terça-feira, dezembro 06, 2005

A CÉSAR O QUE É DE... PAULO

VITÓRIA DE GUIMARÃES - 0 UNIÃO DE LEIRIA - 3
(Touré e Paulo César [2])




Que grande Leiria esteve ontem em Guimarães!
O Vitória, depois de um paupérrimo início de campeonato, e de uma desastrosa participação na Taça Uefa, onde já foi eliminado, precisava de arrecadar os três pontos de maneira a ultrapassar o seu adversário e sair da linha de água.
Jaime Pacheco introduziu algumas alterações na equipa, casos de Clayton e Paulo Sérgio que foram titulares, mas os vimaranenses nunca conseguiram contrariar o esquema leiriense, que, defensivamente esteve muito bem, e no tocante a contra-ataques então...
Foi, na realidade, uma lição táctica que Jorge Jesus deu ao seu amigo Jaime Pacheco. Nunca a vitória do Leiria esteve em causa, e depois de um início de partida verdadeiramente de loucos, onde nos primeiros dez minutos o Leiria fez dois golos e cada uma das equipas desperdiçou uma grande penalidade, os comandados de Jesus conseguiram sempre controlar as operações, consentindo o domínio de jogo ao adversário, para depois explorar o contra-ataque, onde na frente pontificavam os rapidíssimos Maciel, Touré e Paulo César (autor de dois golos), quase sempre bem lançados por Harison e Fábio Felício.
Como se isto já não bastasse, o Vitória ainda ficou privado de um elemento importante, caso de Saganowski, visto que o polaco foi expulso aos 37 minutos depois de cortar uma bola de golo de Maciel com a mão.
A partir daí o Guimarães nunca mais se encontrou, e mesmo com uma segunda parte de grande entrega e dignidade dos seus profissionais, o que é facto é que nem tão pouco o golo de honra conseguiram. Para a história fica o resultado, que só escandaliza quem não assistiu ao encontro, mas não queria deixar passar a oportunidade para realçar a massa associativa do Vitória de Guimarães: eu estive no D.Afonso Henriques, em trabalho, pois sou comentador radiofónico, e dificilmente, nos dias que correm, se apanha em qualquer estádio (sem ser algum dos três grandes), uma massa adepta como esta da equipa minhota. Imagine-se que, a uma segunda-feira, em pleno inverno e com o jogo a ser transmitido na televisão, estavam cerca de 11 mil pessoas no reduto vimaranense. Sim, leu bem: 11 MIL ESPECTADORES! Fantástico!!!



FICHA DE JOGO:

ÁRBITRO: Jorge Sousa (Porto)

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Paiva; Mário Sérgio, Dragoner, Cléber "cap." e Rogério Matias; Moreno, Svard e Benachour; Paulo Sérgio, Clayton e Saganowski.

SUBSTITUIÇÕES: Moreno por Neca (ao intervalo), Paulo Sérgio por Targino (ao intervalo) e Clayton por Dário (76').

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Nilson, Medeiros, Zezinho e Manoel.

TREINADOR: Jaime Pacheco

UNIÃO DE LEIRIA: Costinha; Éder, João Paulo "cap.", Gabriel e Tixier; Paulo Gomes, Harison e Fábio Felício; Maciel, Touré e Paulo César.

SUBSTITUIÇÕES: Fábio Felício por Kata (70'), Paulo César por Lourenço (78') e Harison por Néné (87').

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Quievreux, Alhandra, Renato e Miramontes.

TREINADOR: Jorge Jesus.

MARCADORES: 0-1 por Touré (5); 0-2 por Paulo César (7); 0-3 por Paulo César (44).

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Clayton (45+1), Dragoner (90) e Cléber (90+1); João Paulo (5), Alhandra (30), Tixier (65 e 90+3), Fábio Felício (68). Cartão vermelho directo a Saganowski (37) e, por acumulação de amarelos, a Tixier (90+3).

Sem comentários: