domingo, fevereiro 24, 2008

SÁBADO DE LUXO!



Este Sábado, posso dizer, tive o prazer de estar colado à televisão a ver futebol. Comecei no Newcastle - Manchester e depois estive em simultâneo no Porto - Paços de Ferreira e no Sevilha - Zaragoça.
Começando por Inglaterra, tivemos aquilo que, se Alex Ferguson quisesse, podiamos ter tido na Liga dos Campeões frente ao Lyon: espectáculo, golos, uma equipa totalmente vocacionada para o ataque e mais um recital de Rooney e Ronaldo. Percebo que o escocês jogue com mais preocupações defensivas na liga milionária mas, na minha opinião, a equipa está completamente rotinada para jogar no 4-2-4 e é assim que deve jogar seja contra quem for. Assim sendo, mais uma vitima e mais dois golos do melhor do Mundo.

Passando para Espanha, mais uma alegria do "meu" Sevilha. Se o Manchester é muito ofensivo,então que dizer deste clube andaluz que joga num sistema igual ao do United, sendo que neste jogo frente ao Zaragoça os dois laterais (Adriano e Dani Alves) mais pareciam dois extremos. O Sevilha pode não ser tão regular como o Barcelona e (principalmente) o Real mas procura quase sempre dar espectáculo e mostrar um futebol de ataque.
O clube sevilhano está em franca recuperação na tabela classificativa e está concentrado em fazer história na Liga dos Campeões. Quanto a mim, Porto e Sevilha podem ser as surpresas nesta Champions.
Em relação ao jogo frente ao Zaragoça, foram cinco golos sem resposta mas poderiam ter sido muito mais. Luis Fabiano continua a mostrar a sua veia goleadora; Kanouté continua a revelar-se muito inteligente na forma como combina com o seu companheiro; Daniel Alves continua a justificar a titularidade na selecção brasileira; e Capel continua a ser a revelação desta liga espanhola. Sinceramente, por aquilo que havia visto no Mundial de Sub-20, não me surpreendeu esta ascensão do extremo-esquerdo espanhol à primeira equipa do Sevilha. Temos ali o novo Ryan Giggs.
Para terminar o tema Sevilha, digo com toda a convicção que o Fenerbhace vai cair nos oitavos. E a seguir que venha o Chelsea para levarem um banho de bola...

Por último, referência também à vitória tranquila do Porto frente ao Paços de Ferreira. Apesar de uma primeira parte pouco conseguida, os "dragões" melhoraram na segunda parte e arrancaram para mais uma vitória na liga. Mais uma vez, Lisandro Lopez e Lucho González tiveram simplesmente brutais. É impressionante a regularidade destes dois jogadores e a forma como ambos jogam entre si de "olhos fechados". Dois golos de Lisandro e duas assistências de Lucho fizeram, mais uma vez, com que estes fossem as grandes figuras do jogo. Como adepto argentino que sou, espero bem que o seleccionador celeste esteja atento ao futebol português porque estes dois, nesta altura, têm lugar de caras na selecção. Chamem-me o que quiserem mas, hoje por hoje, não trocava Lucho González por Riquelme. É verdade que o "10" do Boca é um jogador extraordinário, com uma grande qualidade de passe e muito forte nos lances de bola parada mas também é verdade que a sua condição física deixa muito a desejar comparativamente aos grandes médios que jogam na Europa.
Não sou portista mas, estando o campeonato decidido e não tendo necessariamente de torcer para que o Porto perca, é um regalo para os olhos ver o futebol que Lucho, Lisandro, Farias, Quaresma e Bosingwa praticam.

Sem comentários: