segunda-feira, dezembro 03, 2007

Bwin Liga: Má exibição leonina complica contas do título

Sporting 1-1 U.Leiria
(Izmailov; Toñito)

O HERÓI FERNANDO E O VILÃO PATRICIO!



De mal a pior. Que dizer deste Sporting lento, apático, sem ideias e demasiado inconsequente para quem quer ser campeão. Mais, sabendo de antemão que o segundo classificado havia perdido um dia antes, os "leões", por forma a encurtar distâncias, tinham, em casa e perante o último classificado da Superliga, obrigação de fazer muito mais. Ficaram-se pelo empate e, com mais dois pontos perdidos para o Porto, creio que é já muito complicado à turma de Paulo Bento conquistar o título.

O Sporting até entrou relativamente bem no jogo. Apesar de não ter criado grandes problemas a Fernando, a equipa entrou algo pressionante e com iniciativa de jogo, algo que lhe permitiu, desde logo, um dominio territorial sobre o adversário. Aliás, nada de surpreendente, tendo em conta que o Sporting necessitava urgentemente da vitória e defrontava, no seu reduto, o lanterna da prova.
Paulo Bento disse no final do jogo e muito bem que a equipa abanou com a primeira grande oportunidade do Leiria no jogo. Maciel teve tudo para fazer o golo e não fez porque Rui Patricio salvou. Não marcou a equipa de Vitor Oliveira mas essa clara ocasião de golo serviu para mostrar ao adversário que o contra-ataque leiriense poderia, a qualquer momento, causar danos. E a verdade é que mais ou menos a partir desse momento, o Sporting começou a revelar aquela intranquilidade proveniente dos maus resultados. Os passes errados começaram a aparecer com maior frequência, os cruzamentos eram tirados quase sempre ao primeiro e a meia altura, algo que beneficiava os defesas, os remates à baliza... Nem vê-los. Assim, não foi de espantar que o nulo se registasse ao intervalo.

Na etapa complementar, creio que a história é mais ou menos igual à da primeira, sendo que com a nuance dos golos.
O Sporting voltou a entrar melhor e foi nesse periodo incial da segunda parte que chegou ao golo. Izmailov beneficiou de um ressalto de bola dentro da área e, com classe, picou o esférico sobre Fernando, fazendo o primeiro da partida. Ora, em vantagem, pensar-se-ia que os "leões" poderiam arrancar para um jogo mais conseguido e para uma exibição mais alegre, algo que não veio a acontecer. Nem foi a União de Leiria que reagiu e que obrigou o Sporting a recuar e a intranquilizar-se ainda mais. Nada disso. O Sporting nunca conseguiu jogar de forma organizada, nunca demonstrou ao seu opositor um futebol merecedor de uma vantagem confortável e, o pior de tudo aconteceu quando Anderson Polga não conseguiu concretizar uma grande penalidade. Fernando voltou a ser preponderante para os de Leiria e adivinhou a intensão do brasileiro. Mais um "tiro no pé" da equipa leonina, sendo que esta oportunidade desperdiçada viria a custar muito caro a Paulo Bento e companhia.
Ainda a respeito da penalidade, devo dizer que não compreendo como é que uma equipa como o Sporting não tem um marcador fixo das grandes penalidades. Já tivemos Liedson, depois Moutinho e agora Polga. Sinceramente, esta troca de marcadores custa-me a entender.

No último terço da partida, a exibição do Sporting foi piorando e naturalmente que a equipa visitante começou a acreditar. Numa primeira instância valeu Rui Patricio a negar o golo, num segundo momento, o guarda-redes leonino revelou-se tremendamente infeliz e permitiu a Toñito marcar à sua antiga equipa e da forma mais fácil do Mundo. Numa altura complicada da época, não é nada fácil para um jovem actuar num posto tão específico como a baliza do Sporting. Tem tido as suas responsabilidades e, em termos futuros, poderá ser prejudicial esta ascensão de Patricio a titular da equipa, isto num momento em que é preciso maturidade, experiência e uma mentalidade forte para ultrapassar este difícil momento.
Até final, o Sporting tentou o golo da vitória mas todas as tentativas de ataque sairam frustradas dado que houve sempre mais coração do que cabeça. O ponto acabou por satisfazer mais os leirienses já que empatar em Alvalade, seja em que circunstância for, é sempre um ponto positivo e moralizante para os compromissos futuros.
Já o Sporting, resta-lhe esta quarta-feira receber o Dinamo Kiev e tentar vencer de forma categórica para, quem sabe, começar a dar os primeiros passos para uma crise menos profunda.

Sem comentários: