domingo, fevereiro 11, 2007

Houve Taça na Póvoa!!



VARZIM 2-1 BENFICA



O Varzim venceu ontem à noite o Benfica num jogo que não vai certamente deixar saudades aos adeptos encarnados. Mais do que a derrota e o consequente afastamento da Taça de Portugal, foi confrangedor ver a forma como a equipa encarnada (não) jogou.

Muito honestamente, creio que houve muito mais demérito do Benfica do que propriamente mérito do Varzim. É verdade que a equipa da Póvoa é de um escalão inferior, é um facto que os jogadores varzinistas bateram-se que nem leões mas, ainda assim, mesmo com uma pálida imagem dos encarnados, o jogo nunca revelou maior tendência para a equipa da casa, equipa que acabou por fazer dois golos caídos do céu.

Há um pormenor que me parece fundamental na análise a este jogo. O Benfica tem um plantel profundamente desequilibrado. A entrada de inicio de Beto é logo um indicador disso mesmo. Este pseudo-jogador não acerta um passe, não tem leitura táctica, faz muitas faltas e, como tal, prejudica o funcionamento do meio-campo. Tal como havia escrito na semana passada, era fundamental ao clube da Luz reforçar-se a nível de meio-campo. Petit está bem melhor que no inicio da época mas não é o pitbull que todos nós conhecemos; Katsouranis é um enorme jogador mas, naturalmente, não é de ferro e o seu futebol tem vindo a cair nos últimos tempos precisamente pelo desgaste brutal que vem adquirindo.
A acrescentar a isto, entenda-se, o brasileiro loiro e burro, tivemos em campo João Coimbra, um míudo com capacidade, com potencial mas ainda muito verde para jogar um jogo desta envergadura (a eliminar!); Karyaka não serve; Marco Ferreira é aquilo que todos nós sabemos; Nuno Gomes não está em forma, não fez um único remate à baliza e, neste momento, não pode continuar a ser titular do Benfica; Rui Costa é uma mais valia para a equipa mas é uma unidade a menos a nível defensivo, algo que não me preocupa mas só se tivermos um Petit e um Katsouranis em forma, o que, na realidade, não é um facto; finalmente, Fernando Santos não esteve bem e foi responsável pela derrota encarnada. Apesar de apreciar o técnico benfiquista, creio que no jogo de ontem esteve numa noite profundamente infeliz. Costuma dizer-se que "sem ovos não se fazem omeletes". Pois bem, o Benfica não tem suplentes à altura dos titulares. Logo, não é tempo de pensar na Taça Uefa, isto sabendo que o jogo na Póvoa, mesmo contra uma equipa da segunda liga, era a eliminar.
Culpo também a direcção encarnada pelo simples facto de não ter feito tudo a nível de contratações. Era imperial reforçar o meio-campo encarnado e isso não foi feito. Não me digam que não há dinheiro porque isso não é justificação, sabendo que há excelentes jogadores que poderiam vir por empréstimo ou outros que andam por Leirias, Académicas, Bragas e que certamente não seriam grandes encargos para o clube.

O que fica para a história é uma vitória do Varzim, feliz por certo, mas, perfeitamente justa dado àquilo que (principalmente) o Benfica mostrou. Sporting e Braga são agora os principais favoritos a vencer a competição, Varzim e o Bragança, que foi ganhar à Figueira da Foz, são as grandes sensações.

Sem comentários: