domingo, maio 28, 2006

Sub-21: Portugal vence mas sai de cena!





Portugal venceu esta noite a Alemanha por uma bola a zero mas, tal como se previa, não conseguiu o apuramento para as meias-finais do campeonato europeu.
Com "passarinho" Oliveira a dar 45 minutos de avanço aos alemães era dificil prever outro desfecho que não o da eliminação nacional. A precisar de ganhar por 3-0, o seleccionador nacional, imcompreensivelmente, fez alinhar Custódio, Raúl Meireles, Manuel Fernandes e João Moutinho de inicio o que equivale a dizer que só de meia distância ou numa jogada de felicidade Portugal poderia marcar. Com Varela na frente para os fortes centrais alemães e com Quaresma, quer à esquerda quer à direita, a efectuar cruzamentos para ninguém, naturalmente que o nulo registado ao intervalo era profundamente esperado.
Na etapa complementar, Agostinho Oliveira lançou Lourenço em detrimento do amarelado Manuel Fernandes. Não que o avançado leonino seja grande coisa mas, o que é certo é que, obviamente, viu-se mais Portugal na segunda parte. João Moutinho começou a jogar mais à vontade, como tanto gosta de o fazer no Sporting, Quaresma e Varela tiveram mais espaços para jogar, Lourenço, embora trapalhão, desgastou a defesa alemã e, Raúl Meireles, sempre disponivel fisicamente, procurava também ele dar um contributo ao ataque.
Quando estávamos já em período de compensações, João Moutinho decidiu eliminar a selecção alemã da competição. Nani, que havia entrado tardiamente em jogo, elaborou uma excelente jogada pela esquerda, tirou um cruzamento atrasado e João Moutinho, a fazer lembrar Lampard, apareceu na marca de penalty e rematou em grande estilo para o fundo das redes da Alemanha. O golo, embora sem nada valer em termos práticos, serviu para dar uma imagem diferente daquela que Portugal deu nos outros dois jogos.
Debaixo de uma grande ovação por parte dos 28 mil portugueses que estiveram no Estádio D. Afonso Henriques, Portugal despediu-se de uma forma mais digna deste europeu.

Sem comentários: