domingo, novembro 21, 2010

Messi e Ronaldo aguçam o apetite






Messi e Ronaldo marcaram 3 nas vitórias de Barcelona e Real Madrid e fizeram questão de mostrar que estão prontos para o jogo do ano na próxima semana. Duas grandes equipas, dois enormes jogadores, fantástico espectáculo em perspectiva na próxima segunda-feira.

É por estas e por outras que, no meu entender, os mundiais e europeus não deveriam constituir critério fundamental para a atribuição do melhor jogador do Mundo. Naturalmente que são competições de grande envergadura mas apenas dizem respeito a um mês. Ora, a avaliação para esta categoria de melhor do mundo deverá dizer respeito ao ano inteiro, digo eu.
Além disso, não nos podemos esquecer que estas competições aparecem em finais de temporada, havendo, portanto, atletas completamente esgotados devido ao excessivo número de jogos nas pernas.
A juntar a tudo isso, imaginem que Messi ou Ronaldo jogavam na selecção da Libéria (como Weah, por exemplo). Nesse sentido, dificilmente poderiam ganhar este troféu.

Os títulos são importantes mas, no meu entender, não são decisivos. O decisivo é o "sumo" que se tira semana após semana. Como tal, discordo totalmente que Iniesta possa vir a estar à frente destes dois jogadores. O espanhol é um enorme jogador mas esteve algum tempo lesionado e nem sequer foi o jogador mais importante do Barça na temporada passada. Já nesta época, é Messi quem está, mais uma vez, a resolver. Por ter marcado na final do Mundial não o pode fazer melhor que os atletas atrás mencionados. O mesmo serve para Sneijder que, pese embora tenha feito uma grande temporada e dado show na final da champions, está longe de ser o melhor jogador do mundo.

Pela regularidade, por aquilo que mostraram na temporada passada e nesta temporada, Messi e Ronaldo têm, obrigatoriamente, de estar no top 3 dos melhores do mundo. E porquê? Porque toda a gente reconhece que o são e eles, época atrás época, fazem questão de o mostrar. Se ganharam a champions ou o Mundial? Na verdade não ganharam mas deverá isso fazer a diferença? Não creio.
Se tivesse de integrar mais um jogador neste fantástico top 3 do mundo, esse alguém teria que ser Xavi. Pela regularidade, pela classe, pela qualidade de jogo que dá ao Barcelona e à Espanha, enfim, é um jogador fabuloso e que não sabe jogar mal. Como EXTRA, tem a seu favor o facto de ter sido campeão do Mundo.

Sem comentários: