domingo, março 11, 2012

UMA EQUIPA SIMPÁTICA


Muito interessante esta Académica de Pedro Emanuel. Uma equipa que não dá grande espectáculo mas que é de uma organização tremenda. E é curioso que, esta temporada, os "estudantes" têm conseguido o mais difícíl, isto é, fazer bons jogos e alcançar bons resultados frente aos grandes. Foi assim contra o FC Porto para campeonato e taça de Portugal e também para o campeonato contra Sporting e Benfica. Diria apenas que tem faltado algo nos jogos em casa contra equipas (supostamente) do seu campeonato para vermos uma Académica ainda mais bem classificada.

É engraçado ver como este Pedro Emanuel (tal como Jorge Costa) se transforma como treinador. A sua postura é em nada semelhante àquela que mostrava como jogador. Sereno e com um discurso agradável, a verdade é que tem feito um bom trabalho numa equipa sem estrelas. A final da taça de Portugal é um bom prémio para uma equipa pouco genial mas que vende cara a derrota em todos os campos.

É preciso lembrar os mais distraídos que a Académica perdeu em Janeiro dois dos seus três melhores jogadores que começaram a época: Sissoko e Ederzito. Saulo e Edinho foram os seus substitutos e, não sendo exactamente a mesma coisa, a verdade é que têm dado conta do recado. O extremo, por exemplo, faz-me lembrar o Lito (que também passou pela Briosa). Não é um grande jogador mas fruto da sua velocidade e desenvoltura sob ponto de vista técnico, dá imenso jeito a estas equipas da primeira liga.

A Académica é claramente um exemplo de que com pouco se pode fazer muito. Para já estão na final da taça e não se pense que irão para lá passear. O Sporting terá de ter muito cuidado porque esta briosa é o exemplo de uma equipa cínica, pragmática e porventura bastante eficaz.

2 comentários:

EDUARDO MARQUES disse...

Meu querido, não me leves a mal, mas tenho que te fazer uma retificação. Inicias o penúltimo parágrafo dizendo "É preciso lembrar os mais distraídos que a Académica perdeu em Janeiro dois dos seus três melhores jogadores que começaram a época: Sissoko e Ederzito". Não é verdade! A Briosa perdeu o Sissoko, sim, e também o Berger. O Éder ainda é jogador do clube, apesar de neste momento estar afastado da competição por duas razões: além de estar a contas com um processo disciplinar instaurado pela direção, encontra-se também lesionado devido a um problema num joelho que o vai obrigar a ser operado nos próximos dias.
Feito o devido reparo, concordo quase na totalidade com a tua análise. E sublinho o teu último parágrafo: "A Académica é claramente um exemplo de que com pouco se pode fazer muito. Para já, estão na final da Taça e não se pense que irão para lá passear. O Sportimg terá de ter muito cuidado porque esta Briosa é o exemplo de uma equipa cínica, pragmática e porventura bastante eficaz". Aguardemos pois pelo dia 20 de Maio...
Um grande abraço da cidade que te viu nascer, meu querido!

Unknown disse...

Olá!

Sim, eu sei que o Eder ainda está ligado à Académica mas como foi afastado por motivos disciplinares, pensei que já não contasse. Daí até ter dito que perdeu em vez de vendeu 2 jogadores importantes. Mas não sabia que ele estava lesionado, confesso. Então quer dizer que ele ainda tem hipótese de voltar a jogar esta época?