sábado, fevereiro 18, 2012

A PRÓXIMA ÉPOCA


Apesar de ser ainda muito cedo para se pensar na próxima época, gostaria de fazer uma antevisão daquilo que poderá ser a próxima temporada do Benfica. Tal como a imagem mostra, já foram feitas inúmeras contratações a pensar, creio, na equipa B.

Dos nomes apresentados em cima, apenas conheço Djaniny e Melgarejo. Djaniny parece-me um jogador interessante mas chega para uma posição onde o Benfica tem muitos e bons jogadores. Parece-me pouco provável que nos próximos dois anos consiga chegar à equipa principal. Relativamente a Melgarejo, tem um bom pé esquerdo, é relativamente rápido e pode ser uma boa solução para extremo esquerdo. Gostava de o ver fazer a pré-época com a equipa principal.
Sobre os outros, uma verdadeira incógnita. Tanto poderá estar ali um ou outro "Rodrigo" como um ou outro "André Almeida". É esperar para ver.

OS EMPRESTADOS:

É bom salientar que estou a fazer este exercício de cabeça. Assim sendo, é possível que me esqueça de um ou outro jogador. 

Com potencial para integrar a equipa na próxima época:

- Carlos Martins: dos melhores jogadores que o Benfica tem na qualidade de empréstimo. Seria uma excelente opção de banco, nomeadamente para render Witsel ou Aimar. Seria também interessante Jesus explorar uma outra solução táctica na próxima temporada com o famoso losango (Javi atrás, Witsel e Martins no meio e Aimar a "dez" no apoio a dois avançados. Isto, obviamente, com laterais ofensivos que soubessem fazer todo o corredor.

- Rúben Amorim: na linha de Martins. Faz várias posições e tem qualidade. Internacional português, convém não esquecer. Ainda assim, parece pouco provável já que o empréstimo ao Braga contempla também a próxima época.

- Franco Jara: é verdade que esperava mais dele no Granada mas recordo-me de bons momentos dele no Benfica. Não o vejo como um titular mas, a menos que surja uma boa oportunidade de negócio, não vejo com maus olhos o seu regresso, numa perspectiva de suplente capaz de ajudar a equipa em momentos complicados.

- Airton: vi-o fazer coisas boas ao serviço do Benfica e não é por ter voltado ao Brasil que mudo a opinião. Estamos a falar de um jovem e com algum potencial. 

- Urreta: está visto que Jesus não gosta dele. Quanto a mim, em condições normais é o melhor extremo direito que o Benfica tem. Cá estaremos para ver se o tempo me vai dar razão a mim ou ao técnico encarnado.

Para vender:

- Eder Luis: não mostrou rigorosamente nada no Benfica e tem mercado. Não deixa saudades.

- Alan Kardec: gostei daquilo que mostrou no Benfica. Não é um craque mas estou convencido que tem características que o podem fazer um belo avançado no futuro. Com pouco espaço na Luz, o melhor será vendê-lo até porque, pela boa época que tem feito no Santos, não será difícil fazer um bom negócio.

- Sidnei: outro que me pareceu ter valor mas que foi traído pelas inúmeras paragens cerebrais em determinados jogos. Não conseguiu agarrar a oportunidade que a saída de David Luíz lhe proporcionou. Outra boa oportunidade de negócio.

Para vender ou despachar obrigatoriamente:

- Daniel Wass: uma bosta. 

- Léo Kanu: vi-o jogar duas vezes  e bastou.

- Felipe Menezes: não caíu no goto dos adeptos. Pese alguma qualidade técnica, não tem velocidade para o futebol europeu. O típico jogador que brilha no Brasil e na Europa se torna um jogador banal.

- Fellipe Bastos: na linha de Menezes.

- Shaffer: fica-se pela qualidade ao nível dos cruzamentos.

- Carole: mostrou muito pouco.

- Nuno Coelho: o típico jogador português que poderá fazer toda uma carreira na primeira liga mas não tem valor para jogar nos grandes.

- Júlio César: o seu tempo na Luz acabou.

- Fábio Faria: um erro de casting. Nunca deveria ter chegado ao Benfica.

- Élvis: se no Leiria não impressiona...

- Fernandez: credo.

- Enzo Perez: Bom jogador (pelo menos naquilo que vi dele no futebol argentino) mas com uma cabeça de criança. Pela maneira como tratou o Benfica, não merece nova oportunidade.

- Yebda: sem espaço. Para colocar.

- Adu: parou no tempo ou então não se adaptou à Europa. Perdeu-se completamente.

Benefício da dúvida:

- David Simão: acho que tem algum potencial. Tem alguns tiques de Hugo Viana, algo que é bom mas também é mau. Qualidade de passe, bom remate, bom na marcação de livres, visão de jogo, tudo isso é fantástico. Contudo, tal como a Hugo Viana, falta-lhe jogar com maior intensidade. Tem qualidade para jogar a um nível mais alto do que a Académica. Veremos se nos próximos tempos dá esse tal salto qualitativo.

- Rodrigo Mora: foi muito pouco utilizado mas no pouco que vi, confesso que gostei. Não creio que faça parte dos planos para a próxima temporada mas acho que ainda é cedo para desfazerem-se deste jogador. O ideal para a próxima temporada seria emprestá-lo a um clube português ou, pelo menos, europeu.

- Roderick: jogador da casa e que já mostrou apontamentos de grande qualidade. Merece mais uma oportunidade na Luz.

- Oblak: baseando-me pura e simplesmente naquilo que vi frente ao FC Porto, sim, merece, no mínimo, o benefício da dúvida. Não esquecer que estamos a falar de um guarda-redes bastante jovem.

Sem opinião:

Alguns jogadores em que vi pouco para poder ter uma opinião formada:

- Leandro Pimenta
- Miguel Rosa
- Alípio
- Yartey

Possivelmente ter-me-ei esquecido de alguns jogadores com ligação ao clube. Mesmo assim, foram analisados 30 jogadores. Se a este número juntarmos as 15 contratações já efectuadas para a equipa B, estamos a falar de 45 atletas. É muito jogador e muito ordenado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Andy

Atenção que, como diz o Chori, o Fernandez é um extremo que faz carrinh´s... LOOOOOOOL.

Unknown disse...

LOOOOOOOL. Sabes que para ele é tudo craque antes de chegar a Portugal...

EDUARDO MARQUES disse...

Estão enganados, meus caros. E mais grave ainda, a desvirtuar a verdade! Na altura em que ele chegou, eu disse que não o conhecia, e o Andy é que disse que era um extremo que fazia carrinh's. Reposta a verdade!!!