sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Taça Uefa: Benfica cumpre "missão Bucareste"



DINAMO BUCARESTE 1-2 BENFICA


"Triunfo com cabeça!"




Bom jogo do Benfica em Bucareste, especialmente na segunda parte. Aliás, outra coisa não seria de esperar. A equipa de Fernando Santos não passar esta eliminatória era como o Porto não superar o modesto Atlético. Ou seja, o Benfica ficar pelo caminho perante uma equipa sem ritmo, fraca, sem jogadores de renome e que, a meu ver, no campeonato português lutava pelos lugares intermédios da tabela, era um verdadeiro escândalo.
Depois de uma primeira parte tipicamente portuguesa, isto é, o encarar o jogo com o pensamento no resultado efectuado na primeira mão, o jogar de forma passiva a ver aquilo que o adversário era capaz de fazer, naturalmente que o Benfica sentiu algumas dificuldades, muitas delas, criadas pela própria equipa que jogava com as linhas muito afastadas e apostava no "charuto" para a frente à procura da mobilidade de Simão, Miccoli e Derlei, este titular no lugar de Nuno Gomes.
O Dinamo, sem mostrar grandes argumentos, começou a acreditar e, motivado pelo excelente ambiente criado pelo seu público, conseguiu chegar ao golo, num lance em que Anderson ficou mal na fotografia já que procurou jogar em fora-de-jogo, algo que a equipa não está minimamente habituada a fazer.
A perder, logicamente que o Benfica reagiu. Começou aos poucos a fazer o seu futebol, com boa posse de bola e muita mobilidade, o que, obviamente, fez com que o Dinamo Bucareste abanásse.
Ainda assim, mesmo com algumas boas ocasiões para igualar o jogo (remate de Simão e cabeceamento de Katsouranis), o resultado foi para intervalo com uma vantagem romena pela margem mínima.

No segundo tempo, a "conversa" foi outra. Os encarnados entraram com grande vontade e uma enorme determinação em cedo arrumar com a eliminatória. Com tranquilidade, foi precisamente o que aconteceu. Dois golos em dois lances de bola parada. Primeiro Anderson, depois, o inevitável Katsouranis, num golo tão igual a tantos outros.
A partir destes dois importantes momentos, o Benfica geriu a vantagem, também o esforço e até podia ter chegado ao terceiro golo fruto dos espaços deixados pela defensiva romena.
No final, o resultado acabou mesmo por ficar em 1-2, placar que está de acordo com aquilo que foi o jogo.
O próximo adversário encarnado será o PSG, equipa treinada por Paul Le Guen que venceu de forma clara o AEK de Atenas de Manduca. Tal como havia escrito anteriormente, o PSG é uma equipa mais forte que o Dinamo mas, a meu ver, acessível para este Benfica que, em forma, é um adversário a ter em conta.

Sem comentários: