domingo, dezembro 02, 2007

Bwin: Porto vence na Luz pela mínima


Benfica 0-1 FC Porto
(Ricardo Quaresma)

NOITE DE "LUCHO" DO PORTO "LIXA" CONTAS DO TÍTULO AO BENFICA!



Título arrumado? Sinceramente, parece-me ainda cedo para tirarmos um conclusão dessas. É verdade que o Porto leva um confortável avanço, é certo que no clássico deste fim-de-semana mostrou uma qualidade e um colectivo muito superior ao seu adversário mas, ao fim ao cabo, não nos podemos esquecer que ainda há muitos jogos pela frente e também o mês de Janeiro que permite reajustamentos de plantel. Portanto, Porto em vantagem mas nada de definitivo em termos de contas.

Relativamente ao clássico, não há dúvida que o Porto foi muito superior ao Benfica, nomeadamente no primeiro tempo. Nem a primeira grande oportunidade de golo por intermédio de Nuno Gomes, no minuto inicial, fez abanar os "azuis e brancos". Qualidade de posse de bola, sectores bem unidos, rapidez de processos, velocidade nas alas, enfim, um verdadeiro luxo ver o Porto dominar em pleno Estádio da Luz. Para isso tudo, três "artistas" em claro destaque. Aliás, os nomes são sobejamente conhecidos e até já cansa referi-los dado que são sempre os mesmos: Lucho González, Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez. Três jogadores do melhor que há no nosso país, sendo que os mesmos teimam em aparecer nos grandes jogos, sintoma revelador de toda a sua qualidade.
Pelo exposto, parece-me óbvio que houve muito mérito do Porto para a apatia revelada pelo Benfica nos primeiros 45 minutos. A pressão alta portista obrigava o Benfica a jogar longo e pelo ar (Bruno Alves levava sempre vantagem sobre Nuno Gomes), depois, outro pormenor que me chamou a atenção, os alas do Porto nunca acompanhavam a subida dos laterais "encarnados". Como consequência disso, Léo e Luis Filipe, no primeiro tempo, tinham sempre muito receio em subir no terreno já que temiam os contra-golpes de Quaresma e Tarik.
Se houve efectivamente mérito do Porto, também me parece que houve algum demérito por parte do Benfica. A equipa estava mal arrumada para querer ganhar um jogo desta envergadura. É certo que é muito mais fácil falar depois de vermos o sucedido mas, na minha opinião, houve alguns factores que condicionaram a exibição benfiquista. Desde logo, a inclusão de Luis Filipe na equipa. Cansa ver este pseudo-jogador no onze do Benfica, sabendo que Nélson está no banco de suplentes e, pelos vistos, completamente recuperado da lesão. Pareceu-me completamente arriscado manter Luis Filipe no onze, sabendo que do outro lado estava tão e somente Quaresma. Depois, a repetida insistência em Petit-Katsouranis como "duplo-pivot" defensivos. É como venho dizendo há muito tempo: Petit gosta de jogar sozinho como trinco, Katso rende claramente mais como interior ou em terrenos mais avançados. Ainda outro aspecto que também temos vindo a alertar, não se pode continuar a insistir em Nuno Gomes como único ponta-de-lança. Já se sabe que só por milagre é que o "21" factura a jogar sozinho. E então se for solicitado pelo ar, aí a coisa ainda fica mais complicada.

Em termos de segundo tempo, naturalmente que a reacção do Benfica foi outra e para melhor. O Porto também baixou as suas linhas e procurou jogar em contra-ataque. O problema para Jesualdo foi que o desgaste físico acentuou-se e as lesões de Tarik e Quaresma fizeram com que se perdesse rapidez nas transições. Ter na frente Mariano e Postiga não é naturalmente a mesma coisa. Ainda assim, uma palavra para Lisandro Lopez que esteve absolutamente incrível em toda a partida. Vê-lo ao vivo no estádio é algo de fascinante. Corre que se farta, luta até não poder mais, recupera bolas, sabe segurar o esférico, remata bem, assiste bem... Enfim, um verdadeiro regalo para os olhos.
Voltando ao Benfica, obviamente que esteve por cima em termos de segunda parte. Registei uma frase de Joaquim Rita, comentador Antena1, que dizia que o Porto foi superior no primeiro tempo em qualidade ao passo que o Benfica foi superior na segunda parte mas em quantidade. Ora, nem mais. A turma de Camacho esteve de facto por cima nesta etapa complementar mas nunca mostrou uma organização colectiva e uma arrumação de ideias que lhe permitisse mudar o rumo dos acontecimentos. Houve aqui e ali uma ou outra situação em que Helton se viu em apuros mas o mesmo conseguiu, com enorme classe, justificar mais uma vez o porquê de ser por muitos considerado o melhor guarda-redes a actuar em Portugal.
Contas finais, o Porto acabou por chegar ao fim em vantagem, algo que se aceita perfeitamente tendo em conta aquilo que foi o jogo. Resta ao Benfica tentar chegar a Janeiro com uma diferença pontual na casa dos 5-7 pontos para depois, com reforços de qualidade e algumas dispensas, tentar atacar a segunda volta.


PS: É um regalo para os olhos ver Lucho González e Lisandro Lopez (os dois melhores em campo - Lixa foi, para mim, o melhor -) ao vivo. E a selecção argentina até se dá ao luxo de não os convocar...

Sem comentários: