segunda-feira, novembro 26, 2012

NÃO COMPREENDO


Não entendo certas opções técnicas no Sporting. Antes de mais, não me vou pronunciar sobre o jogo porque, efectivamente, não o vi na sua totalidade. Depois, também sei que os problemas que a equipa leonina vive vão muito além de simples análises individuais. Ainda assim, é disso que mais gosto falar e é nisso que me vou debruçar neste post. Portanto:

1. Posicionamento ridículo dos centrais. Falaram mal do Polga, encostaram o Carriço e emprestaram o Onyewu, jogador que garantia estabilidade defensiva e assumia-se fortíssimo nas bolas paradas, para ficarem com esta patética dupla de centrais. Vejam os golos e reparem no posicionamento de ambos. E muitos são os jogos que poderiamos analisar, dado que os erros são constantes.

2. Como é possível Rinaudo ser suplente desta equipa? Ainda hoje se viu que com o argentino a música é logo outra. Mais, como é possível Fito ser terceira opção para o meio-campo, atrás de Gelson Fernandes? (hoje não foi o caso mas já vimos esse filme em várias ocasiões). Para mim, um dos melhores jogadores deste plantel.

3. Com Sá Pinto alternou a titularidade com o banco, com Oceano não entrou nas contas e agora com Vercauteren começa a aparecer novamente, ainda que de forma intermitente. Falo de Carrillo, o jogador mais excitante do Sporting mas que, pelos vistos, não reúne consenso para aquelas bandas. Aquela substituição de hoje - Labyad pelo peruano - é, no mínimo, hilariante.

4. Onde anda André Martins, o jogador que mais me impressionou na época passada? Cheira-me a novo Moutinho, isto é, ainda o vou ver a brilhar noutros clubes importantes portugueses.Talento tem ele, não tenho dúvidas sobre isso.

5. Não sou daqueles que pense que Wolfswinkel é um flop. Acho que é um avançado interessante e com margem para poder crescer. Agora, continuo a não compreender como é que o meio-campo fica sempre tão distante do holandês. Com extremos tão abertos, um nº10 ou um segundo avançado seria fundamental. Pranjic não me parece um maestro (pese a boa qualidade de passe) e não é aquele jogador "a la Saviola", isto é, capaz de vir atrás e ter ainda a capacidade para tabelar com o ponta-de-lança e, invariavelmente, aparecer na área em situações de finalização. 

Fico-me por aqui. O cenário é tão negro que custa falar sobre ele. E, de certa forma, custa-me mais porque sou da opinião que a matéria prima não é tão má como se quer fazer crer. Sim, obviamente que há muitos problemas na zona central da defesa, falta um "10" de qualidade e um alternativa a Wolfswinkel, algo que até poderia fazer com que o treinador tivesse um sistema alternativo; agora, muitos dos atletas são internacionais por países importantes e isso é um pormenor que não podemos desvalorizar. 

Sem comentários: