quarta-feira, março 21, 2012

VITÓRIA IMPORTANTE


Em circunstâncias normais, este jogo a contar para as meias-finais da taça da liga seria encarado de uma forma desvalorativa. Não vibro com taças, o dinheiro também não é algo que faça realmente a diferença e encaro este tipo de jogos como uma oportunidade para ver outros jogadores. O problema é que este jogo era frente ao FC Porto, a mesma equipa que há umas semanas atrás hipotecou seriamente as hipóteses do Benfica em conquistar o título e a mesma formação que o ano passado fez a miséria que todos sabemos em pleno Estádio da Luz. Ora, se na teoria a vitória era importante mas pouco expressiva tendo em conta a competição, na prática este jogo assumia-se como importante para o Benfica, nomeadamente sob ponto de vista psicológico. Uma vitória significaria confiança para os compromissos futuros, o finalizar da tal quebra mental que acompanhava os jogadores frente ao Porto e o acreditar que estes jogadores têm valor e qualidade para ombrear com as grandes equipas, às quais o Porto tem de estar incluído.

Em seguimento do último ponto, começo por isso mesmo. O Porto tem de facto uma equipa muito competente e com jogadores com uma capacidade mental acima da média. Neste particular, a equipa portista é muito mais estável do que o Benfica. Só uma equipa com uma mentalidade vincadamente ganhadora é que consegue lutar constantemente pelos três pontos ou pela vitória nos campos dos rivais. Se repararem, nem Benfica nem Sporting têm a capacidade de lutar com frequência pela totalidade dos pontos no dragão.
Desta vez o Porto acabou por perder mas voltou a mostrar qualidade e argumentos.

Tal como no último jogo, fiquei com a ideia de uma excelente partida de futebol e com duas equipas a mostrarem vontade e atributos para vencer. Desta vez levou a melhor o Benfica mas, tal como no jogo da liga, diria que a balança poderia ter pendido para qualquer um dos lados. Ainda assim, fiquei com a impressão que, neste jogo em particular, o Benfica teve mais ocasiões (com as três bolas nos postes à cabeça) e entendo que em mais momentos de jogo foi superior ao seu adversário. Como tal, talvez acabe por ficar melhor esta vitória ao Benfica.

Destaques:

SLB:

- Capdevila. Não é fácil marcar Hulk. Mais, é extremamente difícil segurar um jogador destes quando estamos perante um jogador de 34 anos e que em 7 ou 8 meses de época fez 4 ou 5 jogos. Tirando os primeiros minutos onde demorou algum tempo a acertar, a verdade é que, depois disso, cumpriu na integra e partiu para um jogo tranquilo. É fundamental que um jogador tenha capacidade física para jogar ao mais alto nível. Verdade. Mas é necessariamente importante um atleta ter cérebro. E nisto, Cap bate Emerson "aos pontapés".

- Maxi. Marcou mais um golo e, pese algumas desatenções defensivas, acabou por fazer mais um jogo daqueles onde o empenho e a entrega contagiam qualquer um. Dos melhores do Benfica.

- Luisão. Imperial. Segurou a zona central da defesa encarnada e ajudou a ofuscar algumas desatenções de Jardel.

- Javi. Não está no seu melhor momento físico da temporada mas, ainda assim, a sua utilidade em campo é inegável. Fundamental na manobra defensiva da equipa.

- Witsel. É fantástico este jogador. Mais um jogo de muita luta e de muita qualidade aquando da posse de bola. Raramente decide mal e isso, no futebol moderno, é mais do que um elogío. Como senão, tem-lhe faltado nestes últimos jogos a capacidade para se integrar com mais frequência no ataque. É natural. Notam-se algumas quebras físicas. Não me surpreenderia nada que Jesus o poupasse no próximo jogo e, vistas as coisas, até seria uma boa jogada a pensar no Chelsea.

- Gaitán.  Sou fã deste jogador e acredito nele tanto como acreditava em Di Maria. O talento está lá e a entrega e a concentração ao jogo começam a aparecer com mais frequência nestes últimos tempos. Foi fundamental em segurar as investidas do Porto pelo flanco esquerdo e apimentou a sua exibição com um passe fantástico para o golo do Óscar. Engraçado que essa tal assistência partiu do centro do terreno, na tal posição onde muitos o gostariam de ver jogar.

- Cardozo. Entrou e marcou o golo da vitória, depois de ter deixado o rapidíssimo Mangala para trás. Contado ninguém acreditaria mas foi verdade. Pela importância do golo, pela frieza diante de Bracali e por aquilo que fez em tão pouco tempo, o paraguaio merece nota alta nesta partida.

