sexta-feira, fevereiro 15, 2008

PREFIRO CAMACHO



Antes de falar sobre o rumor que já ouvi por aí, uma palavra para a prestação das equipas portuguesas:

Braga: Esteve mal em termos defensivos mas tentou fazer golos em Bremen. Naturalmente que uma equipa que falha dois penalties não pode seguir em frente. Além do mais, tantos erros a nível defensivo pagam-se caros. Tem como atenuante o facto de ter jogado frente a um dos candidatos à vitória final da Uefa.

NOTA: (0 a 5) - 2

Sporting: Apesar do Basileia ser uma equipa fraquíssima, o Sporting respeitou o adversário e "fez pela vida". Este era um jogo muito importante para os "leões" e os mesmos, com grande humildade e determinação, fizeram por cumprir o seu papel. Marcaram dois golos mas podiam ter feito mais um ou outro. Ainda assim, missão cumprida e, estou em crer, apuramento garantido.

PS: Atenção que Liedson está a voltar e cuidado com Grimi, um senhor jogador, pelo menos ao nível ofensivo.

PS1: Infeliz Vukcevic que se lesionou por excesso de empenho. Como eu gostava de ver Di Maria a pisar os terrenos que Vuk pisa. Uma ausência importante para os próximos compromissos.

NOTA: 4

Benfica: Exibição ridícula do conjunto "encarnado". Mais, das três equipas que jogaram contra clubes portugueses, não tenho dúvidas em relação ao conjunto mais fraco. Qualquer equipa com um nível semelhante ao Bremen tinha "abafado" este pobre Benfica.
Desculpem alongar-me um bocadinho mais em relação ao Benfica (e ainda não expliquei o porquê do título mas já lá vamos!) mas é que há coisas que têm de ser ditas. Vamos por partes:

1. Senhor Camacho, apesar da dupla Makukula-Cardozo não ser a minha primeira opção, considero que há efectivamente espaço para poder fazer actuar estas duas torres ao mesmo tempo. Naturalmente que não correu bem o jogo a qualquer um deles (apesar do golo de Maku) mas, não se pode colocar em causa uma situação táctica por causa de um mau (e estou a ser simpático) jogo.

2. Sr. Camacho, o Benfica jogou muito mal e, garanto-lhe, não foi por ter actuado num sistema com dois avançados. O Benfica jogou mal porque não teve bola. Desdobremos este ponto 2 para percebermos o porquê do Benfica não ter tido bola:

2.1: Pedir a um jogador de 35 anos que faça aquilo que Gerrard, Lampard, Iniesta, Carrick ou Sneijder fazem é efectivamente pedir muito. Não se pode pedir a Rui Costa que defenda e ataque como se fosse um jovem, ainda por mais se do outro lado estiver um meio-campo que vive da raça e do pulmão. (Muito fez o "maestro")

2.1.1: Jogar com um "velho" que só joga com bola e com um Petit que, neste momento, está com os indices físicos a roçar os 25%, torna-se ainda mais difícil. Petit tentou, esforçou-se, deu tudo o que tinha mas, a verdade é que não teve argumentos nem disponibilidade física para segurar o meio-campo benfiquista.

2.2: Se é verdade que o Benfica não teve meio-campo (principalmente ao nível das transições defensivas), o que não se percebe é o porquê de não ter tido meio-campo ao nível das transições ofensivas. Neste aspecto, aponto o dedo a Camacho. Para os mais atentos, não estarei a fugir à verdade se disser que Luisão e Katsouranis fizeram mais de 30 balões em busca dos avançados. Ora, senhor Camacho, este estilo de jogo já nem em Inglaterra se usa. Foi precisamente no oposto, portanto, com a bola no chão, que o Benfica criou as suas ocasiões de golo. Já agora, é com a "redondinha" junta ao relvado que se consegue extrair o "sumo" de Rui Costa, Rodriguez ou Di Maria.

2.3: Pelo exposto nos pontos anteriores, só posso concluir que o sistema de jogo do Benfica (sem meio-campo, pontapé para a frente e fé em Deus) não é o 4-2-3-1 nem o 4-4-2 mas sim o 5-0-5 à la distrital. É triste mas foi o que tivemos em pleno Estádio da Luz.

Não me querendo alongar em relação ao jogo, gostaria apenas de dizer que o Braga teve mais ocasiões de golo em Bremen do que o Benfica frente ao Nuremberga. Acho que isto diz tudo.
Perante tudo isto, NOTA ZERO PARA O BENFICA E PARA CAMACHO que, muito sinceramente, tem-me desiludido imenso.

........................................ " ".....................................

O PROPÓSITO DESTE POST:

Caros leitores, tenho ouvido uns rumores que, muito sinceramente, espero que não se venham a confirmar. Passo a explicar.

- Conforme já tiveram oportunidade de ler aqui no blog, este Benfica não me convence. Acho que a época está totalmente perdida e o segundo lugar seria mesmo um prémio para esta época "encarnada".
No que diz respeito ao trabalho de Camacho, acho que tem sido mau. Como aqui em Portugal as avaliações aos treinadores se determinam ano após ano, o espanhol termina este primeiro ano com nota claramente negativa. É verdade que tem como atenuante o facto de não ter começado a época nem de ter formado este plantel mas, ainda assim, esperava-se muito mais do seu trabalho.

Tendo em conta as recentes declarações de Luis Filipe Vieira onde referiu que o Benfica ia mudar e em vários aspectos, não pude deixar de ligar a um rumor que até pode ter algum fundamento: não sei se tem alguma ponta de verdade ou não mas fico incomodado só de pensar nisto. Ao que parece, SCOLARI PODERÁ SER O PRÓXIMO TREINADOR DO BENFICA. Já se sabe que o brasileiro termina o contrato no final do Europeu, também é sabido do seu interesse em continuar em Portugal (a comer e a ganhar bem), também é do conhecimento geral a sua ideia em prosseguir a sua carreira como treinador de clubes. Mais, a contratação de Makukula (um internacional português) e as recentes declarações de LFV onde a aposta na formação e no mercado português, podendo não ter qualquer ponta de relação com este rumor, o que é certo é que também poderá ter.

Para não prolongar em demasia este post, creio que, perante este cenário, está explicado a escolha do título. É verdade que Camacho não me tem agradado, é também óbvio que a equipa do Benfica está muito mal e, em certa medida, devido a algumas embirrações do espanhol. Uma possível saída de Camacho poderia agradar-me desde que fosse para melhor. Agora, para pior... perdão... para muito pior, prefiro efectivamente o espanhol.

Sem comentários: