terça-feira, fevereiro 26, 2008

ACADÉMICA E BOAVISTA EMPATAM... COM CABEÇA!




Está concluída a jornada 20 da Liga Portuguesa. Académica e Boavista empataram a uma bola, no Estádio Cidade de Coimbra, com 4650 espectadores presentes, o que é óptimo, se atendermos ao facto do jogo ser disputado a uma segunda-feira à noite e com transmissão televisiva, ainda que em canal codificado.
Quem, como eu, teve oportunidade de assistir à partida, ao vivo, não terá ficado com grandes saudades do espectáculo, uma vez que, em termos de qualidade de futebol jogado, este deixou muito a desejar... Ainda assim, existe uma atenuante para tal facto, e que tem que ver com a posição de ambas as equipas na classificação, ainda longe dos lugares tranquilos e por isso, qualquer ponto conquistado acaba por ser positivo, especialmente quando se trata de dois adversários que lutam, actualmente, pelos mesmos objectivos, no caso, a manutenção.
Com um domínio repartido ao longo de todo o encontro, foram os estudantes que mais vezes se acercaram com algum perigo da baliza de Petr Jehle, sem, no entanto, conseguirem chegar ao golo, fruto da muita ineficácia dos seus elementos mais adiantados. O Boavista espreitava o erro do adversário, e só em contra-ataque pôs à prova Pedro Roma que, quando foi chamado a intervir, fê-lo sempre a preceito.
Lógica conclusão deste conjunto de factores foi o nulo que se verificava ao intervalo, resultado perfeitamente adequado àquilo que se passou nos primeiros 45 minutos. Para a etapa complementar, ambos os técnicos jogaram as suas armas, na tentativa de darem mais acutilância aos sectores ofensivos das suas equipas, e nesse sentido, os estudantes implementaram melhor as ideias de Domingos Paciência, já que, jogaram muito mais tempo no meio campo adversário, criando mais problemas à defensiva boavisteira que ía resolvendo os problemas como podia. Mas, à passagem do minuto 58, após canto da direita de Vitor Vinha, Orlando, ao segundo poste devolve a bola para o centro da área onde, o seu parceiro de sector, Kaká, de cabeça, abre o activo. Ainda os da casa festejavam o tento alcançado quando, no ataque imediatamente seguinte, os axadrezados chegavam ao empate, também de cabeça, por intermédio de Mateus que respondeu de forma fulminante a um cruzamento da esquerda de Luís Loureiro. Estávamos, por esta altura, a meia hora do final da partida e, diga-se, durante esse período, a Académica foi a equipa que mais procurou o golo que lhe valesse a conquista dos 3 pontos, mas nem sempre as jogadas de ataque foram bem jizadas, e o tento da vitória acabou por não aparecer.
O resultado acaba por se ajustar ao desenrolar dos 90 minutos, e o Boavista acaba por ser a equipa mais satisfeita com o ponto conquistado.
A arbitragem de Lucílio Baptista foi de altíssimo nível, sendo que para isso muito contribuíram os jogadores de ambos os lados, que pouco trabalho deram ao juíz setubalense.

FICHA DE JOGO:

Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra

ÁRBITRO: Lucílio Baptista, de Setúbal

ACADÉMICA: Pedro Roma; Pedrinho, Orlando, Kaká e Vitor Vinha; Pavlovic, Nuno Piloto, Cris e Ivanildo; Lito e Edgar.

SUPLENTES: Ricardo, Markus Berger, Paulo Sérgio, Luís Aguiar, William Tiero, Miguel Pedro e Joeano.

SUBSTITUIÇÕES: Pavlovic por Paulo Sérgio (30m), Ivanildo por Miguel Pedro (ao intervalo) e Lito por William Tiero (69m).

TREINADOR: Domingos Paciência


BOAVISTA: Petr Jehle; Bruno Pinheiro, Moisés, Marcelão e Brayan Angulo; Luís Loureiro, Fleurival e Jorge Ribeiro; Laionel, Mateus e Charles Obi.

SUPLENTES: Carlos, Ricardo Silva, Gilberto, Diakité, Hussaine, Zé Kalanga e Fary.

SUBSTITUIÇÕES: Bruno Pinheiro por Hussaine (23m), Charles Obi por Zé Kalanga (ao intervalo) e Laionel por Gilberto (65m).

TREINADOR: Jaime Pacheco


DISCIPLINA: Cartão amarelo a Bruno Pinheiro aos 14m, a Vítor Vinha aos 26m e a Moisés aos 88m.

MARCADORES: Kaká, aos 58m e Mateus, aos 60m.

Sem comentários: