sexta-feira, dezembro 07, 2007

OLHÓ PLAYER "5"


NOME: Ludovic MAGNIN (Estugarda)

POSIÇÃO: Defesa esquerdo



DATA DE NASCIMENTO: 20/04/1978 (28 ANOS)
NACIONALIDADE: Suiço
ALTURA: 1,85 m
NÚMERO: 3 (Suiça) / 21 (Estugarda)
INTERNACIONALIZAÇÕES: desde 2000 (47 jogos, 3 golos)

CLUBES POR ONDE PASSOU:

1997-2000: Yverdon Sport (45 jogos, 2 golos)
2000-2002: Lugano (47 jogos, 0 golos)
2002-2005: Werder Bremen (55 jogos, 5 golos)
2005-Presente: ESTUGARDA (56 jogos, 2 golos)

ANÁLISE: Uma vez que Portugal já sabe com quem vai jogar no Euro2008, nada melhor que deixar no "Mundo da Bola" um dos melhores jogadores da Suiça, equipa com quem Portugal vai medir forças. Falo-vos de Ludovic Magnin, actual lateral esquerdo do Estugarda, companheiro de Fernando Meira, e actual capitão da selecção helvética.

Apesar de já ter representado uma grande equipa na Alemanha, no caso, o Werder Bremen, confesso que só esta temporada olhei para Magnin com mais atenção e regularidade. O facto de esta época ter a possibilidade de acompanhar a Bundesliga, tem feito com que possa analisar de forma mais profunda jogadores que não passam com tanta frequência pelas televisões portuguesas.
Dos jogos que já vi do Estugarda e também da selecção suiça (o mais recente foi o empate a zero dos helvéticos frente à Nigéria), em todos eles fiquei impressionado com a qualidade de Ludovic Magnin. É um jogador que certamente agradaria a José Mourinho. Alto, muito forte fisicamente, com uma passada larga, é um verdadeiro lateral moderno. Fecha muito bem por dentro, ajuda muito bem os centrais devido à sua experiência e capacidade no jogo aéreo; além disso, tem um pulmão fantástico (basta olharem para o número de jogos que faz em cada época que realiza) que lhe permite facilmente fazer o corredor esquerdo. Como se não bastasse, tem ainda uma característica que o destaca dos demais: a sua enorme facilidade em tirar cruzamentos venenosos, normalmente em força e para aquela zona entre os defesas e o guarda-redes.

Segundo consta, Benfica e Sporting andam no mercado à procura de um lateral esquerdo. Sinceramente não sei qual o valor pelo qual o Estugarda estaria disposto a libertar este suiço. Agora, não tenho dúvidas que Magnin é um jogador com qualidade mais que suficiente para jogar num "grande" português, e até, num clube de outra dimensão a nível Europeu.
Muita atenção a este lateral esquerdo. Vai certamente dar que falar no Europeu.

VIDEO: (aqui fica o video de um golo do Estugarda frente ao Bayern de Munique onde Mário Gomez aproveita da melhor forma um jogada pela esquerda, precisamente de Magnin.)


Sem comentários: