terça-feira, maio 16, 2006

Liga Espanhola: Osasuna possível adversário do Benfica




- David Villa marcou e igualou Eto'o nos melhores marcadores

A derradeira jornada da Liga Espanhola reservou-nos dois jogos de grande interesse. Frente a frente, esta noite, encontraram-se Sevilha e Real Madrid e o Osasuna contra o Valência. Estes jogos tinham impacto directo na tabela classificativa dado que estava em jogo o segundo, o terceiro e o quarto lugar da mesma.
À partida para esta jornada, o Real Madrid ocupava a segunda posição, lugar que lhe permitia entrar directamente na Liga dos Campeões, o Valência de Hugo Viana e Miguel situava-se no terceiro posto, o que lhe apenas garantiria um lugar na pré-eliminatória da Champions e, por sua vez, Sevilha e Osasuna lutavam pelo último lugar de acesso à liga milionária, sendo que a vantagem era da equipa de Pamplona. O Sevilha, para chegar ao 4º lugar, teria obrigatoriamente de vencer o Real Madrid e esperar que o Osasuna não ganhasse ao Valência.


- Sevilha cumpriu a sua missão mas ficou-se pelo 5º lugar

Em Sevilha, o Real Madrid entrou melhor no jogo e, aos 26 minutos de jogo, já vencia por duas bolas a zero com dois golos de David Beckham. No entanto, em 6 minutos de puro sonho, os sevilhanos viraram o jogo a seu favor. Javi Navas e Saviola por duas vezes puseram em delirio os adeptos da casa que, no espaço de uma semana, viam a sua equipa ganhar a Taça Uefa, vencer o campeão espanhol, o Barcelona, e, por último, assistiam a uma reviravolta histórica frente ao Real Madrid. Com tanta festa, só faltava mesmo o Valência não perder em Pamplona para a euforia ser ainda maior.
Imparável, o Sevilha ainda voltou a marcar nesta primeira parte acabando em estado de graça a mesma. Luis Fabiano foi o autor do golo.
Ao intervalo, o Sevilha vencia o Real Madrid e estava temporariamente no 4º lugar já que Osasuna e Valência estavam empatados a zero.

No segundo tempo, o jogo caíu de qualidade muito por culpa do que se passou em Pamplona. O Osasuna, logo a abrir o segundo tempo, marcou por duas vezes e praticamente sentenciou o destino de Sevilha e Real Madrid. O Sevilha teria mesmo de contentar-se com o 5º lugar enquanto que o Real Madrid, mesmo perdendo, assegurava o segundo lugar dado que o Valência não estava a pontuar no Osasuna.
Até final, destaque para o golo do Real Madrid marcado por Zidane que se despediu dos relvados espanhois. Ainda que valesse pouco, Zinedine Zidane despediu-se de uma maneira digna da Liga Espanhola. Como é sabido, o jogador ainda jogará o Mundial ao serviço da Espanha.

Com tudo resolvido, a curiosidade apareceu em Pamplona ao minuto 90. O Valência marcou um golo, reduziu portanto para 2-1, mas, o interessante foi o facto de David Villa marcar e igualar Samuel Eto'o na luta pelos melhores marcadores. O camaronês poderá ainda desfazer essa igualdade caso no Sábado marque contra o Atlético de Bilbau naquele que será o último jogo da Liga Espanhola.

Assim, teremos o Real Madrid em segundo, o Valência em terceiro e o sensacional Osasuna em quarto. Sendo assim, o Benfica poderá ter de defrontar o Osasuna na pré-eliminatória já que, ao contrário do Sevilha, estes não são considerados cabeças de série. Neste contexto, o Benfica terá mais uma equipa indesejável.

Sem comentários: