quinta-feira, março 01, 2012

UM BENFIQUISTA OPTIMISTA


Não é todos os dias que vou para um clássico frente ao FC Porto com elevadas doses de optimismo. Sim, caros amigos, pese embora alguma desconfiança que vou vendo nas mentes de muitos benfiquistas, eu acredito que algo de muito bom vai acontecer na sexta-feira a esta equipa do Benfica. E confiante porquê, depois de três jogos seguidos sem vencer, perguntarão vocês? Efectivamente, há alguns motivos que gostaria de partilhar convosco. A saber:

1. A mais-valia Jorge Jesus. Como todos os treinadores, comete alguns erros. É normal. Agora, acho que já ofereceu tanto a esta equipa e tanto aos adeptos que é impossível deixar de acreditar nele devido a três resultados menos bons. Nestes três anos de trabalho, Jesus conseguiu construir uma equipa ofensiva, com ideias, criativa e com muito poder de fogo. Naturalmente que nem sempre corre bem (o Barça também não ganha sempre) mas, com a sua mentalidade, o Benfica está sempre mais próximo de marcar do que sofrer.

2. O apoio dos adeptos. Estádio cheio e uma atmosfera magnífica é o que se espera para o clássico. A equipa tem sentido a falta desse apoio. Nestes últimos jogos fora, apenas em Coimbra se sentiu um pouco esse calor mas, ainda assim, nada que fizesse empurrar a equipa para um resultado positivo. 
No regresso a casa, nada melhor que um apoio ofegante para derrubar o dragão.

3. O factor-Javi. Regressa o patrão do meio-campo e isso automaticamente implica três coisas: em primeiro lugar, uma maior consistência defensiva, sobretudo nas coberturas aos laterais. Maxi Pereira poderá subir com mais à-vontade porque saberá de antemão que o espanhol lá estará para o que der e vier. Em segundo lugar, a força que Javi tem nas bolas paradas ofensivas. O Benfica não tem criado perigo nos cantos porque tem faltado Garcia ao primeiro poste. Não explica tudo mas a verdade é que é um dos jogadores mais solicitados quando está em campo.
Em terceiro lugar, a entrada de Javi mexe com Pablo Aimar. Primeiramente, o argentino não precisa de recuar tanto no terreno porque sabe que Javi sabe encostar nos centrais e sair a jogar. E, para além disso, estar Javi em campo permite a Aimar jogar em terrenos mais avançados e não se desgastar tanto em termos físicos, sobretudo em situações defensivas.

4. A vontade em querer voltar à liderança e dar um "pontapé" nos maus resultados. Naturalmente que este factor também valerá para o Porto mas sinto que será mais importante no Benfica - até porque, creio, o empate será um resultado interessante para Vitor Pereira. Será um jogo com uma forte carga psicológica mas estou convencido que os jogadores quererão mudar este ciclo negativo de resultados. E é por isso que espero uma entrada forte do Benfica neste jogo. Calculo que o Porto de Vitor Pereira entrará com Moutinho e Lucho muito adiantados no terreno de jogo a tentar roubar bolas mas também imagino que a equipa do Benfica, mesmo evidenciando algum nervosismo incial, procurará desde logo jogar perto da baliza de Hélton. Neste particular, espero que Rodrigo seja uma peça fundamental. Sim, falar em dar uma "sapatada" nos resultados negativos é falar no espanhol. Será, também ele, o trunfo que tem faltado à equipa nestes últimos jogos.


Logicamente que o Porto também terá as suas armas mas, sinceramente, estou convencido que o Benfica tem o que é preciso para vencer este jogo. E sim, mesmo com Emerson ou eventualmente Bruno César em campo, eu acredito!

Sem comentários: