terça-feira, novembro 09, 2010

REDEFINIR OBJECTIVOS


Parece-me óbvio que está tudo dito em relação ao primeiro lugar deste nosso campeonato. Nem me baseio exclusivamente na enorme diferença pontual mas também na diferença de qualidade do plantel do Porto comparativamente com os demais candidatos. Assim sendo, restará ao Benfica redefinir objectivos. No meu entender, algumas políticas poderiam muito bem ir neste sentido:

Jogadores a manter para a próxima temporada:

GR: Roberto, Júlio César, Moreira

DC: Luisão, Sidnei, Roderick, Miguel Vitor

DD: Rúben Amorim

MD: Javi Garcia, Airton

MO: Aimar, Carlos Martins

MAE: Gaitán

MAD: Urreta

AC: Saviola, Cardozo, Kardec

Tendo em conta que estes 16 jogadores deverão, ao que tudo indica, fazer parte do plantel da próxima época, creio que entre este mercado de inverno e a abertura do mercado da época seguinte, o Benfica deverá adquirir 8 ou 9 mais valias.

Naturalmente que na lista que apresentei deveriam estar os nomes de Coentrão e David Luiz mas creio que será manifestamente difícil segurá-los. Assim sendo, eis a lista de dispensas:

Maxi Pereira: aquilo que sempre disse. Tem atitude, tem mentalidade para jogar no Benfia mas falta-lhe algo essencial: qualidade a defender e a atacar. Um lateral moderno que não tenha o mínimo de capacidade técnica para chegar à linha de fundo e cruzar, não pode jogar num clube grande como o Benfica. (VENDER)

Fábio Faria: pode até ter alguma qualidade mas dificilmente jogará nesta ou na próxima época. A solução é rodar. (EMPRESTAR)

Luis Filipe: Não tem valor para jogar no Benfica - assim como Shaffer e Patric -. Rua com eles. (VENDER)

Menezes: É um jogador que não é assim tão mau como se pensa. Gostava de o ver rodar um ano num clube do nível de um Braga ou Guimarães. (EMPRESTAR)

Peixoto: Mais um sem valor para jogar no Benfica. (VENDER)

Jara: Não me parece que tenha valor suficiente para jogar no Benfica mas ainda preciso de tempo para tirar todas as conclusões sobre ele. A par de Menezes, gostava de o ver rodar num clube português. (EMPRESTAR)

Nuno Gomes: Acaba a carreira.

Weldon: Gosto do brasileiro mas gostava de ver no Benfica um avançado de um outro nível. (EMPRESTAR/VENDER)

CONTRATAÇÕES:

- Não faço ideia do que vai na cabeça dos dirigentes do Benfica em termos de reforços de Inverno. Uma vez que em Janeiro é sempre mais difícil contratar jogadores de grande qualidade, apostaria em atletas (mediante as posições que o clube mais necessita) que, creio, teriam maiores possibilidades de vir para o Benfica. A saber:

Defesas laterais:

Ansaldi (Rubin Kazan): é uma espécie de Lahm. Apesar de destro, joga à esquerda. Gosto deste tipo de laterais que tanto podem jogar à esquerda como à direita. Não sei o seu valor de mercado, mas sei o seu potencial enquanto lateral.

Bruno Teles (Guimarães): já vi vários jogos deste jovem brasileiro e em todos eles fiquei com uma boa impressão. Sobe bem no seu flanco, é seguro a defender e até sabe bater bolas paradas. Indo para o Benfica em Janeiro, poderia mostrar o seu valor até ao final da época.

Médios:

- Leandro Salino (Braga):
é um médio muito parecido com Ramires. Não deve ser muito caro e tem potencial para jogar num grande.

- Elias (Corinthians): jogador de selecção brasileira. Também com as mesmas características que Ramires. Mais uma opção segura.

- João Ribeiro (Guimarães): um extremo que tanto joga à esquerda como à direita. Qualidade técnica e velocidade fazem deste jovem um jogador com um enorme talento.

- Pablo Piatti (Almeria): Já o conheço há 3 anos. Conheci-o aquando do Mundial de sub-20 no Canadá e aí era (só) titular da Argentina, relegando para o banco Di Maria. Tem um pouco de Di Maria e um pouco de Gaitán. Para mim, é um valor seguro do futebol argentino e já o mostrou na europa.

- Ivan Bella (Velez): Mais um médio que poderia muito bem fazer o vértice esquerdo do losângo. Não é um jogador muito rápido mas tem um talento enorme. Faz da capacidade técnica e da qualidade de passe as suas principais armas.

Avançados:

- Mauro Zarate (Lázio): de todos os jogadores desta lista, será, porventura, o jogador de maior cotação. Uma vez que o vi no banco da Lázio no fim-de-semana passado, não sei até que ponto é que o clube romano estaria disposto a negociar a sua pérola argentina. Seria fantástico ter um jogador desta craveira no futebol português.

- Roman Pavlyuchenko (Tottenham): jogador que nem sempre é utilizado no Tottenham. Não sei até que ponto é que o clube inglês estaria na disposição de o emprestar. Se assim fosse, acho que um grande português poderia fazer esforços no sentido de o adquirir já que é um avançado de classe mundial.

- Lima (Braga): Nem pensava duas vezes. É um avançado que gosto particularmente. Tem um faro pelo golo tremendo. O golo que marcou este fim-de-semana diz tudo do potencial deste avançado.


4 comentários:

F.Gomes disse...

Concordo com os 16 a manter .
Na minha opiniao jogadores jovens como Jara, Roderick e Fabio Faria nao podem estar sem competiçao e como tal deveriam ser ja emprestados a clubes da Liga (Naval ou Rio Ave ). Ficariamos so com 3 centrais é certo , mas caso algo de anormal aconteça sempre teríamos o Javi Garcia que ja jogou a centrar no Real ou tambem um junior ( Bakar ) para desenrascar em alguns jogos.

Quantos aos reforços:
O Ansaldi é capaz de ser caro (mas vale bem cada centimo), anos ainda poderiamos lucar algum no futuro uma vez que so tem 24 anos.
O Teles parece me uma boa aposta ja para Janeiro.
Boas opções sao tambem o Silvio e o Montreal .
Salino seria um bom e barato reforço, o joao ribeiro tanto pode fazer de di maria a esquerda como a direita e é portugues , os outros 3 nao connheço
Kleber do Maritimo algo paracido com Falcao dentro de area, resta saber se tem algum vinculo com o porto.
Sougou sera que se adaptava a um grande ?

Unknown disse...

Em relação ao Kleber, este ano não sei como está. Lembro-me de ver bons jogos dele o ano passado mas confesso que precisava de ver mais alguns jogos do Marítimo este ano para ter uma opinião mais formada sobre ele. Mas entre ele e o Lima, preferia o avançado do Braga.

Quanto ao Sougou, é uma espécie de Douala. Se bem me recordo, o Douala chegou a ser muito útil ao Sporting. Quanto ao Sougou, como titular não acredito mas talvez fosse um jogador interessante como suplente. Uma coisa é certa, na relação preço-qualidade, o dano não é muito se se arriscar neste jogador. O Weldon também não tinha nome e foi útil. Nunca se sabe...

F.Gomes disse...

Para acrescentar a lista de laterais existe tambem o ganes Inkoom de 21. Nao deve ser caro pois esta na liga suiça .

Unknown disse...

Muito bom jogador mas é para a lateral direita - não é, portanto, prioridade para Janeiro -.