domingo, dezembro 23, 2007

Bwin: Sporting vence pela mínima o Paços

Sporting 2-1 Paços Ferreira
(Vukcevic, Romagnoli; Edson)

Simon: O "10" que virou "9"



E de repente, o Sporting fez duas vitórias seguidas para a liga e já (só) está a 9 pontos do lider FC Porto. Se tivermos em linha de conta que a semana passada, por volta dos 75 minutos na Madeira, os "leões" estavam a 15 pontos, então até se pode dizer que não é nada mau acabar o ano a apenas 3 derrotas do seu adversário directo.

Desde já digo claramente que o que se viu em Alvalade foi mau, muito mau até. Sporting e Paços de Ferreira proporcionaram um fraco espectáculo de futebol, sendo que, obviamente, a responsabilidade em atacar e dar outra cor ao jogo cabia exclusivamente à equipa liderada por Paulo Bento. Não foi isso que aconteceu e, muito sinceramente, não se percebe porquê. O Sporting, bem cedo em desvantagem através de um golo do angolano Edson, nunca conseguiu impor um ritmo de jogo elevado e capaz de perturbar profundamente a estrutura defensiva do Paços de Ferreira. A equipa pacence deu-se ao luxo de, por diversas vezes, sair a jogar com tranquilidade e, ainda mais preocupante, trocar a bola no meio-campo do adversário na maior das calmas.
O que valeu ao Sporting foi que, no primeiro tempo, haviam 3 unidades claramente inspiradas. Abel foi sempre uma mais valia em termos ofensivos e criou muitos desequilibrios na defesa pacence; Miguel Veloso foi preponderante na organização do ataque leonino e do seu pé esquerdo sairam variadíssimos passes de ruptura - num deles nasceu o primeiro golo do Sporting -; Simon Vukcevic, qual número "9", mostrou mais uma vez "pé quente" e abriu caminho para a vitória do Sporting através de um bom remate cruzado com o seu melhor pé, o esquerdo. Dizer também que foi o montenegrino o responsável pela grande penalidade causada por Peçanha (viria a ser expulso na sequência do lance), tornando-se assim, a meu ver, a unidade mais influente no jogo.

Mais do que o triunfo leonino, vitória que, apesar de pouco conseguida, efectivamente não sofre contestação, importa salientar a inclusão de Miguel Veloso na posição de lateral esquerdo, isto em todo o segundo tempo. Naturalmente que o "24" dos leões não se sente tão à-vontade como no meio-campo. Nisso, todos estamos de acordo. Agora, parece-me interessante ver Miguel Veloso nessa posição, tendo em conta todo um contexto de selecção nacional. Sabendo de antemão que Petit deve ser (e muito bem!) dono da posição de trinco, na minha opinião, poderia ser deveras interessante ver Veloso, um esquerdino, na posição de lateral esquerdo. Obviamente que Veloso não é um jogador muito rápido, algo que podia ser prejudicial frente a selecções com extremos rápidos. Contudo, tendo em conta que Ricardo Carvalho e Pepe são exímios nas dobras, tendo também em conta que a matéria prima para essa posição não abunda (não me venham com a treta do Paulo Ferreira), parece-me que Portugal podia ganhar qualquer coisa com essa novidade. Qualidade de passe, capacidade de Miguel Veloso em tirar cruzamentos perigosos sem propriamente ir à linha de fundo seriam dois requisitos que dificilmente veriamos em Paulo Ferreira ou Caneira.

Espero sinceramente que Paulo Bento continue a apostar mais vezes em Miguel Veloso como lateral esquerdo (até porque está a começar a aparecer outro jogador de grande qualidade - Adrien Silva -) já que só assim é que o mesmo poderá ser opção, nessa posição, em termos de selecção. Todos nós sabemos que tentar encontrar novas soluções através da experimentação de jogadores noutras posições, testar novos sistemas tácticos, capacidade de improvisação... Não são nem nunca foram qualidades reconhecidas ao patrão da federação/seleccionador nacional.

Sem comentários: