terça-feira, agosto 23, 2005

SP.BRAGA BEM MAIS DO QUE EUROPEU EM LEIRIA



Foi um grande Sp.Braga que ontem se apresentou no Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria, para o jogo de encerramento da 1ªjornada da Liga Portuguesa de futebol.
A equipa dos arcebistos confirmou os atributos referenciados na época transacta, e ao excelente plantel que já possuía, ainda lhe juntou alguns reforços importantes, casos de Hugo Leal, Luís Filipe ou Delibasic.
Em relação à partida de ontem, que marcou a estreia de José Gomes como treinador da União de Leiria em jogos do campeonato, não se pode dizer que tenha sido uma estreia bem sucedida, bem pelo contrário. A equipa leiriense entrou apática no jogo, e como se isso já não bastasse, sofreu um golo bem cedo, logo aos 9 minutos. A partir daqui, os bracarenses dominaram completamente a partida, e mais uma vez a infelicidade bateu à porta da equipa da casa que, aos 25 minutos ficou privada do seu médio criativo, Harison, que se lesionou e teve que ser substituído, entrando Lourenço para o seu lugar. Os leirienses nunca arranjaram maneira de contrariar o esquema bracarense, que contava no seu meio-campo com três elementos de grande qualidade, Andrés Madrid, Hugo Leal e João Alves.
O Sp.Braga dominou claramente a partida, do início ao fim, e Jesualdo Ferreira, tem o dom de ler o jogo como ninguém. É realmente um grande treinador, que teve uma passagem fugaz pelo Benfica, numa altura em que no clube da Luz, ninguém se entendia, e não deve ter sido fácil a tarefa do agora bracarense.
Sendo que o Leiria tentava reagir após o intervalo, Jesualdo Ferreira reparou que Jaime estava afastado do jogo, e olhando para o lado, reparou que tinha um homem que podia ser lançado no seu lugar: Davide. E lançou...
O ex-estrelista entrou muito bem na partida, encostando-se ao flanco direito, e criando bastantes dificuldades a Alhandra, que nunca conseguiu acertar nas marcações.
João Alves estava a baixar de rendimento e logo, houve um substituto à altura, Filipe. O médio criativo formado nas escolas do clube, entrou também ele bastante bem na partida, dando outra dinâmica ao meio campo, e auxiliando nas tarefas defensivas.
Foi sem dúvida um jogo muito bem conseguido do Sp.Braga que, para além de ter um onze inicial bastante forte, demonstrou ainda que se reforçou bem e tem vastas e boas soluções para as diversas posições no terreno.
Faltou ainda Wender, que cumpriu um jogo de castigo, mas no seu lugar actuou Cesinha, ele que foi só... o HOMEM DO JOGO.
A forma como corre, parece um galgo, a forma como dribla, com finta rápida e fácil, até à facilidade de remate, fazem crer a Jesualdo Ferreira que embora Wender tenha vantagem na luta pelo lugar de ala esquerdo, Cesinha não o deixará dormir...
Outra das figuras foi Hugo Leal, que rubricou uma excelente exibição no meio-campo bracarense, tanto a nível defensivo com ofensivo.
No U.Leiria, o destaque poderia ter ido para Harison, médio ofensivo brasileiro, ex-Ponte Preta, que estava a ser o melhor elemento da turma de José Gomes, mas que teve a infelicidade de se lesionar bem cedo. Prometia!
Destacar também, mas pela negativa, o ponta de lança dos leirienses, Ferreira. Um jogador que nunca apareceu no jogo, nas poucas vezes em que tocou na bola fez asneira, e para espanto geral actuou os 90 minutos. José Gomes tinha no banco, Lourenço, Paulo César e Cadú da Silva, mas o nº30 leiriense acabou por actuar o tempo inteiro. Esteve para ser dispensado, acabou por integrar o plantel, e para os lados de Leiria pergunta-se: porquê?
É fraco, não tem qualidades para actuar na União de Leiria, nem na Liga Portuguesa.
Para terminar, referência não muito positiva ao árbitro da partida, Hélio Santos, que para além de não ter sido bem auxilidado pelos seus assistentes, pareceu um pouco perdido durante todo o jogo.



FICHA DE JOGO:


Com arbitragem de Hélio Santos, as equipas alinharam:

U. Leiria - Costinha; Éder (Paulo César, 82 m), João Paulo, Renato e Alhandra; Kata, Paulo Gomes e Harison (Lourenço, 25 m); Maciel, Ferreira e Fábio Felício (Touré, 60 m).

Sp. Braga - Paulo Santos; Luís Filipe, Nunes, Nem e Jorge Luiz; João Alves (Filipe, 86 m), Andrés Madrid e Hugo Leal; Jaime (Davide, 58 m), João Tomás e Cesinha (Delibasic, 88 m).

Disciplina: cartão amarelo a Nunes (6 m), Maciel (31 m), Ferreira (53 m), Kata (61 m) e João Paulo (61 m).

Marcador: 0-1 por Cesinha (8 m).

Sem comentários: