terça-feira, novembro 02, 2010

MISSÃO CUMPRIDA




Aquilo que podia ter sido uma vitória estrondosa do Benfica na Champions acabou por ser apenas um triunfo importante, muito embora o objectivo principal tenha sido alcançado.

Creio que há muitas coisas para retirar deste jogo, positivas e negativas:

+

+
A exibição de Fábio Coentrão. Este Coentrão nada tem a ver com aquele que chegou ao Benfica e andou emprestado por várias equipas pequenas e sem grandes resultados práticos. Quando chegou ao Benfica não era fã de Coentrão; quando Jesus apostou nele a lateral esquerdo, também aqui escrevi que cometia muitos erros para ser um lateral de nível; mas a verdade é que o mesmo foi crescendo e hoje é, sem dúvida, um defesa esquerdo de classe mundial. Se Paulo Ferreira valeu 20 milhões ao Chelsea, não vejo motivo para não pagarem 30 milhões pelo Coentrão. O melhor em campo neste jogo.

+ 70 minutos de grande qualidade. Hoje o Benfica foi uma equipa completa já que conseguiu atacar quer pela esquerda quer pela direita. Já o defendo há muito tempo, o futebol do Benfica precisava de alguém que desse profundidade à ala direita. Hoje tivemos um Sálvio em bom plano e isso foi excelente para o futebol benfiquista. Creio que Jesus terá ganho mais um reforço para a sua equipa.

+ Enorme Carlos Martins. Esteve em todos os golos do Benfica e, como tal, só pode ser considerado um dos melhores em campo. Notou-se a sua frescura no primeiro tempo em virtude de ter descansado no fim-de-semana.

+ Muito bem Alan Kardec. É o tipo de avançado que gosto. Trabalha, ganha bolas de cabeça, joga bem de costas para a baliza e tem jogo aéreo que lhe permite ser felino perto das balizas contrárias. É diferente de Cardozo mas é igualmente útil. Calculo que Cardozo seja o dono do lugar mas é bom que Jesus se lembre que tem no banco alguém muito válido para entrar naqueles jogos em que o "tacuara" "não está" no jogo.

-

-
Roberto. Provavelmente poderei estar a ser injusto com o espanhol por aquilo que tem feito nestes últimos tempos mas o terceiro golo do Lyon é fruto de um erro tremendo dele. Já mostrou que entre os postes é um guarda-redes que pode dar garantias mas para mim um keeper que demonstra fragilidades aos cruzamentos nunca poderá ser um enorme guarda-redes. Lembram-se de Ricardo?

- Aqueles 15 minutos finais foram miseráveis. Nenhuma das substituições resultou, ficando inclusivé provado que há jogadores que ainda não têm futebol para um palco-champions. Jara tem alguns pormenores técnicos mas ainda tem muitos defeitos para ser opção à frente de Nuno Gomes. Quanto a Felipe Menezes, pese embora a boa qualidade técnica, ainda joga muito ao estilo brasileiro, isto é, a um ritmo lento e com a bola demasiado "colada" ao pé. Em relação à entrada do brasileiro, até entendo que Jesus quisesse continuar a atacar no sentido de, quiçá, massacrar, mas, no meu entender, pedia-se a entrada de Airton de modo a controlar o jogo e o resultado.

- Os 3 golos sofridos. A ganhar 4-0 e sabendo da importância dos golos na decisão deste grupo, Jorge Jesus devia ter controlado as emoções e abordar a segunda parte de outra forma.

Com esta vitória o Benfica volta a acreditar na passagem à próxima fase. Para isso, terá de ganhar os dois últimos jogos ou, em último caso, ganhar ao Schalke e não perder com os israelitas. Para mim, mais importante que a passagem, é sentir que a equipa continua a crescer. E hoje viu-se isso, mesmo com três ausências.

Sem comentários: