sexta-feira, novembro 30, 2012

ERRO CAPITAL DE VITOR PEREIRA


Vitor Pereira quis mostrar que conta com todos. Não condeno isso, pelo contrário. Acho que os plantéis de Porto, Benfica e Sporting são superiores a todos os outros que andam pela taça de Portugal. Como tal, os jogadores menos utilizados, deverão, ainda assim, dar conta do recado em mais de 70% dos jogos da taça. Naturalmente que o Braga não é uma equipa qualquer e, portanto, o risco do técnico do Porto foi elevado. Poderia eventualmente ter feito entrar uma equipa mais forte até porque a champions está decidida (percebo que se queira o primeiro lugar mas não é dramático ficar em segundo) e o próximo jogo para a liga é em casa frente ao Moreirense (eventualmente daria para gerir o esforço de alguns jogadores). Mas tudo bem, Vitor Pereira quis arriscar num jogo deste nível e, a correr bem, ganharia um boost de moral tremendo. Nota 10 pela ousadia, neste caso.

É curioso que, mesmo com uma revolução no onze, o técnico portista foi inteligente na forma como deixou os melhores em cada sector. Na defesa manteve Otamendi (teve culpa no segundo golo do Braga mas fez um jogo tremendo e é, por esta altura, o segundo melhor central do campeonato); no meio-campo tentou fechar a porta com Fernando; no ataque, não abdicou da qualidade e da boa forma de James. Portanto, um risco mas com a manutenção de três peças basilares.

O erro capital de Vitor Pereira aconteceu, a meu ver, já no segundo tempo. Com um meio-campo onde Castro estava amarelado e James já muito desgastado, tirar Fernando do jogo foi algo que não compreendi. Melhor dizendo, não percebi. Entendo que Pereira quisesse descansar o "polvo" para o encontro de PSG mas, sabendo da falta de ritmo de jogadores como Kleber, Defour ou Castro e tendo a equipa uma vantagem mínima, creio que foi um erro tremendo avançar com esta substituição. Não digo que o líder portista tenha substimado o Braga mas esta alteração como que a dizer que "dava para tudo", não me pareceu a mais adequada. Com efeito, o conjunto bracarense virou o jogo e seguiu em frente, naquele que foi um jogo mais equilibrado e melhor disputado, isto comparativamente ao da liga.

Sem comentários: