terça-feira, novembro 06, 2012

Como jogava frente ao Spartak?


Tendo em conta a obrigatoriedade de ganhar, o facto de jogar em casa e as muitas lesões/castigo que invadiram o meio-campo do Benfica, parece-me praticamente um dado adquirido que Jesus não abdicará de jogar com dois avançados. Se o fez em Moscovo, não creio que tenha algum problema em o fazer na Luz. Se joga Rodrigo ou Cardozo - Lima está certo no onze -, aí já tenho algumas dúvidas. Penso que o técnico apostará no paraguaio mas não dou isso como um dado adquirido.

Se na defesa também não há qualquer tipo de dúvidas - se Melgarejo recuperar será titular -, a grande questão resume-se aos dois homens que jogarão no meio-campo. Não, não me estou a referir exclusivamente à zona central. Falo mais concretamente da posição "6" e da "11" já que Sálvio a "7" é certo e Enzo Perez a "8" também não tem discussão. Ora, para trinco André Almeida é o mais forte candidato. É a sua posição natural e até tem o extra de, para ele, já não ser novidade jogar na champions. Por muito que não lhe dê grande crédito e por muito que pense que André Gomes tem outra pinta e outro nível, penso que seja Almeida a opção. Muito sinceramente não estou a ver o Gomes a desempenhar a posição de trinco com o mesmo rigor e competência que o faz a "8". A não ser que Jesus inove e jogue "a la Man Utd", isto é, com dois médios género Scholes e Giggs na zona central, descarto o menino Gomes do onze inicial.
Mais remota mas não ridícula de todo seria a chamada de Sidnei para trinco. Não acredito mas com Jesus tudo se tem de equacionar.

Para o lado esquerdo do meio-campo, temo que Bruno César seja novamente opção. Em condições normais, para mim seria sempre Nico Gaitán. Em circunstâncias anormais, apostaria em Ola John ou no regressado Nolito. Em situações de puro recurso, desviaria Enzo Perez para a esquerda e lançaria os dois garotos, sendo o argentino uma importante muleta para a coesão do miolo. Só em desespero total é que optaria pelo gordo.

Artur, Maxi, Jardel, Garay, Melgarejo; André Almeida, Enzo Perez, Sálvio, Nico; Lima e Cardozo. Era assim que jogava.


Sem comentários: