segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Atenção ao Barça e ao Chelsea!




- Ronaldinho em mais uma vitória do Barcelona

O Barcelona venceu ontem à noite o Racing Santander por duas bolas a zero num jogo marcado pelo regresso de Ronaldinho Gaúcho aos golos (e às boas exibições) e pelo regresso de Lionel Messi à competição.
Mas, o propósito deste post não tem a ver concretamente com mais um triunfo do clube catalão. A ideia é fazer uma breve análise daquilo que tem sido a época desta enorme equipa e daquilo que poderá vir a ser o futuro no que à temporada diz respeito.

Ora, para falar do Barcelona, gostaria de apoiar-me naquilo que tem sido a temporada do Chelsea de José Mourinho e nas semelhanças que unem estes dois candidatos a vencer a Champions League.

Barcelona e Chelsea têm vivido uma temporada totalmente diferente da anterior. Na época passada, o "passeio" pelos respectivos campeonatos foi uma realidade, a precoce preparação de ambos para a Liga dos Campeões fez-se sentir já que os pontos que separavam Barça e Chelsea de Real Madrid e Arsenal permitiam a Rijkaard e Mourinho rodar jogadores a pensar nos compromissos europeus.

Nesta temporada, as coisas não têm sido nada fáceis para eles. O Barcelona está em primeiro lugar, ainda está em prova na Taça do Rei e, na Liga dos Campeões, apesar de ter passado em segundo lugar eliminando o Bremen na derradeira jornada, também seguiu para os oitavos de final. Joga contra si o facto de não estar a praticar o futebol harmonioso que demonstrou na época anterior e principalmente o facto de Ronaldinho e Deco estarem bastante abaixo do esperado e de Eto'o e Messi terem estado lesionados nos últimos meses, algo que afectou bastante o futebol ofensivo do Barça.
No Chelsea, a história tem sido mais ou menos semelhante. Figuras como Robben, Terry ou Cech têm estado constantemente lesionados e o futebol do clube londrino recentiu-se de imediato. Ainda assim, tal como o Barcelona, o Chelsea mantém-se na luta pelo título, está na final da Taça da Liga Inglesa, ainda luta pela FA CUP e na Champions League também se apurou para os oitavos.

Creio que a grande diferença destes dois gigantes europeus prende-se na concorrência interna. Em Espanha, parece-me que só o Sevilha poderá incomodar o Barça, ainda que tenha pouca experiência neste tipo de luta e também o peso de estar na Taça Uefa; o Real Madrid não vai seguramente ganhar nada esta época já que o futebol demonstrado é o pior dos últimos 10 anos; o Valência é uma equipa capaz do melhor e do pior tal como se viu nestas duas últimas jornadas em que ganhou brilhantemente ao Atlético de Madrid por 3-1 e ontem perdeu 3-0 no Getafe. Ora, a tudo isto, se tivermos em conta que a pior fase do Barcelona seguramente já passou, estou em crer que ninguém vai parar o Barça de Xavi, Iniesta, Deco, Ronaldinho, Messi e Eto'o. Sem dúvida, um meio-campo e um ataque de sonho.

Mas, se o Barcelona não tem concorrência, em Inglaterra a história é outra. O Chelsea está a lutar para o título mas não está em primeiro, isto porque o Manchester United tem feito uma época sensacional. Diria mesmo que a equipa de Alex Fergusson é aquela que, neste momento, pratica o melhor futebol da Europa.
Contudo, tal como o Barcelona, o Chelsea também já viveu o pior momento nesta temporada.

Uma equipa, por muito boa que seja, se ficar privada dos seus melhores jogadores, naturalmente que fica afectada. Contudo, as grandes equipas são aquelas que desfrutam os grandes momentos e sabem superar os piores. Foi precisamente o que Chelsea e Barcelona fizeram.

Por tudo isto e muito mais, estou em crer que Barcelona e Chelsea vão estar muito fortes para o que falta de temporada. Se em Espanha, é praticamente certo que o campeão vai vestir de blaugrana, em Inglaterra o Manchester United ainda vai ter muito que sofrer. É que, tal como em Portugal, jogar uma época inteira com 12/13 jogadores é bastante complicado. Até agora Alex Fergusson tem conseguido gerir o seu plantel. Mas daqui para a frente...

Sem comentários: