quarta-feira, dezembro 14, 2005

Liga dos Campeões: análise ao pormenor do possível adversário do Benfica!




QUEM É QUE PREFEREM ?

FC BARCELONA



Taça dos Campeões europeus conquistados: 1

Actualmente é indiscutívelmente a equipa que está a praticar melhor futebol no Mundo. Se os adeptos encarnados quiserem ver espectáculo na Luz, então, esta é decididamente a equipa ideal para calhar ao Benfica. Se, por outro lado, os adeptos benfiquistas querem um adversário em que tenham hipóteses reais de passar aos quartos de final da Champions, nesse caso, o Barcelona é o mais indesejado.

A FIGURA:



Obviamente Ronaldinho Gaúcho. É, sem dúvida alguma, o melhor jogador do Mundo.

PONTOS FORTES: Falar do Barcelona é falar de inumeros pontos fortes. A nível defensivo, destaque para o capitão Carles Puyol que, apesar de ter começado no Barça como lateral, se tornou num dos melhores centrais da Europa. Os laterais sabem defender e são autênticas muletas ao ataque que, muitas vezes, não conta com puros alas. Quando Ronaldinho e Messi jogam como "falsos alas", cabe a Beletti e Van Bronckhorst fazer os corredores.
No meio campo, Xavi e Rafael Marquéz são jogadores que defendem muito bem mas têm a capacidade de sair a jogar com grande qualidade. Para bem dos adversários, Xavi aleijou-se e vai estar fora até ao final da temporada. Destaque também para Deco que, apesar de não tão exuberante como Ronaldinho, Messi ou Eto'o, garante uma grande estabilidade à equipa e é ele o príncipal elo entre o meio campo e os homens de ataque.
Na frente, o trio Ronaldinho/Messi/Eto'o é do melhor que há no Mundo. Actualmente não há um trio ofensivo que se entenda tão bem quanto os jogadores do Barcelona. Ronaldinho é o melhor do Mundo, Messi é o melhor jovem do Mundo e Eto'o vai ser certamente o melhor jogador africano do ano.
Palavras para quê, são os mais fortes candidatos ao título da Champions League.

PONTOS FRACOS: Eu diria que o Barcelona não tem pontos fracos. Tem, efectivamente, algumas lacunas em alguns sectores mas nada que mereça preocupação por parte dos dirigentes catalães.
A meu ver, Victor Valdés na baliza, apesar de ser um bom guarda-redes, não está nem de perto nem de longe, na lista dos melhores guarda-redes da Europa. Capaz do melhor e do pior, nunca se sabe o que Valdés vai fazer neste ou naquele jogo.
Outro dos pontos menos fortes do Barcelona é a nível de pontas de lança. O plantel do Barça conta com Eto'o, Henrik Larsson e Maxi Lopez para o ataque. Se Eto'o e Larson são grandes jogadores, já Maxi Lopez ainda não mostrou valor para jogar no gigante espanhol. Talvez uma aquisição para a zona ofensiva fosse algo bom para o Barcelona já que se Eto'o se lesionar, apenas Larsson é uma opção válida.

JUVENTUS



Liga dos Campeões conquistadas: 2

Se começasse por tentar eliminar as equipas que não gostaria que o Benfica defrontásse, sinceramente, excluiria Barcelona em primeiro e Juventus em segundo. A "vecchia signora" está feita uma grande equipa. Em primeiro lugar, conta com um treinador (Fábio Capello) de grande qualidade, com títulos nacionais e europeus que nunca mais acabam; em segundo, porque tem um conjunto que já vem de anos anteriores, com uma grande experiência.
É, talvez, a equipa mais díficil de se jogar futebol por esta Europa fora.

A FIGURA:



A Juventus tem, efectivamente, várias figuras. Há quem diga que conta com o melhor guarda-redes do Mundo (eu próprio acho que sim!), há quem diga que tem o melhor trinco do Mundo (Patrick Vieira) e há quem pense que tem o melhor avançado do Mundo: Zlatan Ibrahimovic.
Sinceramente, não sei se Zlatan é o melhor avançado do Mundo, agora, o que sei é que, para mim, é o jogador que mais prazer me dá quando assisto a um jogo da Juventus. A meu ver, é a figura desta Juventus não só pelos golos que faz mas também pelas primorosas assistências que dá a Trezeguet e companhia e, não nos esqueçamos também, a enorme quantidade de recursos técnicos que tem um jogador do tamanho deste sueco.

PONTOS FORTES: O guarda-redes Buffon que é um autêntico "caça-bolas"; A coesão defensiva que conta com jogadores como Thuram, Cannavaro, Zambrotta não esquecendo a cobertura de jogadores do meio campo como Vieira e Emerson. Depois, a nível ofensivo, quem tem homens como Nedved, Camoranesi, Mutu, Zlatan e Trezeguet arrisca-se a ser campeão europeu.

PONTOS FRACOS: A ausência de um lateral direito de grande qualidade. Thuram é actualmente melhor central do que defesa lateral e, por isso, surge a necessidade da Juventus contratar um jogador para essa posição. Birindelli, Zebina ou Pessoto não têm a qualidade necessária para jogar numa equipa como a Juventus.
Pela negativa detectamos também a ausência de um puro médio ala esquerdo. Se na direita há Camoranesi, na esquerda Capello tem utilizado Pavel Nedved. Se é verdade que o checo é um jogador de indiscutível qualidade, é certo que o checo rende mais numa zona interior do campo. Falta, a meu ver, um esquerdino que vá à linha de fundo e que saiba cruzar com excelência para os golos das torres gémeas Zlatan e Trezeguet.

AC MILAN



Liga dos Campeões conquistadas: 6

Apesar de nem sempre regular, se é sempre uma equipa temível pelos grandes clubes europeus, quanto mais pelo Benfica...
Se é verdade que tem um conjunto muito equilibrado e com mais soluções que por exemplo a Juventus, a meu ver, o Milão de Rui Costa seria um adversário menos temível que a "vecchia signora".
Sinceramente, este era um conjunto em que as minhas esperanças encarnadas subiam substancialmente isto, comparativamente a Juventus e Barcelona.

A FIGURA:



Há quem diga que Kaká é o jogador mais influente do Milão mas, para mim, o crack desta equipa é Shevchenko. O ucrâniano, durante todos estes anos, tem sido de uma regularidade impressionante sendo sempre, se não estou em erro, o melhor marcador da equipa do Milão.
Sabendo das dificuldades que é jogar no campeonato italiano, não tenho dúvidas que só um grande jogador é que consegue fazer aquilo que "Sheva" tem feito. E se estivesse no campeonato inglês ou espanhol...

PONTOS FORTES: A experiência a nível defensivo através de jogadores como Dida, Nesta, Stam, Maldini ou Cafú, jogadores habituados a grandes palcos e a grandes títulos; O meio campo que tem jogadores de trabalho como Gattuso ou Ambrosini e atletas de classe como Seedorf, Pirlo ou Kaká; no ataque quem tem Vieri, Gilardino, Inzaghi e Shevchenko arrisca-se a ganhar...

PONTOS FRACOS: O Milão é uma equipa que joga num sistema onde não existem médios alas. Serginho é o único médio capaz de jogar num flanco. Para mim, a ausência de um grande médio ala esquerdo e um médio direito fazem com que o clube milanês tenha dificuldade em jogar perante equipas extremamente defensivas. A coesão defensiva que o Benfica tem demonstrado poderá causar dificuldades ao Milão, isto se estes conjuntos se encontrarem na presente Liga dos Campeões.


Nos próximos dias, análise às outras equipas que poderão calhar em sorte ao Benfica. Lyon, Inter de Milão, Arsenal e Liverpool serão também alvo de análise pormenorizada.

Sem comentários: