domingo, fevereiro 18, 2007

Bwin: Benfica vence Nacional e ultrapassa Sporting



NACIONAL 0-2 BENFICA

"Vitória sab(o)rosa com pingos de ratice"



Missão cumprida. O Benfica venceu o difícil teste da Choupana e isolou-se no segundo lugar da classificação, mantendo a diferença de 4 pontos para o FC Porto. O italiano Miccoli, pelos dois golos que marcou, e o inevitável Simão Sabrosa, por aquilo que jogou, foram as grandes figuras do jogo e deste Benfica que, inesperadamente, voltou a realizar uma excelente exibição, não só do ponto vista técnico-táctico mas também sob ponto de vista físico.

Antes de analisar com maior profundidade a exibição encarnada, um breve comentário à exibição do Nacional. Ao contrário do que vimos ontem fazer o Paços de Ferreira, o Nacional não foi capaz de contrariar o favoritismo da equipa encarnada. Muito lenta sobre a bola e sempre mais preocupada em segurar o empate do que propriamente procurar a vantagem, o Nacional desiludiu todos aqueles que vêm em Carlos Brito e nas suas equipas um conjunto atrevido e que, por norma, causa muitas dificuldades aos grandes. Não foi isso que se passou. À medida que o tempo foi passando, a pressão benfiquista tornou-se mais evidente, as ocasiões de golo foram sucedendo-se. Assim sendo, o Nacional perdeu e, como se costuma dizer, perdeu bem.

Relativamente ao conjunto liderado por Fernando Santos, é incrível como é que a equipa respondeu desta forma aos dois jogos menos positivos que fez para a Taça de Portugal e para a Taça Uefa, isto sabendo que a equipa iria encontrar um adversário muito forte no seu reduto, e também pelo facto do momento físico da equipa estar bastante debilitado não só pelo jogo europeu mas também pelos inumeros minutos que os principais jogadores do Benfica levam de Superliga.
A prova deste tremendo desgaste físico que a equipa vem vivendo ficou desde logo vincado em Rui Costa. O número 10 benfiquista saíu lesionado numa fase precoce do jogo, suspeitando-se de uma lesão muscular. Tal como havia escrito anteriormente, Rui Costa já não é propriamente um jovem e é, a meu ver, exagerada a utilização do mágico por parte de F. Santos.
Surpreendentemente, hoje tivemos um Benfica dinâmico, dominador e com grande capacidade em efectuar as transições quer defesa-ataque, quer no sentido inverso. Para isso, muito contribuiu o triângulo do meio-campo. Petit esteve muito bem, Katsouranis voltou aos bons jogos e Karagounis entrou bem na partida, entendo-se muito bem com Simão, o melhor jogador do Benfica neste encontro.
A nível defensivo as coisas têm funcionado relativamente bem desde a saída de Ricardo Rocha. Anderson, apesar de por vezes faltoso e pouco inteligente em lances pouco perigosos, tem pautado pela regularidade e mostrado um bom entendimento com Luisão, este o grande patrão do sector defensivo encarnado.

Pelo exposto, é facilmente entendível que o Benfica venceu de forma clara e mostrou aquilo que todos sabemos: quando há vontade, boa capacidade física, quando o grupo funciona como equipa, o Benfica tem armas mais que suficientes para ganhar em qualquer campo, tem equipa mais que suficiente para lutar com o Porto pelo campeonato.

Sem comentários: