segunda-feira, novembro 05, 2012

INTERESSANTE


Vi com muita atenção o derby das "Bs", jogo em que o Sporting foi superior na primeira parte e perigoso em contra golpe na segunda. Acima de tudo, duas equipas que procuraram o golo e dar um espectáculo de grande qualidade. Gostei.

Já tinha visto vários jogos desta equipa do Benfica (do Sporting nem tanto) e confesso que não estou muito entusiasmado com este plantel, isto numa perspectiva de ter matéria para, num futuro próximo, abastecer com regularidade a equipa principal. Tudo bem, os mais optimistas podem-me dizer que se por época conseguirem dar dois jogadores aos "A" é algo fantástico. Sim, não nego isso. A questão é que, tirando André Gomes que estava na cara que teria tal destino (não estou tão convencido em relação ao Almeida), sinceramente, apenas vejo dois ou três jogadores com verdadeiro potencial. A saber:

- João Cancelo: Tem de meter na cabeça que, na sua posição, o principal é defender. E isso ainda não está totalmente adquirido. Dá ainda muito espaço ao ala e ataca muito mas nem sempre tem fôlego para voltar. Quando perceber isso (e tem tempo para o fazer), vai ser um caso sério já que tem uma velocidade e qualidade técnica de fazer inveja a muito médio. Diria que, até ver, é o jogador mais promissor desta equipa.

- Ivan Cavaleiro: gosto da forma atrevida e despreocupada com que encara o adversário. Não se esconde do jogo, é rápido e tecnicamente evoluído. Jogador que, pelas suas características, poderá encaixar no perfil de jogador que Jesus aprecia.

- Luis Martins: não me parece que a sua melhor posição seja a de extremo. Acho que como defesa esquerdo rende mais. A sua principal qualidade é o cruzamento. Não o descarto já do lote de jovens com potencial.

Estes são os jogadores que vejo com mais hipóteses de poderem vir a integrar a equipa principal num futuro próximo. Temos também Duarte Duarte, Cafú ou Luciano Teixeira a tentarem crescer mas, para já, não arrisco dizer grande coisa sobre os mesmos. 
Completamente riscados para mim estão os avançados Corrêa e João Mário, dois jogadores fraquissimos. Já agora, Miguel Rosa é um bom jogador mas, sinceramente e até pela idade, não o vejo como reforço para Jesus, isto numa posição onde a equipa está bem servida.


Uma palavra também para os miudos do Sporting. Bela equipa e um leque de atletas com enorme potencial. Bruma, João Mário e Zezinho (a fazer lembrar o Emerson do Belenenses e do Porto) são jogadores que facilmente irão chegar à primeira liga. O primeiro é um extremo rapidíssimo e com excelentes atributos técnicos; o irmão de Wilson Eduardo tem um pulmão incrível e uma maturidade de jogo fora do vulgar; e Zezinho é um poço de força e garante estabilidade ao sector recuado da equipa. 

Depois, jogadores como Tobias Figueiredo, Victor Golas, Eric Dier ou Esgaio merecem, no mínimo, especial atenção. Isto já para não falar em nomes como Arias ou Betinho que já estão em permanente ligação à equipa principal.

No fundo, jogo interessante e com um resultado que, embora algo exagerado face ao que foi a partida, traduz melhor a diferença de potencial entre estas duas equipas.

2 comentários:

João Carlos disse...

O potencial do Sporting B é incomparavelmente superior ao do Glorioso B. Luís Martins é fraco, só Cancelo (ainda é junior) e talvez Cavaleiro e Mika possam chegar à equipa A. André Almeida encontra-se extremamente sobrevalorizado (espero que não jogue 4ª feira) e André Gomes é bastante interessante. Quanto a Miguel Rosa não percebo o alarido nos fóruns benfiquistas á sua volta. Mas talvez fosse titular em 12 das equipas da 1ªLiga. No Sporting, Dier (ainda é junior), Bruma, Esgaio, João Mário, Betinho e Zezinho são muito fortes.

João Carlos disse...

Bruma também é junior...no BI