sexta-feira, dezembro 07, 2007

UEFA CUP



Benfica e Sporting aguardam o sorteio da próxima fase da Taça Uefa, o Sporting de Braga, depois de um empate na Grécia frente ao Aris de Salónica, está, também, muito perto desse objectivo. Uma vitória na última jornada por 2-0 em casa frente ao Estrela Vermelha significa, desde logo, o apuramento, uma vez que ficaria em vantagem de golos comparativamente com o Bolton. O triunfo pela mínima, desde que o Bayern Munique cumpra a sua missão de ganhar ao Aris, significa também o apuramento. Portanto, tudo nas mãos do conjunto bracarense.

OS FAVORITOS

Partindo do pressuposto que apenas há uma vaga na final da Taça Uefa - o Bayern Munique é claramente mais favorito que todos os outros -, ainda esta semana pude assistir a dois jogos onde estavam inseridas, quanto a mim, duas das candidatas à vitória final desta competição: Tottenham e Atlético de Madrid. Falando em clubes indesejáveis para os portugueses, na minha opinião, eram estas as três equipas a evitar. É obvio que falta ainda saber as equipas que virão da Champions - pode juntar-se a este grupo o Liverpool, por exemplo -, mas, para já, colocava numa primeira linha Bayern, Tottenham e Atlético, sendo que numa segunda linha entravam equipas como o Villarreal, Everton, AZ Alkmaar, Fiorentina e Hamburgo.



O Tottenham, apesar de estar a fazer um campeonato horrível, é uma equipa de grande qualidade e com jogadores de enorme craveira. Custa muito perceber o porquê de um campeonato tão irregular.
Não me querendo alongar muito em relação a esta equipa - em breve será analisada com mais profundidade no OLHOCLÍNICO -, acredito que Juande Ramos esteja particularmente interessado em conquistar esta Taça Uefa. Como há muita matéria prima e estando com poucas hipóteses de fazer grande coisa a nível de campeonato, acredito piamente que o Tottenham vai apostar muito forte nesta competição. E quem tem Berbatov, Lennon, Defoe, Keane, Jenas e companhia, arrisca-se a isso mesmo.



No que diz respeito ao Atlético de Madrid, confesso que sou um fã desta equipa. Se já o era no passado, isto apesar de ter tido sempre um carinho especial pelo Deportivo da Corunha (e agora pelo Sevilha), com a recente chegada de Simão Sabrosa, ainda mais motivos tenho para gostar do clube madrileno.
Ora, ver jogar o Atlético, nomeadamente a partir da linha divisória, é um prazer. Soluções não faltam. Não vejo muitas equipas nessa Europa fora com tantas e tão boas soluções para as alas e para o ataque. Rapidez de processos, velocidade nas alas, capacidade de drible, qualidade dos avançados a jogar de costas para a baliza, excelentes indices de finalização em todos eles... Que mais se pode dizer deste Atlético? Efectivamente, se melhorar a defender - para isso o mercado de Janeiro pode ser fundamental -, não tenho dúvidas que o Bayern de Munique tem aqui um concorrente à altura.

POSSIBILIDADES DAS EQUIPAS PORTUGUESAS

Em relação ao Braga, creio que já seria muito bom se conseguissem passar a fase de grupos. Se o conseguirem, já consideraria uma prestação positiva. Depois, para sermos realistas, mais jogo menos jogo, o Braga irá certamente ficar pelo caminho.

No que diz respeito a Benfica e Sporting, mesmo vendo algumas limitações em termos de planteis, acho que com bons reajustamentos em Janeiro, poderão muito bem entrar no lote das equipas que lutam por esse objectivo. Creio que, em primeiro lugar, está logicamente o Bayern de Munique mas, depois, há um lote de equipas que podem muito bem bater o pé ao colosso germânico, sendo que incluo os conjuntos portugueses nessa difícil missão.
Obviamente que a tarefa não é fácil, mais difícil se tornará se equipas como Valência e Liverpool se juntarem na Uefa mas, se no passado vimos Sporting e Porto a fazer história nesta competição, se o Benfica ainda recentemente chegou às meias-finais desta Taça, por que não os clubes portugueses terem tamanha ambição?

Sem comentários: