segunda-feira, agosto 15, 2005

Supertaça: Benfica vence 1º troféu da temporada!





O Benfica conquistou este Sábado a Supertaça depois de ter derrotado o (fraquinho) Vitória de Setúbal por uma bola a zero. No entanto, é preocupante ver a forma como o Benfica está a jogar, é alarmante assistir à forma passiva com que os dirigentes estã a encarar este inicio de época. Para quem não sabe, a Superliga começa dentro de uma semana e, se nada mudar, o Benfica arrisca-se a fazer uma época bastante pobre.
Ao contrário do que se diz por aí, o Benfica precisa não de dois reforços mas de 4 ou 5. Se a ausência de um número 10 e de um avançado é de todo evidente, acho que é notório que os laterais do Benfica são bastante fracos. No lado direito, João Pereira e Alex são jogadores medianos, com pouca experiência, bastante longe do lateral que nos habituámos a ver nestas últimas épocas (Miguel). No lado esquerdo, Dos Santos é um jogador razoável e certinho (não mais que isso) e Léo, fruto das lesões e do natural processo de adaptação, ainda não mostrou estar à altura de representar o Benfica. Assim, Koeman começa a testar Ricardo Rocha no sentido de "desenrascar" mas, no Benfica é de todo ilógico que tal aconteça, ainda por mais, adaptando um jogador que na sua posição natural, é só o melhor e o que mais garantias dá. Portanto, dois laterais precisam-se mas admito que os dirigentes não estejam tanto para aí virados porque, toda a gente sabe, que a prioridade é um número 10 e um ou dois avançados. Prefiro que se gaste dinheiro num matador e num número 10 de classe internacional do que comprar um médio ofensivo e um ponta de lança medianos para arranjar dinheiro de sobra para comprar mais jogadores, neste caso, dois laterais.
Em relação ao jogo, o que tive oportunidade de assistir no Algarve foi mau de mais para ser verdade. Positivo apenas se assinala a boa exibição de Nuno Gomes que mostrou que ainda pode ser útil ao Benfica mesmo não sendo um goleador; gostei também do Anderson que, apesar de denotar alguma dificuldade a nível de passe, mostrou boa capacidade de desarme; e, finalmente, não posso deixar de destacar aquele que, neste momento, tem sido o jogador + dos encarnados: Ricardo Rocha. O central que Scolari não parece conhecer, joga sempre nos limites, entrega-se sempre da melhor forma, anula sempre quem tem de anular: é, na minha opinião, um central ao nível das melhores equipas europeias.
Para terminar, não posso deixar de mostrar algum desagrado em relação ao técnico Ronald Koeman. Devo dizer-vos que o discurso do holandês é, no mínimo, aborrecido. Mostra algum desinteresse pelo futebol português, mostra alguma falta de respeito pelos jogadores que treina já que fala muito em relação aos jogadores que não tem e fazem falta ao plantel; a nível de banco, mostrou já ter uma fraca leitura de jogo... como se explica, por exemplo, em não sei quantos jogos já efectuados, o técnico nunca experimentou jogar com a dupla Mantorras/Nuno Gomes para ver como a equipa se mostra com dois homens de ataque... enfim, espero mudar a minha opinião, espero que estes maus pronúncios sejam apenas isso, maus pronúncios!

Sem comentários: