quinta-feira, novembro 04, 2010

TREINADOR DE BANCADA - PORTO - (1ª PARTE)




A poucos dias do grande clássico, deixo aqui algumas das minhas opiniões em relação àquilo que faria caso estivesse no lugar de Villas Boas ou Jesus. Importa salientar que as mesmas reflexões são unicamente baseadas naquilo que vejo através dos jogos de ambas as equipas. Começo pelos "dragões".

NO LUGAR DE VILLAS BOAS

- Naturalmente que seria ridículo fazer grandes alterações àquilo que o técnico portista tem vindo a apresentar. O Porto está a jogar muito bom futebol, tem já um modelo de jogo bem definido e os jogadores sabem bem aquilo que têm de fazer quando entram em campo. Posto isto, é fácil deduzir que, se fosse eu, manteria o 4x3x3 com os seguintes atletas:

Hélton, Fucile, Rolando, Maicon, Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Moutinho, Hulk, Varela, Falcao.

As únicas dúvidas que Villas Boas poderá ter serão com a posição de lateral direito e a de médio defensivo. Na direita, tanto poderá jogar Sapunaru como Fucile. A ver pela convocatória frente ao Besiktas, poderá querer dizer que o romeno será o titular frente ao Benfica. Na minha opinião, Fucile é o melhor lateral direito a jogar em Portugal e, como tal, deveria ser o titular.
A outra dúvida prende-se com a situação clínica de Fernando. Se o brasileiro estiver em totais condições, será, seguramente, o dono do lugar; caso contrário, Guarin e Souza serão as alternativas. A ver pela amostra, tudo indica que Fernando estará no clássico.

Pontos Fortes do Porto:

- A circulação de bola a meio-campo. Moutinho e Belluschi estão em grande forma e emprestam ao jogo uma velocidade de processos muito interessante. Gostam de jogar pelo chão e são inteligentes na forma como, alternadamente, exploram as áreas mais avançadas no terreno. Dois jogadores fundamentais na manobra ofensiva do Porto;

- Hulk. Não é preciso dizer mais nada.

- O poderio da ala esquerda. Varela está a subir de forma e tem, nas suas costas, um dos melhores laterais esquerdos da europa. O jogo ofensivo do Porto também depende de Álvaro Pereira e o uruguaio raramente se perde dentro do terreno de jogo.

- O faro de golo de Falcao. Não tenho dúvidas que é o melhor avançado a jogar em Portugal e, como tal, está tudo dito em relação à importância que o colombiano tem no futebol portista.

Pontos Fracos:

- Alguns problemas no centro da defesa. O Porto ainda não terá tido um grande teste e, como tal, me parece que Rolando e Maicon estão longe de constituir uma enorme dupla de centrais. É verdade que o brasileiro tem estado muito bem neste início de época mas é como digo, gostava de o ver enfrentar um avançado de outra craveira. Quanto a Rolando, é um central interessante, nada mais.

- É difícil falar/escrever sobre os pontos fortes de uma equipa que quase só tem sabido vencer esta temporada. Ainda assim, não sei até que ponto a baixa estatura do meio-campo aliada a alguma falta de agressividade em jogadores como Moutinho e principalmente Belluschi poderão fazer a diferença lá mais para a frente.

Sem comentários: