domingo, novembro 04, 2012

QB


Vitória justa e tranquila do Benfica frente a um Guimarães esforçado mas sem a qualidade de outrora. Cardozo, com dois golos, acabou por ser a figura do jogo, numa partida marcada pela expulsão do menino André Gomes e por mais uma lesão de Carlos Martins, ele que estava a ser uma das melhores unidades na primeira parte.

Destaques:

- MVP: Cardozo. Não lhe peçam para grandes correrias ou para jogadas de requinte técnico. Cardozo é isto: apagado grande parte do tempo e, de repente, assina a contar. O paraguaio tem "feito bem de Lima" e o brasileiro "tem feito bem de Rodrigo". Como tal, dupla a manter para os próximos encontros da liga. Já o internacional sub-21 espanhol terá de esperar por melhores dias já que não vive grande momento de forma e os seus companheiros continuam bastante assertivos na frente de ataque.

- Sálvio: não foi aquele Sálvio explosivo e desequilibrador que estamos habituados mas a sua entrega ao jogo e a forma como nunca se esconde do mesmo fazem daquele lado direito do ataque uma verdadeira ameaça. Foi bom vê-lo de volta ao onze e, depois de 60 e poucos minutos onde se revelou competente, acabou por ter uns minutos extra de descanso que certamente lhe irão permitir chegar ao jogo da champions mais fresquinho.

- Martins: como referi, excelente primeira parte de Martins. Rápido na entrega, dinâmico e sempre ligado ao jogo. Foi pena a sua lesão quando estava a divertir-se em campo e a fazer lembrar o Carlos que lutava por um lugar no onze da selecção.

- Matic: bom jogo do sérvio. Pareceu-me muito disponível fisicamente e recuperou um grande número de bolas. Por mais que uma vez apareceu dentro da área a tentar finalizar, o que revela a tal frescura física. Talvez o melhor jogo de Matic esta época, ele que falhará o próximo jogo frente ao Spartak. E que falta fará!

- Ola John: ok, tem qualidade técnica e parece-me detentor de uma boa visão de jogo. Se isso chega para ser titular no Benfica? Parece-me curto ainda. Falta-lhe explosão (e é estranho porque fico com a ideia que é rápido) e creio que ainda não está familiarizado com o modelo de jogo da equipa. Está melhor, é verdade, mas, na minha opinião, ainda corre muito atrás de Nico Gaitán e Nolito.

- Luisinho: esteve relativamente bem em situações ofensivas mas hoje foi muito negligente na parte defensiva. Não confirmou na integra a boa exibição de Barcelos.

Tudo na mesma lá na frente. Um Benfica qb, naquele que, diria, terá sido o teste ideal em vésperas do decisivo jogo da liga milionária. Pouco desgaste, avançados moralizados e mais uma partida com as redes invioláveis. A juntar a isto, um Enzo Perez que descansou e que, seguramente, aparecerá bem na quarta-feira. Só não digo que Jesus pode dormir completamente descansado já que o castigo de Matic e as lesões de Martins e Aimar preocupam. Teremos um trio composto por André Almeida, André Gomes e Enzo, relegando um dos avançados para o banco? Jogará Jesus num 4x4x2 clássico com Enzo e André Gomes lado a lado? Fará André Almeida a posição de trinco, arriscando JJ jogar apenas com Perez à sua frente? Dúvidas que certamente pairarão na cabeça do mister até praticamente à hora de jogo. Acima de tudo, espero que o treinador do Benfica não tenha a tentação de proteger o meio-campo com a inclusão do gordo no lado esquerdo. E até porque, creio, este é jogo para Nico brilhar.

Sem comentários: