segunda-feira, novembro 08, 2010

SUPER DRAGÕES




Antes de falar da fantástica exibição do Porto, gostaria de analisar o "onze" do Benfica e aquilo que falhou neste jogo.

Tinha dito há dias que estava convencido que Jorge Jesus iria apresentar algumas surpresas no dragão. Como disse, tinha um feeling que Gaitán e Saviola iriam ser suplentes. Pelos vistos, acertei (já lá vamos!).
Aquilo que nunca me passou pela cabeça foi a inclusão de David Luiz a lateral esquerdo. Percebi - e o próprio fez questão de explicar - que a ideia era ter um jogador forte e rápido a marcar Hulk mas não consigo compreender em que é que David Luiz, um central por excelência, poderia fazer melhor que (só) o melhor lateral esquerdo português e um dos melhores do mundo. Isto já para não falar no facto de, com esta mexida, ter de se incluir no onze um jogador sem ritmo como Sidnei.

Também me lembro de ter dito a semana passada que colocar César Peixoto a defesa esquerdo seria um suicídio. Pois bem, meter David Luiz à esquerda e Sidnei ao centro é de bradar aos céus.

No meu "onze" antes do jogo, tinha também optado por Aimar em vez de Saviola e a manutenção de Sálvio à direita. Aquilo que também não compreendi foi a utilização de Pablo literalmente na posição de Saviola - "a la Quique". Se era para isso, mais valia ter mantido Saviola, jogador com mais rotinas nesse lugar. Na minha opinião, era essencial haver um terceiro homem no meio-campo (daí a minha ideia de haver Javi, Martins e Aimar) mas tal não se verificou.

De todas as estratégias de Jesus em anular o Porto - e pelos vistos foi essa a sua única preocupação -, aquela que ainda acabou por dar mais resultados foi a inclusão de Sálvio na direita. Com isso, o caudal ofensivo de Alvaro Pereira, contrariamente ao que é habitual, foi mais comedido.

De resto, nada mais há a dizer a não ser o facto do outro lado ter estado uma super equipa. Maicon muito bem no centro; Sapunaru deu razão ao treinador ao colocá-lo em campo no lugar de Fucile; Álvaro Pereira impecável a defender; no meio-campo Moutinho muito bem; mas, para mim, o verdadeiro crack foi Belluschi. A meu ver (Hulk é um jogador à parte), o jogador que mais me impressionou em campo. Podem falar da enorme exibição de Hulk ou da importância dos golos de Falcao mas foi o argentino que abriu completamente o jogo com duas primorosas assistências. Este Belluschi, não tenho dúvidas, é de selecção argentina. Impressionado mesmo com o seu rendimento até ao momento.

De Hulk não vou dizer mais nada porque já todos sabem o que penso mas, para terminar, não posso fechar os olhos à qualidade de um avançado chamado Radamel Falcao. Aquele seu primeiro golo é absolutamente fabuloso. Sou completamente fã deste jogador e, muito honestamente, gostaria de o ver noutros palcos - no "meu" Manchester por exemplo -.

PS: Não partilho da ideia daqueles adeptos do Benfica que depois de uma catastrofe, têm particular interesse em colocar toda a gente (presidente, jogadores, treinador) em causa. Foi muito mau, vai ficar para sempre na memória dos adeptos benfiquistas mas que fique vincado que não me esqueço das coisas boas que o treinador e grande parte destes jogadores já fizeram pelo Benfica.

Sem comentários: