terça-feira, agosto 30, 2005

Benfica 0 Gil Vicente 2





O Benfica perdeu este Sábado surpreendentemente em casa por duas bolas a zero diante de um super defensivo e eficaz Gil Vicente.
Ao contrário do que o resultado possa transparecer, o Benfica até realizou uma exibição uns furos acima da registada em Coimbra, na 1ª jornada. As ocasiões criadas e consequentemente desperdiçadas fizeram com que duma possível goleada, se passasse a uma dura e pesada derrota.
A meu ver, houve 5 factores que fizeram com que os encarnados não ganhassem ao Gil Vicente:

- Ronald Koeman
- Rui Costa
- Jorge Baptista
- Intranquilidade e nervosismo dos jogadores
- Ausência de um finalisador

Começando pelo príncipio, creio que o príncipal responsável pela derrota foi mesmo Ronald Koeman. Normalmente, quando o Benfica perde, as minhas criticas vão para os jogadores porque são eles que estão lá dentro, são eles que marcam e sofrem os golos. Contudo, acho que neste jogo nada posso apontar aos atletas do Benfica porque, independentemente da posição que jogaram, procuraram dar o máximo e vencer o jogo. Culpo sim o Senhor Koeman. As razões? são muitas: primeiro, tendo um lateral direito de raíz (Nélson) para jogar em 4-4-2 ou tendo um ala (Geovanni) para fazer o corredor em 3-5-2, o que passou pela cabeça do holandês para colocar Beto a fazer todo o flanco direito? Porquê Nuno Assis tanto tempo em jogo quando se via claramente que o médio era um jogador a menos em campo? Porquê colocar Dos Santos e Nélson a fazer a mesma posição e a anularem-se mutuamente? (neste caso, valeu a vontade e irreverência de Nelson em tentar levar a equipa para a frente); Porquê só colocar Mantorras quando o Benfica estava a perder, sendo que aos 55 minutos, o placar assinalava um nulo e os encarnados precisavam de poder ofensivo para marcar golos e romper a bem organizada defensiva gilista; Porquê Geovanni, um dos poucos que desequilibra na frente (ainda que a espaços) no banco? não colocando em causa o sistema utilizado, porquê jogar num sistema que nunca foi testado na pré-época? porquê tanta passividade no banco de suplentes? porquê preocupar-se tanto com os reforços quando o seu papel é treinar os que tem? em relação a este último item, é o seguinte: Trapattoni não era o treinador, a meu ver, ideal para o futuro do Benfica. O que é certo é que com pouco fez muito e foi sempre um treinador humilde e que essencialmente respeitou os jogadores que tinha ao seu dispor. Já Koeman tem-lhe faltado qualquer coisa...
Desculpem-me a sinceridade, até posso estar a exagerar num treinador que apenas leva dois jogos de Benfica a nível de campeonato e inclusive já tem um troféu conquistado mas, a minha paixão pelo clube e a minha forma muito objectiva e rápida em analisar as pessoas leva-me a ter esta opinião que, admito, possa ser algo precipitada e injusta.
Relativamente aos outros factores, pouco mais há a dizer. O árbitro (Rui Costa) teve uma actuação horrivel já que pactuou com o antijogo do Gil Vicente; Jorge Baptista (guarda-redes) defendeu tudo o que havia para defender; a intranquilidade e o nervosismo na equipa encarnada é notório e, finalmente, a ausência do finalisador, do Liedson ou do Mccarthy que concluam o trabalho que se faz no meio campo.
Quanto ao resultado, foi injusto mas foi real!

Sem comentários: