quarta-feira, dezembro 21, 2005

Superliga: Benfica sofre mas vence em Setúbal




"Outra vez por 1-0... outra vez Nuno Gomes!"

SETÚBAL 0-1 BENFICA
(Nuno Gomes, 89´)



E vão 4 vitórias consecutivas, todas elas por uma bola a zero. Os encarnados deram 60 minutos de avanço a um Setúbal que, já se sabia, iria jogar de forma ultra defensiva e esperar um erro do adversário para marcar um golo. Não sei se o Vitória, com este golo sofrido, contínua a ser a melhor defesa da Europa... agora, aquilo que sei é que tem um dos mais belos autocarros por esse Mundo fora.
Em relação ao jogo, a primeira parte foi do pior que já se viu neste campeonato. O Benfica jogou mal, a passo e confiante que mais cedo ou mais tarde o golo ia chegar. A estratégia do Setúbal, nesse aspecto, é fantástica. Os jogadores do Vitória, com um futebol pouco ofensivo e muito mastigado, conseguem, aos poucos, adormecer o adversário. O problema é que este estilo de jogo não só adormece o adversário como também os adeptos que, com um futebol destes, perdem o entusiasmo por qualquer partida.
Ao intervalo, o nulo era justíssimo, uma vez que não houve balizas na primeira parte.
Na segunda parte, a atitude do Benfica foi diferente. Koeman mexeu na equipa, embora sem efectuar quaisquer alterações. Karagounis, que na primeira parte jogava no meio campo a descair para a direita passou a jogar a flectir para o lado esquerdo trocando assim com Geovanni que havia feito as funções de médio esquerdo na primeira metade. Com isso, a equipa ganhou mais clarividência nas alas, Dos Santos, que substituiu Ricardo Rocha no inicio do segundo tempo, foi, também ele, uma peça importante no ataque encarnado e, com tudo isso, o Benfica passou a ser um conjunto mais objectivo e mais interessado em ganhar o encontro.
À medida que o tempo ia passando, os encarnados foram intensificando a sua pressão e, ao mesmo tempo, foram desperdiçando ocasiões claras de golo. Karagounis e Mantorras foram os mais perdulários.
Com o Setúbal a defender como podia o zero a zero e já com o relógio a bater nos noventa, eis que chegou o salvador Nuno Gomes que praticamente tinha estado ausente da partida (tal como Miccoli!). Karagounis (bela exibição) solicitou Geovanni, o brasileiro dominou bem e entregou para Nuno Gomes isolando-o na esquerda. O internacional português dominou de peito e disferiu um pontapé tremendo de esquerda não dando a mínima hipótese ao guarda-redes Moretto. O brasileiro, que foi o melhor do Setúbal, nada podia fazer ao remate colocadíssimo de Nuno Gomes.
Até final, o Setúbal ainda dispôs de uma boa oportunidade de golo desperdiçada por Pedro Oliveira mas o resultado iria mesmo dar uma importante e díficil vitória para o Benfica de Ronald Koeman.

Ficha de jogo:

Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

V. SETÚBAL – Moretto; Janício, Auri, Veríssimo e Nandinho; Ricardo Chaves (Franja, 71 m) e Binho; Sougou (Pedro Oliveira, 61 m), Adalto e Bruno Ribeiro; Fábio (Heitor, 82 m).

BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Ricardo Rocha (Dos Santos, 51 m); Petit e Beto; Geovanni (Hélio Roque, 90 m), Nuno Gomes e Karagounis; Miccoli (Mantorras, 61 m).

Ao intervalo: 0-0

Golo: Nuno Gomes (89 m)

Resultado final:
0-1

Sem comentários: