quarta-feira, março 07, 2012

JESUS, ENTENDES AGORA?


Acabado de chegar da discoteca. Sim, pode dizer-se que aproveitei para festejar esta vitória. Não é todos os dias que o Benfica está nos quartos da Champions. A última vez foi em 2006. Nessa altura, acabei por ir ao aeroporto receber a equipa, isto depois de uma vitória histórica em Anfield Road. Desta vez não pude fazer isso (estou longe e jogaram em casa) mas a verdade é que este grupo merecia uma saudação especial. Deixaram tudo em campo e fizeram por merecer o triunfo. Foram felizes e mereciam-no ser. Os últimos resultados foram algo mentirosos e seria um pouco injusto se a equipa tornasse a sentir a dor de uma derrota depois de tudo aquilo de bom que já mostrou ao longo desta época desportiva. Sendo assim, o grupo está de parabéns. A imagem escolhida não é inocente. Neste jogo não me apetece falar dos habituais patinhos feios. Todos foram dignos e todos quiseram vencer. Parabéns Benfica!

Vamos ao título do post. Os mais perspicazes já deverão saber do que falo. A vitória é do colectivo - e de Jesus que convém não deixar de lado - mas há sempre quem se destaque um pouco mais. Maxi Pereira foi enorme, mostrando um pulmão impressionante, mas quem mais brilhou neste jogo foi um tal de Axel Witsel. Que jogatana do belga. Espero que Jesus tenha entendido de uma vez por todas que Witsel tem de jogar SEMPRE. Para além da segurança defensiva, a forma como segura a bola e sabe ligar o meio-campo ao ataque é algo fantástico. Um box-to-box que hoje fez também de Aimar. E que melhor elogío que não esse de dizer que os adeptos não se lembraram do Pablo. Há  jogadores que não enganam e Witsel é claramente um deles. Jogo tremendo!

Termino com uma abordagem à próxima fase da champions. Não havendo equipas fáceis, diria, ainda assim, que o melhor sorteio seria evitar Barça e Real. Já só pedia isso. Com todas as outras, será complicado mas as hipóteses de seguir em frente aumentam significativamente. A última vez que o Benfica entrou no sorteio para esta fase da prova, saíu-lhe a fava (Barcelona). Foi bom ter ido a Barcelona ver o jogo e valeu pela experiência mas não me apetecia nada voltar lá. Gostava muito mais de conhecer, por exemplo, o Gerland ou o San Siro.  Aguardemos (com muita ansiedade, diga-se).

PS: Adoro ver jogos do Benfica serem arbitrados por juízes ingleses. O jogo torna-se mais rápido e sobretudo há menos probabilidades de os jogadores levarem amarelos. Significa assim que todos poderão jogar no próximo jogo e só três jogadores estarão em risco de suspensão (Artur, Javi e Nélson),.

PS1: Uma equipa que apenas tem um remate perigoso em todo o jogo e que não consegue conquistar um único canto, não pode estar no top8 da champions. Spaletti é da velha-guarda. Diria mesmo que já poucas equipas italianas jogam assim. Há que evoluir senhor Spaletti. 

PS2: Não posso deixar de sublinhar as "pérolas" do JJ na conferência de imprensa. Primeiro, o chamar Ludovic ao Lazovic (primeiro na flash interview e depois na sala de imprensa). Depois, um desabafo engraçado a propósito do tradutor russo. Qualquer coisa como isto: "traduzir para quê? não está cá russo nenhum. Deixa lá isso". No seu melhor, o técnico encarnado.

2 comentários:

EDUARDO MARQUES disse...

Como não podia deixar de ser... EU ESTIVE LÁ! Podia escrever muita coisa. Podia analisar o jogo, a qualidade coletiva e individual. Podia analisar as substituições de Jorge Jesus. Podia rejubilar-me com o que senti no verdadeiro INFERNO DA LUZ! Podia... Mas não quero! Prefiro apenas dizer que foi assim que eu aprendi a ser do BENFICA. Foi uma noite europeia à antiga! E termino como comecei: EU ESTIVE LÁ!

Um grande abraço, meu querido!

Unknown disse...

O ambiente pareceu-me extraordinário. Parabéns a ti e a todos aqueles que empurraram a equipa para uma grande vitória. Orgulhoso é a palavra que melhor descreve o meu estado de alma.

Grande abraço!