terça-feira, dezembro 04, 2007

Champions: Benfica vence na Ucrânia e garante Uefa


SHAKTHAR 1-2 BENFICA
(Lucarelli g.p; Cardozo (2))



Missão Uefa cumprida. A exibição não foi grande coisa mas, sinceramente, era difícil fazer melhor e era complicado pedir mais aos jogadores do Benfica. As condições climatéricas completamente adversas e o desgaste físico proveniente dos últimos jogos eram factores de sobra para o risco deste jogo. Além do mais, pela frente o Benfica tinha uma equipa deveras complicada, nomeadamente quando falamos nos jogadores do meio-campo para a frente.

No que concerne à primeira parte, diria que a sorte do jogo sorriu aos "encarnados". Ao contrário do que sucedera, por exemplo, em Glasgow, na primeira vez que o Benfica se aproximou da área do Shakthar, marcou. Oscar Cardozo aproveitou muito bem uma falha da defesa ucrâniana - o sector mais fraco da equipa - e, à saída de Pyatov, atirou facilmente para o primeiro do jogo. Se a estratégia passava por jogar de forma recuada e cautelosa para, em contra-ataque, explorar os espaços concedidos, nada melhor que entrar praticamente a ganhar na partida. Importa referir que, minutos antes, o Shakthar teve, talvez, a sua melhor oportunidade em todo o jogo. Valeu Quim a negar o golo a Lucarelli.
A partir do golo, nada mudou. O Shakthar continuou a atacar, dominou sempre o jogo mas nunca incomodou realmente Quim. O Benfica, apesar de controlar a partida, nunca conseguiu, contudo, sair a jogar. As bolas perdidas eram constantes, a facilidade com que o Shakthar recuperava a bola era preocupante.
A excepção de todo um resto de primeira parte jogado no meio-campo benfiquista aconteceu quando, numa das raras iniciativas de ataque, Maxi Pereira cruzou de forma perfeita para a cabeça do "Tacuara" que finalmente mostrou que também pode fazer golos dessa forma. Cardozo, qual Jardel, disse "sim" à bola e esta só parou no fundo das redes. Sem nada o fazer prever, dois zero para o Benfica na Ucrânia.
Até final do primeiro tempo, de registar apenas o golo dos visitados, isto através de uma grande penalidade cobrada por Lucarelli. David Luiz fez, segundo o árbitro, falta sobre o italiano. As imagens não são conclusivas. Importa referir que tanto Luisão como David Luiz tiveram, na primeira parte, muitas dificuldades em marcar a dupla Brandão-Lucarelli. Não é fácil marcar dois jogadores muito fortes fisicamente e com enorme capacidade no jogo aéreo. Na segunda parte os centrais "encarnados" encaixaram totalmente nas marcações e não mais se viu perigo criado por esta dupla.
Ao intervalo, vitória pela mínima do Benfica o que indiciava precaução para o segundo tempo.

No segundo tempo, a história do jogo não se alterou. O Shakthar teve mais posse de bola mas nunca foi aquela equipa massacrante que deveria ser, sabendo de antemão que só a vitória possibilitava continuar na Champions.
Relativamente ao Benfica, apesar de controlar o jogo, faltou sempre o contra-ataque, arma essa que a equipa tinha na temporada anterior, fruto da velocidade de Simão e Miccoli. É pena o ataque "encarnado" ser lento porque, nestes jogos, dá muito jeito ter atletas rápidos para explorar os espaços.
Não foi possível fazer melhor mas, sinceramente, também não era preciso. Foi uma equipa quanto baste que se apresentou na Ucrânia.

PS: O Benfica tem claramente um problema na lateral direita. Desta vez tivemos Nelson de inicio mas, sinceramente, quer um quer outro (L.F) não têm qualidade para jogar no Benfica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vitória justa do Benfica, Luisão melhor em campo. Na Uefa vamos limpar os lagartos...