quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Liga dos Campeões - dia 1 -



Resultados:

Celtic 0-0 Milan

COMENTÁRIO: Resultado esperado. O Celtic é um equipa que em casa tem sempre outra ambição devido ao ambiente infernal que se vive no estádio. Contudo, desta feita o Celtic não marcou golos o que, em boa verdade, pode significar o afastamento do clube escocês que fora costuma dar-se mal.
Como se sabia também, o Milan é uma equipa experiente e que aposta tudo nesta competição para salvar a época.
A equipa italiana vai certamente resolver o problema "Celtic" em sua casa.

PSV 1-0 Arsenal
(Edison Mendez)





COMENTÁRIO: Resultado algo surpreendente mas não totalmente escândaloso. O PSV é uma boa equipa, tem bons jogadores e tem uma transição defesa-ataque muito interessante.
Esperava-se mais deste Arsenal que, valha a verdade, até teve boas ocasiões para sair da Holanda com um resultado mais animador.
Tudo em aberto nesta eliminatória. Não vai ser fácil para a equipa de Wenger tornear este PSV.

Real Madrid 3-2 Bayern Munique
(Raúl, Helguera, Nistelrooy; Lucio, Van Bommel)





COMENTÁRIO: O Real Madrid venceu mas voltou a mostrar enormes fragilidades nas transições defensivas e ofensivas. O resultado com que foi para o intervalo (3-1) foi fundamental para o desfecho final da partida. Um golo feliz de Raúl e dois golos de bola parada, acrescentando também a apatia evidênciada pelos bávaros no primeiro tempo, escreveram uma antecipada vitória do Real que só não esteve mais em risco porque o segundo golo alemão apareceu muito tarde. O Bayern de Munique, também em crise, só acreditou que podia sair do Bernabéu com um resultado positivo depois de estar com dois golos de desvantagem. Estou convencido que se a equipa alemã tivesse acreditado, certamente conseguiria ter incomodado este Madrid que pratica um futebol simplesmente miserável.
Penso que o Bayern vai dar a volta à eliminatória em Munique.

Lille 0-1 Man Utd
(Giggs)





COMENTÁRIO: Uma desilusão a exibição do Manchester United. É certo que não podemos esperar que este gigante inglês dê sempre espectáculo, vença categoricamente as suas partidas, Ronaldo e companhia fintem tudo e todos e marquem os mais incríveis golos. Não. É obvio que é difícil uma equipa jogar sempre bem, é natural que mediante o adversário e a competição, a postura da equipa se altere um pouco. Sei perfeitamente que estes jogos são diferentes pois são a eliminar e, ao mínimo descuido, o sonho de conquistar este importante troféu pode ficar, desde logo, desfeito.
Em termos objectivos, é inequívoco que o Manchester United alcançou em Lens um fantástico resultado. Marcar golos fora e não sofrer é fantástico e dá uma enorme tranquilidade aos "red devils" que, como é sabido, têm mais que obrigação de superar esta modesta equipa francesa. Porém, há que dizer que a forma feliz e, estou em crer, irregular com que o United chegou ao triunfo é evidente. O Manchester, à imagem daquilo que fizera na Luz ou em Copenhaga,jogou para não perder, jogou claramente para não sofrer golos. Ora, há duas notas que gostaria de salientar a esse respeito: em primeiro lugar, não tenho dúvidas que é Alex Fergusson a incutir esse espírito de efectuar os rendimentos mínimos garantidos para, em Old Trafford, selar de vez a eliminatória. A meu ver, foi eficaz mas é completamente errada esta ideia, até porque, com Barcelonas ou Chelseas, a jogar com esta mentalidade, o Manchester arrisca-se a ficar pelo caminho sem apelo nem agravo; em segundo lugar, pareceu-me que há jogadores que estão a começar a quebrar fisicamente, como, penso eu, é perfeitamente natural. À imagem do que se passa no Benfica, os jogadores não são máquinas e, assim sendo, não podem jogar 3 vezes por semana, disputar 3 ou 4 competições, jogar pelas respectivas selecções nacionais, sempre com a mesma bitola exibicional. Gary Neville, Scholes, Giggs e o próprio Rooney estiveram a "anos-luz" daquilo que já mostraram em outros jogos. E, na minha opinião, isso deveu-se a problemas estritamente físicos.
Assim, terão que ser tomadas decisões para que o que falta de temporada seja risonho para os lados de Manchester. Uma vez que o reforço da equipa já não é possível, penso que uma das soluções é abdicar ou jogar com uma equipa de recurso na Taça da Liga Inglesa. É que, tanto lá como cá, arriscar O´Shea, Brown, Fletcher, Silvestre, Richardson, entre outros, é como arriscar-se a ver fugir campeonato e Liga dos Campeões.





Sem comentários: