Ontem vi um jogo muito interessante entre Vasco da Gama e Flamengo. Desde logo, muitos jogadores conhecidos e alguns deles com ligações a Portugal. À cabeça, Ronaldinho Gaúcho. E que exibição do Dinho (ironia). Conseguiu estar em todo o lado e, ao mesmo tempo, em lado nenhum. Custa ver como é que um jogador de 31 anos se arrasta pelos campos brasileiros, sabendo-se que, há meia dúzia de anos atrás, foi considerado por duas vezes melhor jogador do Mundo.
Falava eu de jogadores com ligações ao nosso país. Na condição de emprestados por parte do Benfica, Fellipe Bastos no lado do Vasco e Airton no Flamengo. Duas exibições discretas (até porque no futebol brasileiro, como devem calcular, os trincos não assumem grande preponderância) mas, ainda assim, gostei de voltar a ver Airton. Acima de tudo, nota-se a sua inteligência táctica e simplicidade de processos com a bola nos pés.
Continuando este nosso percurso por Terras de Vera Cruz, tivemos ainda Alecsandro (ex-Sporting), autor do primeiro golo do Vasco, também Deivid (outro ex-Sporting) que falhou um golo absolutamente inacreditável (só visto mesmo porque se contasse aqui ninguém iria acreditar), Diego Souza (ex-Benfica) que fez um jogo interessante, revelando boa técnica e alguma verticalidade nas suas acções; ainda Fernando, guarda-redes ex-Leiria que deixou muitas saudades. Edér Luis, jogador emprestado pelo Benfica, ficou de fora por lesão. Fala-se no Brasil que o Palmeiras está interessado nele.
Tenho visto alguns jogos do Vasco e não posso deixar de referir-me a Dedé, defesa central, muito cobiçado na Europa e também associado ao Benfica. Pelo que tenho visto, um excelente defesa. Rápido, muito forte na marcação e excelente no jogo aéreo, algo que, inclusive, já lhe valeu alguns golos. Não é fácil um central brasileiro cativar-me mas este, sem dúvida, tem muito potencial.
Para terminar, mais alguns nomes interessantes. Vagner Love fez um bom jogo pelo Flamengo, marcando o único golo deles num bom remate de pé esquerdo fora da área; Juninho Pernambucano, mesmo a um ritmo baixo, faz a diferença com a sua qualidade de passe e com o seu forte remate de longe (foi de um desses remates que nasceu o golo do Alecsandro); também Felipe, guarda-redes do Flamengo e ex-Braga deu nas vistas mas pela negativa (culpas no primeiro golo e alguns lances a revelar insegurança). Enfim, pelos muitos jogadores conhecidos, pela forma como um jogo de futebol no Brasil se torna mais parecido com um jogo de basket, pelos comentadores brasileiros que tornam um jogo de futebol mais emotivo e vibrante e pelo horário dos jogos na Europa, tudo isto me leva às quartas-feiras a ver um jogo de futebol brasileiro (ou da Libertadores). Para os mais interessados, aqui fica o site onde podem acompanhar os jogos: http://www.vertv100antena.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário