terça-feira, novembro 23, 2010

TOPO E FUNDO


TOPO EM PORTUGAL:

- PAULO BENTO

Tudo bem que já lá vão alguns dias mas aproveitando o facto de não termos tido campeonato este fim-de-semana, aqui fica mais um destaque ao brilhante feito da nossa selecção. Uma vez que não falei dele esta semana, não posso deixar de o fazer neste espaço. Sempre o achei um enorme treinador e, mais importante que isso, um grande homem com um extraordinário carácter. Neste particular, identifico-me muito mais com o Paulo do que, por exemplo, com o Mourinho ou o Scolari. Sabe estar, é educado, é humilde e percebe muito de futebol - é uma espécie de Guardiola português e curiosamente também jogou na mesma posição que o catalão -.
Às vezes na vida as mudanças fazem bem. Acho que Bento, um pouco à imagem de Moutinho, fez muito bem em mudar de ares. O seleccionador nacional aparece agora renovado, com cabeça limpa e totalmente empenhado neste novo projecto. Não inventa, é totalmente contra as polémicas e devolveu o protagonismo a quem realmente o merece: os jogadores. Tem também a seu favor o facto de, num curto espaço de tempo, ter conquistado o coração dos adeptos, fazendo-os, novamente, acreditar na selecção.


FUNDO:

- ANDRÉ VILLAS BOAS

Não tenho dúvidas que é um grande treinador. Contudo, devo dizer também que não há paciência para as suas conferências de imprensa. Não suporto o seu discurso cínico e a sua maneira de provocar o Benfica sem que alguém do outro lado o tenha atacado primeiramente. Bem sei que, por vezes, quer parecer-se com o professor mas, neste departamento, está a quilómetros.
É verdade que os jornalistas, muitas vezes, provocam este tipo de situações mas, ainda assim, não vejo a relevância de, cinicamente, voltar a falar das injustiças para com Jorge Jesus. Villas boas devia tomar mais atenção às conferências de imprensa de Paulo Sérgio onde se fala, exclusivamente, do clube em questão. Tenho a certeza que o treinador do Sporting manterá o mesmo tipo de discurso e postura estando mal ou muito bem na tabela. Já Villas Boas...

TOPO EUROPEU:

TOTTENHAM

Desde 1992 que os Spurs não logravam vencer no campo do Arsenal. Este notável feito ainda mais relevo deve ter pelo facto de, ao intervalo, os da casa estarem a vencer por 2-0. Depois de um sensacional 4-4 há duas temporadas atrás, este derby londrino ofereceu-nos mais cinco golos e mais um extraordinário espectáculo de futebol. A enorme segunda parte dos pupilos de Redknaap mostra que o Tottenham quer voltar a ganhar a corrida a City e Liverpool pelo 4º lugar e demonstra que os "brancos" têm futebol e plantel para fazer boa figura na champions (e é precisamente o que estão a fazer).

Como grandes figuras da partida, destacaria Kaboul que esteve muito bem no centro da defesa e foi o autor do golo decisivo; Van der Vaart que encaixou na perfeição nesta equipa e tem sido fundamental quer num sistema de 4-4-1-1 (onde faz de "10") quer como falso médio-ala direito num sistema de 4-4-2 (como se viu na segunda parte); e deixando o melhor para o fim, Gareth Bale. Que jogador fantástico. Defende, ataca, assiste, marca golos, tem um pulmão incrível e cansa vê-lo jogar.

FUNDO:

CHELSEA

- Perder um jogo acontece a todos. Perder 3 jogos consecutivos na liga (Liverpool, Sunderland e Birmingham) não é nada normal. A boa noticia é que ainda são líderes do campeonato inglês. A má é que perderam toda a vantagem que tinham e viram o Manchester United encostar.
Apesar de não ver este United com capacidade para ombrear com os campeões ingleses - muito embora ainda não tenham perdido esta temporada -, não deixa de ser motivo para alarme esta má fase do Chelsea. E as lesões de Terry, Lampard e Drogba, apesar de relevantes, não podem explicar tudo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Hoje por hoje, já se vislumbra neste blog o respeito profundo pelo ENORME Tottenham... O orgulho de Londres.