Porto:

- João Moutinho. Terá sido o jogador mais rotativo e mais inconformado da equipa em todo o jogo. É um jogador que aprecio particularmente e só não o vejo noutros patamares pela sua incapacidade em fazer golos. Mais uma exibição de encher o olho, numa partida em que se notou a ausência de Fernando.

- Sapunaru. Não sou adepto deste romeno mas a verdade é que cumpriu a defender e foi dos jogadores mais interventivos na segunda parte ao nível ofensivo. Boa exibição.

PS: As ridículas declarações de Vitor Pereira no final da partida podiam mas não merecem qualquer tipo de comentário.  Fico-me por um... lamentável.

6 comentários:

Diogo! disse...

Boas Bruno, vinha aqui para saber tua opinião: a forma como é organizada a "Taça da Liga".. isto dos grupos e a forma como se desenrola, acho ,na minha opinião ,que seria muito mais justo e competitivo se fosse organizada como em Inglaterra.. por exemplo. É bom para o ver grandes jogos, porque teoricamente, passam quase sempre as mesmas equipas ás fases finais.
Não sei se concordas comigo, mas é apenas uma opinião..

Unknown disse...

Olá Diogo.

Pois, esta taça da liga está feita para os grandes. A mim o que me choca mais é a fase de grupos onde os grandes ocupam um grupo diferente e, em três jogos, jogam sempre dois em casa. Para uma competição que quer ganhar força e expressão, estes moldes são tiros nos pés.

Mas é como digo na peça, neste ou noutro molde não sou grande adepto das taças. Prefiro que a equipa se concentre no campeonato e nas competições europeias.

Por acaso há uma coisa que aprecio nesta competição. O facto de dois jogadores portugueses terem de jogar de início é uma boa ideia. Até seria engraçado se obrigassem os grandes a jogar com um jogador da formação de início.

A minha ideia é esta, basicamente. Um abraço!

G.Seco disse...

Amigo rocha

eu apesar de achar que a taça da Liga seja uma maravilha, acho que pelo menos a taça de Portugal é um excelente competição com uma festa/alegria espetacular e unica no pais. Quem já foi à final e passou na mata do jamor antes do jogo facilmente se apercebe disto.


Mais concretamente em relação á taça da liga, a fase de grupo é muito injusta para os "pequenos".
Mas acho que o objetivo é que os grande cheguem facilmente à meia final e final. Se não imagina se ontem fosse um Benfica-P. Ferreira... como seria por ex em relação aos espetadores quanto teria?

Não concordo com a ideia da liga mas percebo o que querem fazer.

Abraço

Unknown disse...

Não digo que não Seco. Sei que há muita gente a valorizar a Taça de Portugal e adora esse tal dia de festa. Eu não digo que não goste de ver o Benfica nas finais da taça. Nada disso. Como torcedor que sou, quero sempre que eles ganhem. Agora, para mim as taças deveriam servir para rodar jogadores. Acho que os grandes têm obrigação de chegar até às meias-finais com as segundas opções. Os meus olhos estão sempre mais focados nos dois primeiros objectivos e esses são sempre campeonato e competições europeias. Ainda hoje me recordo que o Benfica para ganhar o campeonato com o Trapattoni teve de abdicar de outras competições. O Manchester também ganha muitos campeonatos e nas taças raramente chega longe. Não é bonito mas se tiver de escolher, prefiro claramente apostar as minhas fichas nas competições principais.

Um abraço a todos e obrigado pelas vossas opiniões. É sempre bom discutir futebol e ver outros pontos de vista.

PS: Já agora Seco, estava à espera que a semana passada viesses falar da exibição do Artur em Paços de Ferreira. Já que cada vez que lhe detectas um erro vens cá, também estava à espera do contrário.

FUTURO PRIMO DO FOSTEX disse...

A nós Sportinguistas pode valer muito a taça de portugal, pois a classificação do campeonato é desastrosa e a taça poderá ser a via possivél para a liga europa.(penso não estar equivocado no que escrevi)Já agora aqui o bujardas já encomendou bilhetes para a final desta época que será no meu dia de aniversário, e de uma coisa vos garanto, não irá faltar o garrafão do tintol e umas cervejinhas á mistura para comer uns petiscos lá pela mata do jamor! Força Sporting

Unknown disse...

Lol. Mesmo que ficassem em 5º, iriam às competições europeias na próxima época.

Olha lá, tens poupado dinheiro? Sabes que o primeiro ministro de Leiria está de volta para a semana, não sabes?