sábado, novembro 27, 2010

Empate no clássico




Começo por dizer que, efectivamente, não vi o mesmo jogo que Paulo Sérgio. Segundo o próprio, só deu Sporting. Na minha perspectiva, o conjunto leonino teve melhor que o Porto na primeira parte e, no segundo tempo, deu Porto até à expulsão. Depois disso, o jogo "acabou". Pelo exposto, diria que o resultado espelha aquilo que foi o jogo.

Gostei da forma como o Sporting entrou no jogo. Equipa muito concentrada sob ponto de vista defensivo (3 unidades no miolo frente aos três jogadores do Porto, tal como defendi no Benfica no dragão, situação que não se verificou). Chegou ao golo na segunda oportunidade que criou e diria que justificou a vantagem ao intervalo.

No segundo tempo, voltámos a ter um Porto normal e um Sporting mais perto da vulgaridade que nos tem presenteado neste campeonato. Esta crítica ao conjunto leonino ganha mais expressão após a expulsão de Maicon. Faltou imaginação e soluções ofensivas de qualidade para contornar a organização defensiva portista. Sabendo-se de antemão que o Sporting teria obrigatoriamente de vencer, creio que era de esperar outra atitude após o golo de Falcao. Ora, se o seu treinador ficou satisfeito, calculo que os adeptos leoninos não o tenham ficado.

Quanto ao Porto, pese embora a péssima primeira parte, na segunda acabou por subir o nível e jogar o suficiente para conseguir os objectivos mínimos. Estou de acordo com Villas Boas ao dizer que a expulsão apareceu no melhor momento do Porto, algo que obrigou a equipa a recuar e a abdicar dos três pontos. No fundo, fica a imagem que um Porto a 50% chega para empatar no terreno de um pseudo candidato ao título.

4 comentários:

G.Seco disse...

Um porto a 50%...e pq?
pq o sporting a nivel defensivo esteve mto bem.....mm bem.

quantas xs o evaldo deixou o hulk se virar para a baliza? qtas xs deixou que ele cruza-se? e dp lado direito igual historia para varela e joao pereira.

concordo ctg que dp da expulsao o sporting dp do golo devia ter feito mais e melhor...!

n ouvi 0 paulo sergio dizer que estava satisfeito...

serão ja os ovos moles a fazerem te mal?:P

Unknown disse...

Caro Seco, concordo com tudo o que escreveste (menos a última frase, claro). Não há dúvida que o Sporting esteve muito bem sob ponto de vista defensivo - tirando o lance do golo - e esse Porto a meio gás que referi foi devido ao mérito da tua equipa. O Hulk e o Varela não se viram porque, pura e simplesmente, os laterais do Sporting raramente subiram no terreno e tiveram muito concentrados nas marcações individuais.

Relativamente ao que escrevi sobre o Paulo Sérgio, este post foi feito logo após o flash interview onde o técnico disse que só deu Sporting - depreendi dessas palavras que tivesse ficado satisfeito com o desempenho da sua equipa -. Na sala de imprensa é que aprofundou o discurso e mostrou a sua insastifação relativamente aos últimos minutos da partida.

Aquilo que quis mostrar é que o Sporting a jogar em casa e num dia bom, não conseguiu superar este Porto quase sempre desinspirado. E, no meu entender, exigia-se ainda mais ao Sporting já que jogava "a vida" neste campeonato. Na minha perspectiva, o Sporting mostrou ontem que já não é candidato ao título. Não basta ser-se competente a defender. É preciso jogar para ganhar. O Sporting da segunda parte jogou "á Benfica do dragão". E não fosse a expulsão, o cenário até poderia ser pior.

Agradeço o teu comentário. Escusas é de ir pelo caminho do clubismo porque eu quando escrevo sobre adversários do meu clube, não uso camisola.

Abraço

G.Seco disse...

Sim, é veradade...o sporting jogava a vida no campeonato e como disse podia e devia ter feito melhor. Não concordo ctg qd deixas a entender que o Porto é um papão! O porto é melhor...sim dúvida mas papão n é.

Está descansado que eu n quiz ir pelo clubismo, sei pelo que escreves aqui à muito.... apenas escrevi a ultima frase para picar:)

Abraço

Unknown disse...

Fizeste bem em picar... e olha que os ovos moles souberam bem! :)

Neste fim-de-semana o Porto esteve muito longe de ser papão mas a verdade é que o tem sido até ao momento. Agora, o futebol é uma caixinha de surpresas e aquilo que aconteceu ao Chelsea também pode muito bem acontecer ao Porto. Não acredito mas, tudo é possível!

Abraço