sexta-feira, dezembro 21, 2007

Bwin Liga: Benfica acaba ano com goleada


Benfica 3-0 Estrela Amadora
(Rodriguez, Cardozo g.p, Nuno Gomes)



O Benfica regressou às vitórias para a liga graças a um triunfo gordo frente ao Estrela da Amadora. O jogo contou com duas partes completamente distintas, sendo que a segunda foi aquela em que tivemos mais Benfica. De resto, foi só na etapa complementar que tivemos os três golos do jogo, curiosamente ou não, o futebol dos da casa foi outro a partir do momento que Camacho alterou o sistema - passou do habitual 4-2-3-1 para o 4-4-2 -.

Confesso que não me apetece muito falar das incidências do jogo até porque, para sermos rigorosos, não há muito para dizer. Na primeira parte não houve futebol; na segunda, o Benfica forçou o ritmo, mudou de sistema, jogou com mais unidades de ataque e, inerentemente a tudo isso, vieram os golos, as boas combinações ofensivas e, mais importante que tudo, a vitória que andava a fugir nestes últimos compromissos.

A crónica ao jogo de hoje tem alguns contornos diferentes da habitual. Gostaria de falar sobre a substituição operada por Camacho ao intervalo do jogo. Como é sabido, o espanhol tirou Rui Costa e colocou Nuno Gomes. Assim, Cardozo passou a ter companhia no ataque e a verdade é que a equipa mostrou-se diferente e para melhor. Calculo que a outra alteração - Nelson por Di Maria passando Maxi para lateral - tenha tido muita influência até porque o argentino é daqueles que, bem ou mal, procura sempre mexer com o jogo... Mas, a grande questão que se impõe é:

RUI COSTA DEVE CONTINUAR A TER A PREPONDERÂNCIA QUE TEM TIDO NO BENFICA?

Na minha opinião, um claro NÃO, não deve. Passo a explicar:

1. Rui Costa tem 35 anos. Não conheço nenhum jogador das equipas europeias de nível médio-alto que tenham um médio centro a jogar entre 180 a 270 minutos por semana.

2. Olhando para o plantel que dispõe e, mais concretamente, para a linha avançada, o Benfica tem necessidade de jogar com dois avançados dado que nenhum deles consegue render a jogar sozinho. Para se jogar com duas unidades no ataque, um médio tem de sair. Parece-me lógico que Rui Costa não tem "pernas" para jogar com apenas um trinco atrás dele.

3. Com Rui Costa a equipa ganha classe, experiência, maturidade, organização mas perde capacidade de combate a meio-campo e, mais importante que tudo isso, capacidade em pressionar alto.

4. Com Rui Costa, a equipa torna-se mais previsível dado que parece obrigatório que a bola tenha de passar pelos seus pés. Uma equipa inteligente (o Porto anulou Rui Costa e dominou o jogo), anulando Rui Costa, tem meio trabalho feito para equilibrar o jogo com o Benfica.

Posto isto, gostaria de dizer que sou um admirador nato do Rui Costa. Atenção que não estou nem nunca estarei de acordo com Joe Berardo. Apenas quero deixar vincado que acho que Rui Costa não pode jogar com a regularidade e a intensidade que o tem feito. À medida que os jogos vão passando, naturalmente que Rui Costa vai perdendo fulgor e o Benfica perde claramente com isso. Sou claramente a favor da contratação de um médio ofensivo que pudesse fazer de Rui Costa. Nesse sentido, o maestro passaria a estar mais vezes no banco de suplentes mas, quando entrasse na segunda parte, daria à equipa outra capacidade, outra dinâmica.

Não sei se os leitores estão de acordo com a minha posição e, como tal, gostaria que COMENTASSEM este tema em relação ao Rui Costa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se nao fosse a boa forma do Rui Costa no inicio de epoca, nesta altura o Benfica estava em 4º ou 5º.

Anónimo disse...

A questão que colocas é de resposta simples: o Rui Costa tem obrigatoriamente de ser titular no Benfica porque é dos poucos que ainda consegue ter algum discernimento para jogar com a bola nos pés. Se tem 35 ou 25 anos, isso é apenas um pormenor. Hoje em dia não é preciso correr-se muito para se jogar à bola. Basta ver o Milao

Tiago José