sexta-feira, dezembro 14, 2007

OLHÓ PLAYER "6"


Nome: Andwelé SLORY (Feyenoord)

Posição: Extremo



DATA DE NASCIMENTO: 27/09/1982 (25 anos)
NACIONALIDADE: Holandesa (nasceu no Suriname)
ALTURA: 1,70
PESO: 63 kg
NÚMERO: 11
INTERNACIONALIZAÇÕES: 2

CLUBES POR ONDE PASSOU:

2000-2005: Stornmvogels Telstar (77 jogos, 21 golos)
2005-2007: Excelsior (65 jogos, 26 golos)
2007-...: Feyenoord

CURIOSIDADE:

Slory nasceu em Paramaribo (Suriname). À primeira vista, esta cidade não nos diz absolutamente nada. Pois, se lhe disser que Davids, Seedorf e o nosso conhecido Jimmy Hasselbaink são precisamente oriundos de Paramaribo, assim já é outra conversa. Quem ficou a ganhar foi, sobretudo, a selecção holandesa...

ANÁLISE:

Um autêntico Douala com técnica. Não foi por acaso que Marc Van Basten já o chamou por duas vezes para a selecção principal da Holanda, ainda que para jogar dois jogos amigáveis (Coreia do Sul e Tailândia).
Andwelé Slory é um extremo puro se bem que, e apesar de nunca o ter visto no Feyenoord como avançado centro (com Makaay em campo torna-se difícil), pelas suas características, facilmente daria um bom avançado. Aliás, basta ver o número de golos que marca por ano (a época passada marcou 12 golos em 29 jogos) fruto da sua qualidade técnica e fundamentalmente da sua velocidade.

Confesso que esta época tenho visto muito mais o PSV ou o Ajax do que propriamente o Feyenoord. Ainda só por duas vezes vi o Feyenoord (Groningen e VVV) e, curiosamente, foram dois jogos em que o resultado não foi bom (derrota 3-2 com o Groningen e 0-0 na casa do modesto VVV. Mesmo com poucos dados (em breve terei mais dados para poder analisar esta equipa do Feyenoord no OLHO CLÍNICO até porque é das poucas equipas que vejo alinhar sem o chamado trinco), Slory destacou-se dos demais. Muitas vezes a equipa alinhava em contra-ataque e, nesse capítulo, Slory era a principal arma. É muito rápido e faz muito bem as diagonais em direcção à baliza. Frente ao Groningen jogou à esquerda mas também andou pela direita, contra o VVV alinhou quase todo o jogo no flanco direito.



Gostei muito de ver Slory a jogar como extremo direito. Olhando, por exemplo, para a actual equipa do Benfica, acho que dava um enorme jeito naquela posição.
Curiosamente, não é daqueles extremos que, quando joga à esquerda, prefere flectir para o meio em busca do remate. Pelo que me foi dado a aperceber, Slory prefere apostar na velocidade de modo a ganhar a linha de fundo. Tem ainda a particularidade de não ser um jogador egoista e é uma boa muleta em termos defensivos.


Aí está, quanto a mim, mais um jogador interessante e com características que o podem tornar um atleta com bom mercado. A esse respeito, desde já digo que Slory, antes de esta época se transferir para o Feyenoord, esteve muito perto de se tornar jogador do Manchester City de Erikson. Acredito que com uma boa época ao serviço do clube holandês, Slory possa vir para uma liga mais apetecível. O "menos" disto tudo é que o Feyenoord não está nas competições europeias, algo que faz com que o trabalho deste (agora) holandês se torne menos visível.

Vídeo



1 comentário:

LF disse...

"O apuramento do F.C.Porto para os oitavos-de-final da Champions League foi justo e meritório, além de extremamente positivo para o futebol português. Quanto a isso estamos conversados.
Este facto tem contudo levado a generalidade dos analistas, sempre peremptórios e definitivos, mas nem sempre na mesma medida rigorosos, a incorrer numa mistificação de importa desmontar. Fará em Maio próximo quatro anos que o F.C.Porto de Mourinho se sagrou campeão europeu em Gelsenkirchen, mas daí para cá, neste passado ainda bastante mais recente, o Benfica tem tido melhor desempenho na Europa que os dragões, é a equipa portuguesa com melhor performance europeia, e é inclusivamente o Sporting, muito fruto da sua final de 2005, que surge na segunda posição desta pequena estatística comparativa. Pode parecer estranho – dado o foguetório mediático em torno das “crises” do Benfica e do Sporting, e dos “feitos” do F.C.Porto -, mas os números assim o demonstram.
Neste período de quatro temporadas (2004-2008) o F.C.Porto nunca passou dos oitavos-de-final. O Benfica não só esteve nos quartos-de-final da Champions de 2005-06 , como na época seguinte voltou a chegar a essa fase, mas na Taça Uefa, prova em que o Sporting foi finalista em 2004-05. Se olharmos aos pontos alcançados por uma e outra equipa nas provas europeias, a diferença é esmagadora: o Benfica fez quase o dobro da pontuação do F.C.Porto, ou seja 68 pontos para 37 respectivamente (44 do Sporting). Também em golos marcados ou em jogos jogados a superioridade é clara.
Naturalmente que isto se reflecte no próprio ranking oficial da UEFA. Para a época 2008-2009, no ranking previsional (falta obviamente terminar a presente temporada), o Benfica é o único dos clubes nacionais que figura no top-20, designadamente em 17º lugar. O F.C.Porto é 25º e o Sporting 28º.
Mas se a dúvida do leitor se prende com a qualidade dos adversários que Benfica e F.C.Porto enfrentaram neste período, diga-se que, se os portistas enfrentaram Chelsea (2), Liverpool, Inter (2) e Arsenal, o Benfica teve de se haver com Manchester (2), Liverpool, Barcelona e Milan, e o Sporting com Roma, Manchester, Inter e Bayern.
Aqui está a prova de como o mediatismo de certas ideias nem sempre resiste a uma análise factual e objectiva."

In www.vedetadabola.blogspot.com