domingo, dezembro 16, 2007

Bwin Liga: Benfica cai no Restelo

Belenenses 1-0 Benfica
(Weldon)



O Benfica perdeu ontem em Belém frente ao Belenenses por uma bola a zero, resultado perfeitamente justo dado àquilo que, fundamentalmente, o Benfica não fez em 90 minutos. Pouco, muito pouco mostrou a equipa de Camacho no jogo de ontem, muito mau para quem luta (ou lutava) objectivamente pelo título nacional. Aproveitou o Belenenses para, com uma exibição segura e organizada (um pouco à imagem do seu treinador), arrecadar os três pontos, mas, quem efectivamente ficou a ganhar foi o FC Porto que praticamente à mesma hora cumpria a sua missão em levar de vencida um difícil Guimarães que, mesmo perdendo, demonstrou no dragão o porquê de estar em 3º lugar na tabela.

Falando mais concretamente no jogo, na minha maneira de ver, Camacho continua a cometer alguns erros, nomeadamente a nível táctico e também em questões de posicionamento de alguns jogadores. Apesar de ser um apreciador do 4-2-3-1, creio que este sistema não é o ideal tendo em conta o plantel que o espanhol tem. Vamos por partes:

1. Camacho não tem culpa da falta de ritmo de Petit. O internacional português está muito longe (mesmo muito) daquilo que pode e sabe fazer. Contudo, estando ou não em bom momento, já o disse várias vezes e volto a repetir, Petit não tem o mesmo rendimento jogando na condição de duplo-pivot defensivo, portanto, tendo Katsouranis a seu lado e com as mesmas funções.
O caso de Katsouranis é exactamente igual, sendo que até considero que o grego esteja bem sob ponto de vista físico. Ora, se está bem fisicamente e não rende, a isso se deve ao facto de, também ele, não estar vocacionado para actuar como "bi-médio defensivo".
A posse de bola na primeira parte (61% contra 39%) diz bem do "baile" que o Benfica levou no meio-campo. Os trincos jogaram muito perto dos centrais e Rui Costa, como é sabido, só joga com bola.

2. Se no ponto acima falei por alto em Rui Costa, neste ponto tenho de referir-me de forma mais concreta ao "maestro" até porque fala-se muito daquilo que a equipa ganha tendo um jogador desta categoria em campo mas não se fala daquilo que o Benfica perde com um jogador de 35 anos a jogar 90 minutos por jogo e 3 vezes por semana.
Em primeiro lugar, creio que todos estamos de acordo ao dizer que Rui Costa é fundamental neste Benfica. A experiência, a classe, a forma desinibida com que assume o jogo, tudo isso é evidente. Contudo, Camacho tem exagerado na forma como tem utilizado o "10". Tem sido claro e inequívoco que Rui Costa tem vindo a baixar o seu nível de jogo. Mais, não me recordo de, nos últimos encontros, ter visto uma segunda parte de grande nível do antigo jogador do Milan. Atenção, isto não é uma crítica ao atleta, nem pouco que se pareça. É perfeitamente compreensível que o Rui tenha quebras nomeadamente ao nível físico.
Os leitores, ao lerem isto, podem argumentar com o facto de José António Camacho não ter rigorosamente mais ninguém para organizar o jogo, para ler a partida. Naturalmente que estou de acordo, isto apesar de ter para comigo a ideia que Cristian Rodriguez poderia talvez fazer essa posição. Assim sendo, se Camacho não tem mais ninguém (ok, tem Adu mas ainda é muito verde), por que razão o Benfica não comprou um médio organizador (falou-se em Willian, Riquelme, D'Alessandro entre outros) se todos nós sabiamos que Rui Costa não poderia ser o mágico que todos nós conheciamos? pois é, mais cedo ou mais tarde, isto ia acontecer. E então se tivermos dois trincos a anularem-se um ao outro durante todo o jogo... Naturalmente que o meio-campo "encarnado" não pode funcionar.

3. O ponto 2 serve de ligação para este terceiro ponto. Como é sabido, Camacho gosta muito de jogar em 4-2-3-1 ou no tradicional 4-4-2 com dois médios ala e dois avançados. Ora, falando ainda em Rui Costa, parece-me que detectamos desde logo mais um problema. Camacho já o disse, o maestro é indiscutível e fundamental para este Benfica. A questão que desde logo se coloca é: como fazer para jogar num sistema com dois avançados e dois extremos "à antiga" sabendo de antemão que Rui Costa tem de jogar? A resposta, na cabeça de Camacho, é simples. Não dá (principalmente fora de portas) para jogar com um médio defensivo mais Rui Costa. Por conseguinte, não dá para jogar em 4-4-2.
Qual bola de neve, a insistência no 4-2-3-1 leva-nos rapidamente à questão dos avançados. Baseando-me apenas em Cardozo e Nuno Gomes (os outros não contam), parece-me evidente que, quer um quer outro, não têm características para jogarem "abandonados" na frente de ataque. Em relação ao paraguaio, mantenho a minha ideia. O "tacuara" pode ser muito útil ao Benfica, isto se as suas características forem devidamente aproveitadas. Já vimos que não é neste sistema actual, em que tem dois falsos alas e um número "10" que não tem características para rasgar uma defesa ou tabelar de forma determinada com o ponta-de-lança, que o Benfica lá vai. Cardozo precisa de alguém que desgaste uma defesa, de alguém que lhe permite ter mais espaços para fazer uso da sua principal arma: o seu fortíssimo pontapé de pé esquerdo. Ora, para termos um melhor aproveitamento de Oscar Cardozo, nada melhor que ter um complemento como o é Nuno Gomes. Já se sabe que o "21" não é um finalizador nato e também não é jogador para lutar sozinho contra uma defesa (razão óbvia para também não poder actuar sozinho na frente de ataque no actual sistema). Os pontos fortes do internacional português são precisamente os aspectos que referi nas necessidades de Cardozo. Nuno Gomes é um jogador que joga relativamente bem de costas para a baliza já que se movimenta bem e tem como ponto forte o facto de ser inteligente na forma como abre espaços para os seus companheiros finalizarem. Não sendo um jogador que me agrada profundamente (até sou apologista da sua saída do clube para bem dele próprio), creio que, tendo em conta o plantel actual, poderia ser uma boa solução jogar com Nuno Gomes e Cardozo na frente de ataque.

4. Queria falar ainda das laterais do Benfica mas, uma vez que a escrita já vai longa, deixo isso para uma próxima altura. Assim por alto, parece-me lógico que Maxi Pereira não é um médio direito que aporte grande coisa ao lado direito do ataque - acho inclusivé que o uruguaio seria bem mais útil como lateral, fazendo o corredor e utilizando, consequentemente, o seu enorme pulmão -; por sua vez, Rodriguez é um enorme jogador mas acho que poderia dar mais qualquer coisa numa zona interior do terreno - talvez num 4-3-3 estilo Porto em que o "cebola" faria de Raúl Meireles; finalizando, urge contratar rapidamente um lateral direito (e não um lateral esquerdo) já que Luis Filipe e Nélson não são jogadores para o Benfica.

Vida difícil para o Benfica, tudo mais fácil para o FC Porto que, salvo uma enorme quebra de rendimento lá para Fevereiro, vai certamente conquistar mais um título para as suas fileiras.

Sem comentários: