quinta-feira, março 08, 2012

BANHO


Banho de humildade em Alvalade, banho de bola em Old Trafford por parte do Atlético de Bilbao.

Comecemos por Alvalade. Uma grande tarde-noite europeia dos leões que, fruto de muito trabalho, empenho, raça e dedicação, lograram um resultado fantástico frente a uma das melhores equipas da Europa. Mesmo que não sejam apurados, o facto de terem instalado a dúvida para o jogo da volta já é algo de grande valor.

Costuma dizer-se que "Deus não dorme" ou que "o respeito é algo muito bonito". Estes dois chavões aplicam-se na perfeição aos homens do City. A começar em Dzeko pelas suas declarações e a terminar em Mancini. Se ainda dou de barato a ousadia com que o técnico italiano veio jogar a Alvalade (creio ter sido a primeira vez esta época que começou um jogo europeu fora com Aguero, Dzeko e Silva) ou a brincadeira de colocar Clichy a defesa direito tendo Kolo Touré ou Savic, jogadores bem mais rotinados nessa posição, o mesmo já não posso dizer do desrespeito que foi jogar 5 minutos com 10 elementos aquando da lesão de Kompany (preferiu que Lescott ficasse atrás da baliza a aquecer melhor). Seguramente que não o teria feito se achasse este jogo um encontro de elevado grau de dificuldade. Como tal, esta derrota ficou-lhe muito bem.

Indiferente às atitudes arrogantes do City e dos seus adeptos esteve o Sporting. Uma entrega tremenda desde o primeiro minuto, o perceber que do outro lado estava uma super equipa e, por conseguinte, tentar ganhar o jogo mas sempre com a preocupação principal em não sofrer e a brilhante massa adepta leonina que esteve com a equipa do primeiro ao último minutos foram os factores principais deste suado mas justo triunfo. Naturalmente que a isto tudo teremos de juntar o factor sorte que também acompanhou a turma leonina mas contra estas equipas só com essa tal estrelinha é que se conseguem resultados desta natureza.

Toda a equipa leonina esteve bem mas há um nome que gostaria de destacar: Daniel Carriço. Esteve enorme a defender e ainda teve alguns momentos interessantes em termos ofensivos. Hoje a equipa não se lembrou de Rinaudo e isso só enaltece a exibição do jovem português.

OS MIUDOS DO BIELSA...

Que grande jogo de futebol tive oportunidade de assistir entre Man Utd e o Atlético de Bilbao. É curioso que dois dos melhores jogos que já vi este ano têm o mesmo denominador comum: Atlético de Bilbao. Já tinham feito das suas frente ao Barcelona e agora voltaram a mostrar que jogam muito bom futebol. O grande responsável? Marcelo Bielsa. Sou fã deste grande treinador, devo confessar.

Nunca vi o Manchester ser tão dominado em Old Trafford. Sim, nem mesmo na goleada de 1-6 do City vi aquilo que vi nesta partida. Foram 25 remates do Bilbao à baliza de De Gea, algo que nenhuma equipa tinha feito esta temporada. Aliás, não fosse a grande noite do jovem redes espanhol e teriamos assistido a um resultado escandaloso.

Esta equipa do Bilbao tem pelo menos 6 jogadores que, num futuro próximo, estarão a dar cartas ou num grande clube europeu ou na selecção espanhola. Falo de Iraola (lateral direito), Javi Martinez (trinco ou defesa central), Herrera (médio centro), Susaeta (médio direito), Muniain (extremo esquerdo) e LLorente (avançado). Então o jovem de 19 anos, o Muniain, é uma coisa extraordinária. Tecnicamente evoluído, rápido, sem problemas em driblar, enfim, um talento.

O que mais impressiona nesta equipa do Bilbao é a transição ofensiva. Raramente joga directo (e podia fazê-lo já que tem na frente Llorente, um avançado alto e que joga muito bem de costas para a baliza). A preferência passa sempre pela segurança na posse de bola, com passes curtos e precisos. Um pouco à imagem da selecção espanhola, se preferirem. A juntar a isso, temos uma dinâmica de ataque notável, com 6 a 7 jogadores a aparecerem em zonas de finalização. Não é qualquer equipa que vai a Old Trafford e apresenta tantos jogadores no ataque como o Bilbao o fez. Mérito dos jogadores e muito dedo de Marcelo Bielsa. Sobre este argentino, não é por acaso que se fala nele para suceder Guardiola. Diria mesmo que era o treinador ideal para o Barça.

Acreditando que os "Manchesters" ainda têm uma palavra a dizer na segunda mão, a verdade é que está instalada a dúvida. Mérito do Bilbao e mérito do Sporting.

Sem comentários: