terça-feira, novembro 16, 2010

TOPO E FUNDO



Esta é uma nova rubrica no blog que, semanalmente, a tentaremos publicar. Quem acompanha o "Trio de Ataque" na RtpN, saberá perfeitamente do que se trata. Pretende-se neste espaço salientar o que de melhor e pior se passou em Portugal e no estrangeiro. A grande diferença, comparativamente ao que se vê no trio, é que teremos dois topos e dois fundos. Uma primeira análise dirá respeito a Portugal e a outra ao resto do Mundo. O futebol será a nota dominante mas, caso achemos relevante, poderemos destacar pela positiva ou pela negativa algo de uma outra modalidade.

Posto isto, aqui fica o primeiro "Topo e Fundo":

TOPO (Portugal)



JOÃO TOMÁS (Rio Ave)

- Nunca o achei um fabuloso avançado mas sempre lhe reconheci qualidades. Os seus 7 golos no que leva de campeonato (a juntar a muitos outros que tem marcado ao serviço das equipas que passou) falam por si. Melhor que ele só Hulk. Nomes como Falcao, Cardozo ou Liedson estão atrás dele e isso enaltece o trabalho deste veterano avançado português.
Não faço ideia se merece ou não ser chamado à selecção nacional. Agora, uma coisa é certa: só o facto de se continuar a colocar essa hipótese, já é muito bom. O mérito, esse, é da inteira responsabilidade deste humilde jogador.

FUNDO (PORTUGAL)

DOMINGOS (Braga)

- Reconheço todo o mérito a Domingos pelo brilhante trabalho que tem feito no Braga. Agora, no meu entender, acho que devia rever aquilo que diz no final dos jogos em que perde. Um treinador não pode estar sempre a olhar para o (mau) desempenho da equipa de arbitragem quando obtém um resultado negativo. Além disso, Domingos é bastante parcial nessas análises. Referiu-se ao facto do Guimarães ter jogado os últimos três jogos contra 10 unidades quando foi bem evidente que Alan, Maniche e Fucile foram bem expulsos. Analisou também as injustas expulsões a que o Braga tem sido sujeito nestes últimos jogos, referindo-se à injustiça a que Alan e Moisés foram alvo. Se esta última até pode gerar alguma dúvida (que para mim não existe), referir-se ao aproveitamento de Yazalde no jogo contra o Rio Ave é, no mínimo, de má fé.
Para finalizar, Domingos analisou minuciosamente os lances em que o Braga foi prejudicado (houve alguns, de facto) mas esqueceu-se de analisar, por exemplo, o primeiro golo do Braga onde há um claríssimo fora-de-jogo de Alan ou a agressão de Salino a Bruno Teles.
Domingos pode vir a ser um grande treinador mas, neste capítulo, tem muito a melhorar.

TOPO (Estrangeiro)

SUNDERLAND (Inglaterra)



- Creio que está tudo dito sobre uma equipa que, no espaço de 4 dias consegue fazer 4 pontos nos terrenos de Tottenham e Chelsea. Se o primeiro resultado, apesar de nada de transcendental, é algo de muito positivo, o segundo é de uma proeza, a todos os títulos, notável. Posso estar enganado mas creio que a última equipa a ter conseguido vencer no terreno do Chelsea foi o Barcelona e para a liga dos campeões (recentemente o Newcastle ganhou lá mas foi para a taça e frente a uma equipa de reservas). Portanto, acho que todos os elogios que possamos fazer a esta vitória do Sunderland são poucos. Mais, ganhar neste campo já é difícil; esmagar (0-3) e não sofrer golos é algo que passa pela cabeça de poucos. Dificilmente voltaremos a ver alguém fazer o que o Sunderland fez, essa é que é essa.

FUNDO

RAFA BENITEZ (Inter)

- Parece-me evidente que este Inter nada tem a ver com o Inter de Milão da época passada. São já 16 pontos perdidos em 12 jornadas que só não têm repercussões mais graves na tabela pelo facto dos outros candidatos também estarem a ser bastante irregulares.
Naturalmente que é difícil suceder a um treinador que ganhou praticamente tudo na época passada mas, olhando para o outro lado da moeda, pode ser bastante fácil trabalhar com um grupo vencedor e com um tremendo espírito ganhador. O que é certo é que Benitez não está a aproveitar aquilo que de bom Mourinho trouxe a esta equipa e, pese embora ainda estar dentro da luta pelo título e bem encaminhado na Champions, dá mostras de não ter "andamento" para o Inter.

2 comentários:

Paulo Oliveira disse...

PARABÉNS PELA IDEIA ANTES DE MAIS!!!

Quero só deixar uma nota positiva para a pessoa e treinador ANDRÉ VILAS BOAS,passo a explicar...apesar de o achar bastante arrogante e até uma espécie de clonagem de MOURINHO,assim pensa ele!!desde o jogo com o benfica que os seus discursos têem sido muito correctos e até estranhos!!!sei que ainda será cedo para falar mas quando vier a primeira derrota(que há-de chegar)espero que tenha postura e um discurso muito diferente do que no final do jogo de guimarães!!!

Unknown disse...

Olá Paulo!

Sem dúvida que do André, até ao momento, há muito mais coisas boas a falar do que más. Disse-o no blog que aquelas declarações dele após o jogo de Guimarães me caíram muito mal. Tirando isso e o facto de falar demasiadas vezes no Benfica, nada a apontar.
Cá estarei para o pôr no topo ou no fundo assim que o entenda. Naturalmente que, neste momento, está mais perto da parte de cima do que da de baixo.

Abraço!!