Rafa Van der Vaart

Unknown disse...

Verdade amigo Rafa. Já ganhou o estatuto de minha equipa favorita de Londres. A ver se em Dezembro arranjamos um tempinho para eu tentar fazer (virtualmente)deste Tottenham os campeões da europa. Se bem que este ano com o Fary poderemos ter um Hala Madrid!! :)

Abraço!!

Anónimo disse...

Sim sim... Marca lá isso!! Combina com o choramingas do costume... Este ano estou um pouco forte não? Xabi, Khedira, Lass e Gago...Lol! Hala Madrid.Um abraço.

Unknown disse...

Casillas, Ramos, Pepe, Carvalho, Marcelo, Xabi, Khedira, Lass e Gago; Ozil e Ronaldo à pesca. Não tenho dúvidas nenhumas que vai ser assim...

Mas cuidado porque com Bale à esquerda, Lennon à direita e Van der Vaart no apoio a Defoe e Pavlyu parece-me que vai chover um pouco por todos os lados.

Sim, sim, o chorãozinho vai ter a caga do costume. Primeiro joga com o Moreirense, depois com o Juventude de Évora, etc...

Regresso a meio do próximo mês.

Fica bem!!

Anónimo disse...

Em vez do Ozil pode eventualmente jogar Mamhadou Diarra se jogar fora...

Sim, esse Tottenham nas tuas mãos pode fazer coisas bonitas...

Já o Chelsea do choramingas não passa da fase de grupos..Sempre com muito azar e com as arbitragens vergonhosas, claro!

Quando chegares diz!

Grande abraço!

EDUARDO MARQUES disse...

Boa tarde!
Desde já, quero agradecer o vosso sentido de saudade e respeito, por estarem constantemente a fazerem referência ao meu nome! Muito obrigado!
De seguida, e como conferência de imprensa de antevisão à próxima CHAMPIONS no PES, posso confirmar que fui contactado pelo senhor Roman Abramovich, e estou muito inclinado a assinar contrato com o Chelsea. Se tal se concretizar, inevitavelmente fá-lo-ei para ser CAMPEÃO DA EUROPA.
Não necessito de barris de petróleo, logo, não vou ao mercado. Sujeitar-me-ei ao plantel vigente, e posso, desde já, adiantar o meu onze, para dar de avanço aos pseudo-adversários. Assim sendo, jogarei com: Ross Turnbull, Paulo Ferreira, Alex, Jeffrey Bruma e Patrick van Aanholt, Jonh Obi Mikel, Josh McEachran e Yuri Zhirkov, Gael Kakuta, Daniel Sturridge e Fabio Borini.

À CONQUISTA DA EUROPA!
BLUES, THE PROUD OF LONDON!

See you soon...

Unknown disse...

Sim, com Partizan, Zilina e Copenhaga no grupo dá mesmo para jogar com esse onze.

Já o outro artista, parece que estou a ver... entra a ganhar 1-0 na primeira jornada, na segunda perde com uns mortos e vai para a última jornada a ter de vencer. Nesse último jogo entra bem, marca cedo mas ao cair do pano leva uma batata e acaba o jogo empatado e a ter de ir ver as contas do grupo para ver se o goal average é suficiente para seguir em frente. Logicamente que não é e, por conseguinte, acaba-se tudo! :)
A partir dos oitavos, juntam-se os dois patinhos a ver se derrubam o "je". Anti-jogo, mau futebol, enfim, Trapattoni e Zacheroni em acção!

Abraços!

Anónimo disse...

A arrogância do costume... Costuma dar mau resultado. Grandes exibições, e na Final... Pronto, depois arrumam-se os comandos à bruta e diz apenas até amanhã..Vergonha.

Unidos venceremos! Pelo cattenacio! Contra o futebol do Platini e do Blatter...



Saudaçoes desportivas