o ex-jogador do Marítimo for opção única na frente de ataque.

Olhando para o Porto, tenho a dizer que me dá um prazer enorme como amante de futebol (bem entendido!) ver aquela dupla argentina (Lucho-Lixa) jogar. Aliás, para ser claro, diria que ambos têm lugar em qualquer plantel do Mundo. Mais, só para terem uma ideia, olhando para o playmaker de Real Madrid e Barcelona, acho que Sneijder/Guti ou Deco seriam suplentes caso Lucho González integrasse o plantel destes colossos europeus.
Quanto a Lisandro Lopez, já o tinha dito e repito. Mesmo sabendo da enorme quantidade de avançados que a Argentina tem, acho que nenhum deles tem as características de Lixa Lopez e, por conseguinte, estou plenamente convencido que o número 9 dos dragões encaixaria que nem uma luva num sistema de 4-3-3 em que este funcionaria como um falso extremo esquerdo juntamente com Messi na direita e Tevez/Aguero/Crespo na frente.
Para quem ainda tinha algumas dúvidas, creio que o Porto mostrou mais uma vez a diferença de qualidade do seu plantel comparativamente à concorrência.

Debruçando-me sobre o jogo do Restelo, acho que ficou mais uma vez ilustrado a falta de soluções no plantel do Sporting. Liedson, Miguel Veloso, João Moutinho... É efectivamente pouco para quem quer ser campeão. Se tivermos em linha de conta que os dois primeiros estão num momento menos bom em termos de forma e o último está nitidamente cansado, creio que o futebol leonino ainda se sente mais. Apesar de achar que Paulo Bento é o menos culpado, na minha opinião, o 4-4-2 losângo está claramente gasto. O Sporting não tem jogadores para interpretar este modelo. Para isso, falta um lateral esquerdo de qualidade e, mais importante que tudo, falta alguém que jogue na frente ao lado de Liedson e que permita ao "levezinho" andar mais em zonas centrais do terreno. Vukcevic até tem disfarçado alguma coisa no ataque do Sporting mas, no meu entender, não é o jogador modelo para jogar como 2ª unidade de ataque num sistema losângo.
Olhando ainda para os vértices do losângo, acho que os médios interiores jogam demasiado abertos, pressionam pouco e criam um enorme buraco no meio-campo leonino. Miguel Veloso não tem tido andamento para segurar o meio mas, diga-se em abono da verdade, a ajuda também não tem sido a melhor.
Com esta derrota, o Sporting cai para um ridículo 4º lugar e tem à perna um Guimarães que tem boa equipa, bom treinador e uma legião de adeptos que pode catapultar uma equipa para vôos impensáveis.

E assim passou mais um fim-de-semana anormalmente normal...

Sem comentários: